794
Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de atestados médicos. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, em resposta a um Requerimento de autoria do vereador Coronel Prado (Novo).
Segundo o parlamentar, os questionamentos surgiram da necessidade de embasamento técnico para estudos voltados à reorganização do fluxo de atendimento nas UPAs, de forma que não fiquem sobrecarregadas por casos que poderiam ser resolvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Nosso objetivo é garantir que as UPAs cumpram sua verdadeira finalidade, que é o atendimento a situações urgentes e emergenciais. Muitos pacientes procuram a unidade apenas para solicitar atestados médicos simples, o que acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando quem realmente precisa de atendimento imediato”, afirma Prado.
Para o vereador, a mudança traria reflexos positivos tanto para os profissionais da saúde quanto para a população. “Com essa reorganização, vamos melhorar a qualidade do atendimento, reduzir filas e tornar o sistema mais eficiente para todos.”
Atestados médicos
Na resposta, a pasta aponta a indisponibilidade de dados sobre a emissão de atestados médicos, justificada “por se tratar de ato privativo e discricionário do profissional médico sobre o qual, inclusive, recai sigilo ético profissional e que nem sempre é consignado em prontuário, impossibilitando o levantamento preciso de dados indicadores oficiais”.
O documento acrescenta que, por meio do controle dos impressos usados para o preenchimento dos atestados, observa-se um aumento no período compreendido entre o final das tardes de domingo e a segunda-feira, que se repete nas datas próximas aos feriados prolongados.
Entre as providências tomadas para desmotivar a procura das unidades para fins exclusivos de obtenção de atestados, está a orientação para os profissionais fornecerem, quando possível, apenas a Declaração de Comparecimento, informando o período em que o paciente permaneceu no local. No entanto, esse benefício não é estendido ao acompanhante, e caberá somente ao médico avaliar a necessidade de afastamento em cada caso.
Atendimentos
Cada unidade de urgência e emergência tem seu limite de atendimentos definido pelo porte, considerando-se a população da área de abrangência, estrutura física, quantidade de profissionais e leitos disponíveis.
Entre os números apresentados, a UPA do Valle Verde tem capacidade de atender 150 usuários por dia, mas, atualmente, recebe 390 pacientes em média. Já a UPA Central tem uma estrutura maior, suportando até 300 atendimentos diários, mas que já ultrapassaram a marca de 500 pacientes em quatro dos seis primeiros meses de 2025.
Os dados relativos à UPA da Vila Xavier não constam na resposta enviada pela Prefeitura.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.