Publicado por: Foto: Freepik
550
No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura buscando informações sobre a quantidade de médicos pediatras atendendo atualmente na rede pública municipal de saúde.
No documento, a parlamentar questiona sobre o total de pediatras e cirurgiões pediátricos em exercício e sobre a existência de déficit de profissionais em relação à demanda.
“Nosso gabinete tem sido procurado por mães preocupadas com a falta de pediatras em unidades de saúde do município. Muitas relatam dificuldade para conseguir atendimento, especialmente em casos que exigem acompanhamento mais próximo ou avaliação cirúrgica”, pontua Filipa.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que atualmente a Atenção Primária à Saúde conta com 18 pediatras, sendo 15 lotados em Centros Municipais de Saúde (CMSs) e três em Unidades de Saúde da Família (USFs), sem registro de déficit de profissionais. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o quadro estaria completo com 23 pediatras, 18 vinculados à Fungota e cinco à Prefeitura, atuando em escala de plantão nas UPAs Valle Verde e Central.
Quanto aos cirurgiões pediátricos, a pasta afirma que o município conta com dois profissionais, sendo que um esteve afastado por licença médica durante dois meses, mas já retornou, e a outra está em licença maternidade.
“Complementarmente, o Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos (SP), oferece nove cirurgias pediátricas por mês, colaborando no atendimento à demanda”, completa a Secretaria.
A pasta diz ainda que não há déficit de pediatras ou cirurgiões em relação à demanda atual e não se faz necessária a contratação emergencial de profissionais. “O represamento temporário de cirurgias pediátricas ocorrido durante o afastamento do cirurgião já foi normalizado com seu retorno, não havendo demandas reprimidas pendentes.”
A Secretaria encerra pontuando que mantém o quadro de pediatras e cirurgiões pediátricos compatível com as necessidades do município, garantindo a continuidade do atendimento especializado à população infantil.
De acordo com Filipa, ainda que a resposta encaminhada aponte que não existe déficit de médicos cirurgiões pediátricos em relação à demanda, recebeu relatos que caminham em direção oposta. “Mães e familiares têm nos procurado constantemente relatando dificuldades tanto para o agendamento de consultas quanto para a realização de cirurgias pediátricas. Nosso objetivo ao protocolar o referido requerimento foi justamente compreender de forma mais precisa a situação da rede municipal de saúde, de modo a contribuir para a solução dos problemas enfrentados pela população. No entanto, diante da divergência entre as informações oficiais e os relatos recebidos, entendemos ser necessário cobrar com maior firmeza a Secretaria Municipal de Saúde, para que apresente esclarecimentos mais detalhados e compatíveis com a realidade vivenciada pelas famílias de Araraquara”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...
Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...
Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...
A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....
Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). “Durante vistori...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.