Notícias



Servidores da Educação precisam providenciar as próprias máscaras para trabalhar

Vereador João Clemente (PSDB) recebeu essa e outras informações em resposta a requerimento

84


Em maio, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 403/2021 à Prefeitura, solicitando informações sobre quais medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do servidor público municipal estavam sendo tomadas pela Administração Pública.

Em resposta, o Executivo esclareceu que em relação às máscaras, na Secretaria Municipal de Educação, não serão distribuídas individualmente para os funcionários, mas ficam acondicionadas em todas as unidades para serem utilizadas em casos de ausência/emergência com servidores e alunos.

De acordo com o documento, na Educação, há um estoque de máscaras de tecido e cirúrgica descartável tripla, a qual “fornece uma eficiência de filtragem igual ou maior a 95%”, seguindo o Decreto Municipal nº 12.398/2020.  A pasta informou também que fornece face shield, luvas nitrílicas ou de látex, avental descartável hidrofóbico aos berçaristas e álcool em gel, distribuídos diariamente conforme a necessidade.

A Secretaria da Educação afirmou que disponibiliza tapetes sanitizantes, adesivos informativos de mesa e solo, cartazes e banners informativos, proteção acrílica em mesa de atendimento ao público, dispensers de álcool em gel, termômetro infravermelho, papel toalha e frascos borrifadores para álcool.

“Ressaltamos que a máscara é um item de uso obrigatório para qualquer cidadão, sendo assim, os funcionários deverão providenciar suas máscaras para uso pessoal e devem ser utilizadas em qualquer ambiente público. No entanto, se houver alguma situação de emergência, as máscaras estarão à disposição para essas eventualidades e jamais serão negadas”, destacaram os técnicos de Segurança do Trabalho responsáveis pela Educação, que também citaram o Decreto Estadual 64.959, o qual estabelece o uso geral e obrigatório de máscaras.

Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, Emílio Guidolin, os equipamentos de proteção individuais (EPIs) fornecidos para Agentes Biológicos apenas amenizam, mas não eliminam os riscos, pois, “a Avaliação é Qualitativa e não Quantitativa. A sugestão é a vacinação dos servidores municipais, que já está em andamento.”

Conforme solicitado por Clemente, a Secretaria Municipal de Saúde também encaminhou as respostas às mesmas indagações e informou que a Prefeitura fornece aos servidores da Saúde Máscara Cirúrgica e Respirador/Máscara N95/PFF2 ou equivalente, seguindo a Nota Técnica nº 07/2020 da Anvisa.

Sobre a porcentagem de segurança do Respirador/Máscara N95/PFF2, o Executivo informou que é de 96,2% de filtração bacteriológica. Além disso, de acordo com o documento, a Prefeitura fornece aos servidores: óculos ou protetor facial de acrílico (se houver risco de respingo), luvas de procedimento de látex - com pó e sem pó, luvas de procedimento nitrílica, avental descartável e gorro descartável.

 “Para atenuação dos riscos de transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho dos servidores municipais de Araraquara a Prefeitura também disponibiliza a vacinação contra a COVID-19; álcool em gel; sabonete líquido para a higiene das mãos; Lysoform;  vídeos explicativos sobre paramentação, desparamentação e higienização das mãos, além de cartazes de prevenção sobre COVID-19 e informações gerais sobre coronavírus”, afirmou a técnica em Segurança do Trabalho responsável por responder às questões endereçadas à Pasta da Saúde.


Publicado em: 18 de junho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!