Publicado por: Foto: Secretaria de Estado da Saúde
1265
Em dezembro do ano passado, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou o Requerimento nº 917, solicitando informações à Prefeitura. No documento, o parlamentar perguntou à instituição sobre as filas de espera para exames, atendimento e realização de procedimentos de oncologia na rede pública de saúde do município.
“Considerando que a demora na realização de exames e procedimentos tem causado grande insatisfação e colocado em risco aqueles que buscam as unidades de saúde de Araraquara, requisito informações à Prefeitura, uma vez que pacientes que passam por essa situação ficam sem acesso a diagnósticos e intervenções em tempo oportuno, agravando o seu quadro de saúde. Além disso, quem tem câncer precisa de atendimento e tratamento rápidos, para evitar complicações”, pontuou o vereador.
Em resposta, o provedor da Santa Casa de Araraquara, Jéferson Luis Yashuda, informou que o Centro de Oncologia da Santa Casa de Araraquara possui uma média anual de 27 pacientes na fila de radioterapia, com tempo de espera aproximado de 40 dias.
A respeito da quantidade de pacientes aguardando na fila por cirurgias oncológicas, Yashuda afirmou que, no momento, existem 47 pacientes esperando em média 45 dias, sendo que atualmente 200 pacientes aguardam para a realização de Tomografia Computadorizada com contraste e 230 pacientes para Cintilografia Óssea e que a Santa Casa de Araraquara realiza em média 30 cirurgias oncológicas por mês.
Quanto ao número de pacientes aguardando por biópsias, o provedor respondeu: “Não temos registro de fila de espera no Centro de Oncologia da Santa Casa de Araraquara, sendo que esse acompanhamento é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde”.
O parlamentar questionou a Prefeitura também sobre a quantidade de mastologistas que atendem na rede municipal de saúde e se há perspectiva de aumento do quadro, já que ele foi recentemente procurado com a informação de que cirurgias não estariam sendo marcadas na Santa Casa de Araraquara por falta de insumos.
“Contamos com dois mastologistas atendendo no Centro de Oncologia da Santa Casa de Araraquara. No que se refere à instituição, aguardamos assinatura de nova contratação para o ano de 2023. A proposta enviada pela Instituição prevê aumento de atendimentos”. No caso de consultas médicas, o quadro atual de 870 seria renovado para 1.300; já o número de consultas das equipes multiprofissionais, que atualmente está em 240, aumentaria para 250; na radioterapia, a equipe de 33 passaria para 50 e na quimioterapia o total de 740 profissionais passaria para 810.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.