Notícias



Segurança no Cemitério São Bento é questionada em requerimento

Vereador Marchese da Rádio (Patriota) relata registros de diversas violações de túmulos

99


O Cemitério São Bento é o maior da cidade de Araraquara, com mais de 11 mil sepulturas, somando mais de 100 mil pessoas sepultadas. Muitas famílias contratam profissionais autônomos para a manutenção e limpeza constante dos túmulos, sendo que muitos desses profissionais têm como principal renda o pagamento dos serviços prestados.

No entanto, alguns profissionais que fazem a manutenção das sepulturas registraram reclamações no gabinete do vereador Marchese da Rádio (Patriota), evidenciadas em fotos, de pelo menos 16 violações, com furto de placas e objetos de bronze, tais como argolas e crucifixos, além de vasos e plantas dos túmulos.

Danilo Oliveira trabalha há mais de sete anos limpando túmulos. Ele conta que “geralmente os objetos são furtados em horários que não tem muita gente ou ninguém no local, o que facilita para eles, já que praticamente não existe segurança”, disse.

Dona Maria do Carmo Larocca tem 67 anos e há 50 trabalha com limpeza de túmulos. Toda renda familiar vem desta ocupação. Para ela, “se não fizerem nada, os principais atingidos serão os limpadores de túmulos. Já não bastasse o dinheiro que perderam no período em que o cemitério ficou fechado por causa da pandemia, agora os furtos? Assim a situação socioeconômica ficará ainda mais difícil”, acredita.

Nesse sentido, o parlamentar apresentou à Prefeitura, no dia 29 de julho, o Requerimento nº 717/2021, solicitando um levantamento para que a segurança do Cemitério São Bento seja reforçada, evitando, assim, que as sepulturas sejam violadas.

“Por conta dessa violação de túmulos, muitas famílias enlutadas acabam deixando de realizar os serviços de manutenção particulares nas sepulturas, o que provoca uma queda na renda dos profissionais autônomos, tirando o meio de subsistência de um grande número de famílias de Araraquara”, alerta Marchese, que pede ao Executivo, no documento, estudos junto às secretarias municipal de Segurança Pública e de Obras e Serviços Públicos.

“Tal solicitação também se faz necessária por questões de respeito aos familiares enlutados, que têm os seus túmulos violados e, portanto, a memória de um ente querido abalada”, finaliza o vereador.


Publicado em: 29 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!