1228
Após o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), encaminhar dois documentos à Prefeitura, requerendo informações sobre limpeza de praças e de áreas públicas e de lazer no município, as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Obras e Serviços Públicos responderam ao parlamentar.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, e a coordenadora executiva de Áreas Verdes e Combate à Poluição, Luciana Fernandes, a pasta assumiu a gestão do contrato referente aos serviços de manutenção das áreas verdes do município, tais como praças, canteiros centrais, dispositivos viários, bosques e parques municipais, desde 1º de janeiro deste ano. “Anteriormente à referida data, a gestão estava com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Sendo assim, para a execução dos serviços, trabalhamos com cronograma mensal”, informaram, encaminhando a planilha dos serviços executados no mês de janeiro de 2022, bem como dos que seriam realizados em fevereiro de 2022.
Os representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade salientaram que a limpeza das áreas de lazer está sob o comando da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, respondida pelo chefe da pasta, Sérgio Pelícolla.
O secretário também anexou ao documento de resposta os detalhes dos serviços, de acordo com informações prestadas pela Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos, “com as quais estou ciente e de acordo”.
Já a coordenadora executiva de Serviços Públicos, Renata Bratfisch, explicou que as áreas do município que correspondem a áreas institucionais, terrenos e áreas verdes - não arborizadas (excluindo APP), serão roçadas ou gradeadas conforme cronograma a ser estipulado pelo programa Prefeitura nos Bairros.
“O programa encontra-se em fase de planejamento final: processo licitatório para contratação de empresa para execução de roçada mecanizada e capina concluído e contrato firmado entre Prefeitura e Centro de Ressocialização (mão de obra). A data para início das atividades relacionadas será divulgada, após autorização, em todos os meios de comunicação que o município dispõe”, completou a coordenadora.
“Araraquara precisa de mais agilidade nos serviços, pois a população não aguenta mais ver a cidade largada e abandonada. Precisamos de um planejamento mais proativo que faça mais do que ‘esperar passar a época de chuvas’ para voltar a cuidar dos espaços públicos”, diz Angeli, referindo-se às respostas dadas pelas pastas quando cobradas sobre capinação e limpeza de terrenos públicos por meio de demandas e indicações do próprio gabinete do vereador à Prefeitura.
Documentos
No Requerimento nº 21, Angeli havia solicitado detalhes sobre a limpeza das áreas públicas, considerando o grande número de “áreas institucionais” e “áreas verdes”. “Elas estão com mato muito alto, contribuindo para a proliferação de insetos e bichos peçonhentos e causando transtornos à população”, alertava.
Já no Requerimento nº 22, o vereador pedia informações a respeito da limpeza das praças e áreas de lazer de Araraquara. “Nosso gabinete tem recebido muitas reclamações relacionadas ao mato alto, feitas por munícipes residentes nos mais diversos bairros da cidade”, afirmou.
O parlamentar ainda indagou se existia uma programação para a realização de limpeza nas praças e áreas de lazer do município, e pediu cópias dos cronogramas, constando datas e endereços dos locais. “Queremos e precisamos saber qual a programação e o planejamento de manutenção desses locais para cobrarmos reajustes de periodicidade, caso seja necessário”, completou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Grupo de trabalho formado por vereadores, Poder Executivo e sociedade civil debaterá possibilidades de ajustes e modificações no projeto que prevê a implementação, em Araraquara, do chamado IPTU Pr...
Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diver...
A partir desta sexta-feira (7), até o domingo (9), haverá a 2ª Semana do Maracatu, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, acontecerão oficinas, ro...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 61 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira (6), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades in...
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.