Notícias



Secretaria esclarece sobre responsabilidade por regularização de fios pendurados em postes

Informações foram fornecidas após questionamentos do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Câmara de Cascavel/PR

851


No início de novembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre cronograma e responsabilidades quanto à regularização dos fios de operadoras pendurados em postes.

 

“Diversos fios de operadoras estão caídos e pendurados em postes urbanos, frequentemente atrapalhando o trânsito de veículos e até mesmo o deslocamento de pedestres nas calçadas. Tal situação representa riscos à segurança pública, causando acidentes e prejudicando a mobilidade urbana”, argumenta o parlamentar.

 

No documento, Angeli pergunta se existe cronograma oficial para a regularização e manutenção dos fios de operadoras que estão pendurados ou caídos nos postes do município e qual é a responsabilidade legal atribuída à Prefeitura, às operadoras de telecomunicações e à concessionária de energia elétrica (CPFL) para a manutenção e fiscalização desses fios.

 

Questiona ainda como é feita a articulação entre esses órgãos e empresas para garantir a organização e segurança da infraestrutura dos postes, quais canais e procedimentos a população pode utilizar para reportar situações de fios irregulares e como é garantido o atendimento a essas demandas.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informa que a regularização e a manutenção dos fios pertencentes às operadoras são verificadas tanto a partir de denúncias recebidas, quanto durante as ações rotineiras de fiscalização realizadas nos bairros do município. “Nesse sentido, foram realizadas algumas reuniões com o objetivo de estabelecer um cronograma para o ano de 2026, o qual ainda está em fase de elaboração. Assim que estiver concluído, será disponibilizado para conhecimento.”

 

Responsabilidades

Quanto às responsabilidades legais atribuídas a cada instituição, a pasta explica que à Prefeitura cabe fazer cumprir a Lei nº 8.743/2016, que disciplina o uso dos postes pela concessionária de energia elétrica.

 

À concessionária cabe exigir das operadoras o uso adequado de sua infraestrutura (postes, fios, entre outros), sendo responsável solidária em caso de utilização indevida por parte dessas empresas.

 

Já às operadoras cabe utilizar a infraestrutura de forma correta, mantendo-a devidamente conservada.

 

De acordo com a Secretaria, a população pode comunicar situações de irregularidade formalizando a denúncia por meio da plataforma 1Doc, abrindo um protocolo para solicitar a fiscalização do endereço indicado.

 

“Após o recebimento das denúncias, a Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos envia um fiscal ao local, que registra a situação por meio de fotos (entre outros meios de documentação) e então a intimação é expedida à CPFL. Encerrado o prazo legal de atendimento à intimação, o fiscal retorna ao endereço. Caso o reparo não tenha sido realizado, a CPFL está sujeita à multa prevista no artigo 8º da Lei nº 8.743/2016”, detalha a pasta.

 

Multas

De acordo com a referida legislação, as multas para a CPFL são de 5 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), ou seja, R$ 384,95, por cada ponto notificado, bem como por solicitação ou por denúncia que deixar de atender.

 

Nos casos em que não for realizada a manutenção de fios e equipamentos dentro do prazo estabelecido, a multa é de 70 UFMs – R$ 5.389,30.

 

Já em outros casos específicos citados pela lei, há multa de 15 UFMs – R$ 1.154,85.

 

Para o vereador, saber quem é responsável é fundamental, mas mais importante ainda é garantir que as fiscalizações ocorram com rapidez e que as correções sejam feitas dentro do prazo, para que acidentes sejam evitados. “Nosso papel é seguir cobrando para que o cronograma saia do papel e para que a cidade tenha postes organizados, seguros e compatíveis com a mobilidade urbana que Araraquara precisa”, observa.


Publicado em: 09 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...



Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

22 de junho de 2026

A Praça do Campo, no Jardim Iedda, está com mato alto e erosão próximo ao alambrado, desgaste no solo e aspecto de abandono. Por causa dessa situação, moradores da região procuraram o vereador Cris...



Exemplo para moradores do Jardim Aclimação, Ovídio Rodrigues recebe Título de Cidadão Araraquarense

19 de junho de 2026

Ovídio Rodrigues é uma inspiração para os moradores da região do Jardim Aclimação. Com 90 anos de idade, por iniciativa própria e com suas ferramentas, ele assumiu a missão de cuidar dos espaços pú...



Frente Parlamentar solicita informações sobre população em situação de rua em Araraquara

19 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar sobre Pessoas em Situação de Rua pede informações sobre a população em situ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!