1016
No mês de fevereiro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou o Requerimento n° 98/2023, solicitando informações a respeito do relatório dos impactos ambientais gerados por eventos climáticos em Araraquara.
Em resposta, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade afirma que, de acordo com o Plano de Contingência – Operação Chuvas de Verão, elaborado pela Defesa Civil Municipal na fase de resposta a desastres, são realizadas vistorias de árvores que oferecem riscos, assim como de áreas de risco próximas a sistemas fluviais, e são elaborados relatórios sobre os danos ambientais constatados.
“O Relatório dos Impactos Ambientais Gerados por Evento Climático Extremo no Mês de Dezembro de 2022 em Araraquara tem o objetivo de atender à referida atribuição do Plano, não havendo a pretensão de mitigar os danos observados”, completa.
O setor informa que não há um Projeto Executivo de Minimização dos Danos causados pela catástrofe de dezembro do ano passado. “Porém, há nesta secretaria ações isoladas voltadas à prevenção, minimização de risco e à não criação de novas áreas de risco”.
Entre essas ações está a criação de uma Câmara Técnica de Redução de Risco de Desastres e a elaboração de um Plano Municipal de Cidade Resiliente, que também foi fruto de indicação, ambos com o objetivo de definir prioridades relacionadas à prevenção de processos erosivos e inundações, bem como buscar financiamento das obras prioritárias. “Com a resposta dada pelo Executivo, estaremos reunindo os representantes do Município para dar celeridade ao Plano porque a nossa cidade tem de estar preparada para as mudanças climáticas e os adventos que delas decorrem”, fala a vereadora.
Além destes, há um projeto de lei para a criação de um Cinturão Verde englobando a borda e a encosta da bacia hidrográfica do Córrego Anhumas, visando a evitar a criação de novas áreas de risco e a garantir a manutenção da biodiversidade local.
Por fim, a Secretaria acrescenta que é feito o levantamento de áreas prioritárias em zona rural para implementar ações preventivas de controle de erosão hídrica.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de proteger os direitos dos consumidores e garantir a devida transparência nas relações de consumo, especialmente no que diz respeito à cobrança de sacolas em estabelecimentos com...
A criação de um programa educacional de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher foi aprovada em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (26). A iniciativa é da veread...
A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária de terça-feira (26), um projeto da Prefeitura que promove alterações em trechos da Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal (GCM). O tema já hav...
O voleibol feminino sub-19 da Fundesport/Araraquara venceu por 3 sets a 0 o São João da Boa Vista, na quadra adversária, na última sexta-feira (22) e consolidou a boa campanha na Liga Regional de C...
A Prefeitura prorrogou, até sexta-feira (29), as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a famílias com renda mensal de até R$ 2.850. O atendimento é feito presencialmente no se...
Hoje (27) é o último dia para interessados se inscreverem no curso gratuito “Produção Executiva para Grandes Eventos”, voltado à capacitação de promotores e produtores culturais, estudantes e recém...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.