Notícias



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

Índices foram questionados pelo vereador Coronel Prado (Novo) em Requerimento que também abordou números de atendimentos nas unidades de urgência e emergência

527


Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de atestados médicos. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, em resposta a um Requerimento de autoria do vereador Coronel Prado (Novo).

 

Segundo o parlamentar, os questionamentos surgiram da necessidade de embasamento técnico para estudos voltados à reorganização do fluxo de atendimento nas UPAs, de forma que não fiquem sobrecarregadas por casos que poderiam ser resolvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

“Nosso objetivo é garantir que as UPAs cumpram sua verdadeira finalidade, que é o atendimento a situações urgentes e emergenciais. Muitos pacientes procuram a unidade apenas para solicitar atestados médicos simples, o que acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando quem realmente precisa de atendimento imediato”, afirma Prado.

 

Para o vereador, a mudança traria reflexos positivos tanto para os profissionais da saúde quanto para a população. “Com essa reorganização, vamos melhorar a qualidade do atendimento, reduzir filas e tornar o sistema mais eficiente para todos.”

 

Atestados médicos

Na resposta, a pasta aponta a indisponibilidade de dados sobre a emissão de atestados médicos, justificada “por se tratar de ato privativo e discricionário do profissional médico sobre o qual, inclusive, recai sigilo ético profissional e que nem sempre é consignado em prontuário, impossibilitando o levantamento preciso de dados indicadores oficiais”.

 

O documento acrescenta que, por meio do controle dos impressos usados para o preenchimento dos atestados, observa-se um aumento no período compreendido entre o final das tardes de domingo e a segunda-feira, que se repete nas datas próximas aos feriados prolongados.

 

Entre as providências tomadas para desmotivar a procura das unidades para fins exclusivos de obtenção de atestados, está a orientação para os profissionais fornecerem, quando possível, apenas a Declaração de Comparecimento, informando o período em que o paciente permaneceu no local. No entanto, esse benefício não é estendido ao acompanhante, e caberá somente ao médico avaliar a necessidade de afastamento em cada caso.

 

Atendimentos

Cada unidade de urgência e emergência tem seu limite de atendimentos definido pelo porte, considerando-se a população da área de abrangência, estrutura física, quantidade de profissionais e leitos disponíveis.

 

Entre os números apresentados, a UPA do Valle Verde tem capacidade de atender 150 usuários por dia, mas, atualmente, recebe 390 pacientes em média. Já a UPA Central tem uma estrutura maior, suportando até 300 atendimentos diários, mas que já ultrapassaram a marca de 500 pacientes em quatro dos seis primeiros meses de 2025.

 

Os dados relativos à UPA da Vila Xavier não constam na resposta enviada pela Prefeitura.


Publicado em: 11 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CEI do Assédio no Serviço Público receberá denúncias por e-mail

08 de outubro de 2025

A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais.   A comissão, instalada após...



Transporte escolar: nova lei abrirá exceções para alunos com dificuldades de acesso a unidades  

08 de outubro de 2025

Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que mo...



PL sobre divulgação permanente de informações de pessoas desaparecidas é aprovado na Câmara

08 de outubro de 2025

  A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...



Nova servidora toma posse e inicia trabalho na Câmara de Araraquara

08 de outubro de 2025

Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...



Crédito de R$ 53,7 milhões no orçamento será tema de Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (9)

08 de outubro de 2025

A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...



LOA 2026: ciclo de Audiências Públicas começa nesta sexta-feira (10)

08 de outubro de 2025

As Audiências Públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o próximo ano, começam nesta sexta-feira (10), a partir das 14 ho...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!