Notícias



Roda de conversa celebra Semana Doutor Luiz Gama

Evento on-line acontece a partir das 18 horas desta quinta-feira (19)

987


Em celebração à Semana Municipal Doutor Luiz Gama, instituída pela Lei Municipal nº 9.680/2019, de autoria da vereadora Thainara Faria (PT), a Câmara de Araraquara realiza a roda de conversa on-line “Encontro de Memórias”, nesta quinta-feira (19), a partir das 18 horas.

 

O objetivo da Semana é promover atividades e fortalecer as ações que envolvam o combate à discriminação étnico racial na sociedade e nas instituições.

 

Acompanhe ao vivo na TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube) e participe da discussão!

 

Convidados

Deputado federal Vicentinho – Ex-metalúrgico, bacharel em Direito pela Universidade Bandeirantes/São Bernardo do Campo, pós-graduado em Economia e Relações de Trabalho pela Unicamp/Campinas. Atualmente, além de exercer seu quinto mandato de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), é professor de Direito na Universidade Brasil/São Bernardo do Campo e também atua como advogado.

 

Carmelita Maria da Silva - Professora de Educação Física com formação em Dança no Brasil e nos Estados Unidos, primeira professora negra na cidade de Araraquara a ter uma escola de dança e ter um projeto social na cidade de São Carlos, chamado Projeto Dançar. Foi diretora de Cultura do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB). É professora responsável pela exposição "Fronteiras do Baú", de Vanderlen Amaral da Costa, membro da diretoria do Sindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos e Dourado (Sindspam), faz parte do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos, do Conselho dos Direitos da Mulher de São Carlos, do grupo Diversidade Religiosa de São Carlos, integrante do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab) - São Paulo de Egbonmy Conceição Reis de Ógùn e também do Movimento Negro Unificado (MNU), sendo responsável pelo núcleo MNU São Carlos/SP.

 

Cláudio Claudino – Foi vice-presidente da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, diretor da Associação das Escolas de Samba de Araraquara e Região (Aesba), presidente do Grupo de Valorização do Negro Araraquarense (GVANA), membro do Grupo Gana e do primeiro Festival Comunitário Negro Zumbi (Feconezu) realizado em Araraquara. Atualmente, é empresário, advogado e vice-presidente da Comissão de Combate a Descriminação Racial da OAB 5ª Subseção Araraquara.

 

Adria Maria Bezerra Ferreira – Cientista social, professora, militante do Movimento de Mulheres e Movimento Negro, co-fundadora e presidenta da OSC Casa da Mulher de Ribeirão Preto/SP e co-vereadora do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) em Ribeirão Preto/SP.

 

Rosa Maria Virgolina da Silva (Doné Oyassy) – Matriarca da Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Yansã desde 1990. Atuou a frente de vários movimentos, passando por Campinas na Comissão de Mulheres Negras, em Jaú na parceria com a Associação Esportiva e Cultural Amukenguê, e em Araras juntamente com outras famílias do movimento sem terra e também atuou na ocupação do assentamento rural Araras III – onde reside até hoje. Atualmente, participa das demandas de reforma agrária com a Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo (Omaquesp), Sindicato da Agricultura Familiar de Sumaré e Região (Sintraf) e Associação Terra Boa dos Assentamentos Rurais de Araras. Na luta e combate ao racismo, atua principalmente nas religiões afro-brasileiras no Fórum Estadual de Mulheres Negras, na União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e no Centro Nacional de Resistência Afro-brasileira (Cenarab). Tem participação efetiva na Marcha das Mulheres Negras e é filiada à Associação Nacional das Baianas do Acajaré (Abam). Oferece oficinas de cultura negra, ervas e remédios medicinais, e costura, principalmente para a formação de mulheres negras.

 

Kika Silva (Doné Kika de Gbessen) – Membra do Coletivo da SEM/PT e do Coletivo da SMCT/PT, coordenadora do  Fórum de Mulheres Negras do Estado de São Paulo, e membra da Executiva da Marcha Nacional de Mulheres Negras 2015.

 

Serviço

Roda de conversa on-line “Encontro de Memórias”

Data: Quinta-feira, dia 19 de agosto

Horário: 18 horas

Onde assistir: TV Câmara de Araraquara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube)


Publicado em: 19 de agosto de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!