Publicado por: Foto: Freepik
662
No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura buscando informações sobre a quantidade de médicos pediatras atendendo atualmente na rede pública municipal de saúde.
No documento, a parlamentar questiona sobre o total de pediatras e cirurgiões pediátricos em exercício e sobre a existência de déficit de profissionais em relação à demanda.
“Nosso gabinete tem sido procurado por mães preocupadas com a falta de pediatras em unidades de saúde do município. Muitas relatam dificuldade para conseguir atendimento, especialmente em casos que exigem acompanhamento mais próximo ou avaliação cirúrgica”, pontua Filipa.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que atualmente a Atenção Primária à Saúde conta com 18 pediatras, sendo 15 lotados em Centros Municipais de Saúde (CMSs) e três em Unidades de Saúde da Família (USFs), sem registro de déficit de profissionais. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o quadro estaria completo com 23 pediatras, 18 vinculados à Fungota e cinco à Prefeitura, atuando em escala de plantão nas UPAs Valle Verde e Central.
Quanto aos cirurgiões pediátricos, a pasta afirma que o município conta com dois profissionais, sendo que um esteve afastado por licença médica durante dois meses, mas já retornou, e a outra está em licença maternidade.
“Complementarmente, o Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos (SP), oferece nove cirurgias pediátricas por mês, colaborando no atendimento à demanda”, completa a Secretaria.
A pasta diz ainda que não há déficit de pediatras ou cirurgiões em relação à demanda atual e não se faz necessária a contratação emergencial de profissionais. “O represamento temporário de cirurgias pediátricas ocorrido durante o afastamento do cirurgião já foi normalizado com seu retorno, não havendo demandas reprimidas pendentes.”
A Secretaria encerra pontuando que mantém o quadro de pediatras e cirurgiões pediátricos compatível com as necessidades do município, garantindo a continuidade do atendimento especializado à população infantil.
De acordo com Filipa, ainda que a resposta encaminhada aponte que não existe déficit de médicos cirurgiões pediátricos em relação à demanda, recebeu relatos que caminham em direção oposta. “Mães e familiares têm nos procurado constantemente relatando dificuldades tanto para o agendamento de consultas quanto para a realização de cirurgias pediátricas. Nosso objetivo ao protocolar o referido requerimento foi justamente compreender de forma mais precisa a situação da rede municipal de saúde, de modo a contribuir para a solução dos problemas enfrentados pela população. No entanto, diante da divergência entre as informações oficiais e os relatos recebidos, entendemos ser necessário cobrar com maior firmeza a Secretaria Municipal de Saúde, para que apresente esclarecimentos mais detalhados e compatíveis com a realidade vivenciada pelas famílias de Araraquara”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada a...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.