Notícias



Secretaria e fundação esclarecem Plano Municipal para esporte e lazer

Vereador João Clemente (PSDB) encaminhou diversas indagações via requerimento

87


Entendendo o Plano Municipal de Políticas Públicas para o Esporte e o Lazer como um instrumento altamente relevante para a sociedade araraquarense, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou o Requerimento nº 654/2021 à Prefeitura, no dia 16 de julho, solicitando diversas informações sobre o referido Plano Municipal.

“Se o esporte salva vidas e contribui para a própria formação do cidadão, o lazer pode ser um ‘plus’, um adicional na qualidade de vida do nosso povo”, reforçava o parlamentar no documento.

Em resposta, o coordenador executivo de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes, e a presidenta da Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport), Roseli Gustavo, informaram que o programa "Adote um Atleta" contempla 305 atletas distribuídos em 41 modalidades. “O planejamento para cada modalidade ocorre no início de cada exercício; portanto, para este ano de 2021 não há possibilidades de expansão de modalidades contempladas.”

Eles esclarecem que os projetos para a modalidade de handebol são destinados para as crianças e adolescentes com idade entre 6 a 16 anos, por meio do projeto Escolinhas de Esportes. Após 18 meses de paralisação, as atividades dos Projetos Escolinhas de Esportes e Saúde na Praça foram retomadas no dia 17 de agosto. “Temos também uma parceria com o Sesi, nas categorias júnior e juvenil, para a prática de handebol. Durante o mês de agosto, as equipes de competições das categorias feminina e masculina competiram nos principais campeonatos de handebol do Estado de São Paula (Paulista, Brasileiro e LHF). Essas equipes são as principais inspiradoras das crianças e jovens que estão iniciando a prática esportiva.”

Lopes e Roseli explicam que os bairros da cidade são atendidos por meio do projeto Escolinhas de Esportes, voltado ao público com idade entre 6 a 16 anos, e pelo projeto Saúde na Praça, destinado a faixa etária a partir dos 17 anos.

Sobre Mountain Bike, eles pontuam que, diante da exclusão da categoria do calendário de competições da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), ocorrida no ano de 2020, ela não está disponível no quadro das categorias de alto rendimento da Secretaria. “O Motocross, por se tratar de uma modalidade com particularidades diferentes, sendo um esporte de alto custo (moto, combustível, manutenção etc.), temos jovens e promissores atletas treinando em pistas particulares. No entanto, são atendidos por meio do fornecimento de alimentação e pagamento das despesas e inscrições durante as competições.”

Já as academias ao ar livre, segundo eles, não possuem profissionais de Educação Física e também não há programação para contratação.

Nos documentos enviados foram disponibilizados os protocolos para retomada das aulas presenciais e as programações dos projetos “Escolinhas de Esportes” e “Saúde na Praça”.


Publicado em: 02 de setembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!