Notícias



Segurança Pública divulga informações e balanço sobre criminalidade nos últimos anos

Vereadora Luna Meyer (PDT) solicitou dados em requerimento

1378


A vereadora Luna Meyer tem recebido em seu gabinete reclamações de munícipes sobre o aumento da criminalidade na cidade. Motivada por essas queixas, ela protocolou o Requerimento nº 840/2021, no qual pediu à Prefeitura informações detalhadas sobre a Guarda Civil Municipal (GCM) e seu efetivo, bem como informações sobre gastos com viaturas e folhas de pagamentos, além de questionar se haveria novas contratações.

Para a parlamentar, “para uma melhor distribuição nos recursos públicos e para embasar o planejamento do orçamento do município, é importante discutir os problemas que envolvem assuntos da segurança pública”.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública esclareceu que o órgão conta com 99 guardas civis, já contando com a turma que se formará em 22 de outubro, observando que esse contingente é distribuído em quatro turnos de serviços e atua nos seguintes setores: Central de Monitoramento e Despachos, Administração, Defesa Civil, postos físicos e patrulhamento com viaturas.

Foi também divulgado um investimento de R$ 812 mil previsto para 2022, além de informações sobre gastos com pessoal, que pode ser consultado com mais detalhes no documento.

Já no balanço sobre a criminalidade no município, houve uma diminuição nos casos de furtos, roubos, homicídios e latrocínios nos últimos anos. Em 2017, o total de ocorrências dessas categorias foi 3.778; em 2021, 1.733. Já nos casos de violência doméstica, foi identificado um aumento em comparação ao ano passado. De acordo com dados enviados pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e anexados à resposta, em 2020, foram 814 casos de agressão; já este ano, 938. Houve também um aumento nas medidas protetivas, que foram de 471 em 2020 a 607 em 2021.

Quanto aos gastos com viaturas e folhas de pagamento, a Secretaria enviou a solicitação à pasta de Administração Pública, e ainda não recebeu resposta.

Para Luna, “alguns bairros de Araraquara, como Jardim Brasil, precisam urgentemente de intervenção de segurança. O tráfico de drogas corre solto pelas ruas. O governo municipal precisa urgentemente chamar o governo estadual para resolução destas problemáticas e prover um patrulhamento melhor nas áreas mais afetadas”.


Publicado em: 08 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Araraquara tem fila de espera de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames, diz Prefeitura

07 de novembro de 2025

Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...



Agenda Cultural – 07/11

07 de novembro de 2025

Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...



Agenda Esportiva – 07/11

07 de novembro de 2025

Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...



Dia contra a Dengue

07 de novembro de 2025

No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...



Autorregularização

07 de novembro de 2025

Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...



Documento aponta falta de segurança no entorno de escola no Parque São Paulo

07 de novembro de 2025

A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!