Publicado por: Foto: Freepik
1721
No final de setembro, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) foi procurado por uma moradora da cidade, que está em estágio avançado de gravidez e relatou fazer o pré-natal no CMS do Santa Angelina, quando, durante uma consulta, foi orientada pelo médico a realizar exames indicados para o acompanhamento da gestação.
Ela foi encaminhada ao laboratório “São Roque Medicina Diagnóstica”, que é conveniado ao Município para prestar atendimento à população, mas, ao apresentar a guia com os procedimentos solicitados, soube que devia ao estabelecimento o valor de R$ 30,59. O pagamento foi efetuado pela paciente, conforme pode ser comprovado com a apresentação de recibo.
Diante da gravidade da situação, o parlamentar enviou ao Executivo o Requerimento nº 805/2023, pedindo a investigação da denúncia, assim como informações sobre a quantidade de exames feitos por meio desse convênio e se há registro de outras reclamações de cobranças irregulares feitas pelo mesmo laboratório.
O gerente da Unidade de Avaliação e Controle Ambulatorial, Pedro Alves, respondeu ao parlamentar que o Município já havia tomado ciência do caso no início do mês de outubro, quando, provavelmente, a mesma pessoa esteve na Secretaria da Saúde e comunicou o fato, mas sem registrá-lo de maneira formal. Apesar disso, o episódio foi investigado, confirmado e, rapidamente, a pasta tomou medidas para evitar que pudesse acontecer novamente.
“Conversamos com a gerente Valéria e alertamos que nenhum exame deverá ser cobrado e reafirmamos nossos telefones de contato para dirimir dúvidas sobre a tabela e de procedimentos que possam surgir no decorrer da prestação do serviço”, informou Alves.
Para formalizar as orientações passadas anteriormente, pedir explicações sobre a cobrança indevida do atendimento e solicitar o reembolso do valor pago pela paciente, foi emitido um ofício ao laboratório, que também deverá ter fixado em local visível um cartaz que avise sobre a gratuidade dos exames via SUS e os telefones da Ouvidoria da Saúde de Araraquara para eventuais denúncias.
Sobre a quantidade de atendimentos que já teriam sido feitos pelo prestador conveniado, a pasta informa que o contrato está vigente há um mês e ainda não foi fechado o primeiro faturamento, impossibilitando a apuração dos dados que serão divulgados quando estiverem disponíveis.
Além disso, nos registros da ouvidoria não foram encontradas manifestações sobre cobranças de procedimentos clínicos, porém o “São Roque Medicina Diagnóstica” foi notificado a informar se houve algum outro caso semelhante, para que seja identificado e prontamente corrigido.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.