Notícias



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

Índices foram questionados pelo vereador Coronel Prado (Novo) em Requerimento que também abordou números de atendimentos nas unidades de urgência e emergência

794


Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de atestados médicos. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, em resposta a um Requerimento de autoria do vereador Coronel Prado (Novo).

 

Segundo o parlamentar, os questionamentos surgiram da necessidade de embasamento técnico para estudos voltados à reorganização do fluxo de atendimento nas UPAs, de forma que não fiquem sobrecarregadas por casos que poderiam ser resolvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

“Nosso objetivo é garantir que as UPAs cumpram sua verdadeira finalidade, que é o atendimento a situações urgentes e emergenciais. Muitos pacientes procuram a unidade apenas para solicitar atestados médicos simples, o que acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando quem realmente precisa de atendimento imediato”, afirma Prado.

 

Para o vereador, a mudança traria reflexos positivos tanto para os profissionais da saúde quanto para a população. “Com essa reorganização, vamos melhorar a qualidade do atendimento, reduzir filas e tornar o sistema mais eficiente para todos.”

 

Atestados médicos

Na resposta, a pasta aponta a indisponibilidade de dados sobre a emissão de atestados médicos, justificada “por se tratar de ato privativo e discricionário do profissional médico sobre o qual, inclusive, recai sigilo ético profissional e que nem sempre é consignado em prontuário, impossibilitando o levantamento preciso de dados indicadores oficiais”.

 

O documento acrescenta que, por meio do controle dos impressos usados para o preenchimento dos atestados, observa-se um aumento no período compreendido entre o final das tardes de domingo e a segunda-feira, que se repete nas datas próximas aos feriados prolongados.

 

Entre as providências tomadas para desmotivar a procura das unidades para fins exclusivos de obtenção de atestados, está a orientação para os profissionais fornecerem, quando possível, apenas a Declaração de Comparecimento, informando o período em que o paciente permaneceu no local. No entanto, esse benefício não é estendido ao acompanhante, e caberá somente ao médico avaliar a necessidade de afastamento em cada caso.

 

Atendimentos

Cada unidade de urgência e emergência tem seu limite de atendimentos definido pelo porte, considerando-se a população da área de abrangência, estrutura física, quantidade de profissionais e leitos disponíveis.

 

Entre os números apresentados, a UPA do Valle Verde tem capacidade de atender 150 usuários por dia, mas, atualmente, recebe 390 pacientes em média. Já a UPA Central tem uma estrutura maior, suportando até 300 atendimentos diários, mas que já ultrapassaram a marca de 500 pacientes em quatro dos seis primeiros meses de 2025.

 

Os dados relativos à UPA da Vila Xavier não constam na resposta enviada pela Prefeitura.


Publicado em: 11 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!