779
Após receber reclamações de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araraquara sobre aumento da demanda de atendimentos, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) cobrou explicações da Prefeitura por meio do Requerimento nº 1.162/2021, protocolado no dia 13 de dezembro do ano passado. De acordo com resposta do governo municipal enviada à Câmara em 6 de janeiro, devido à queda dos casos de Covid-19 no final de 2021, serviços de baixa complexidade, antes direcionados à empresa terceirizada, voltaram a ser realizados pelo Samu.
No ofício, o coordenador executivo de Urgências e Emergências, Fábio Henrique Marconato, explica que, antes da pandemia de Covid-19, os serviços de baixa complexidade eram realizados pelo Samu, sendo que, “somente com o aumento da demanda, diretamente relacionada à pandemia, é que oportunamente a municipalidade entendeu por bem proceder à contratação de empresa terceirizada destinada à prestação de serviços de remoções inter-hospitalares e altas de acamados, priorizando ao Samu apenas os atendimentos de APH [Atendimento Pré-Hospitalar]”.
Ainda segundo o coordenador, em caso de alta demanda, a empresa terceirizada MasterMed seria acionada para a realização do serviço, como colaboradora complementar, já que o contrato permanece vigente. A medida seria uma forma de “otimizar o uso de recursos municipais, bem como propiciar economia aos cofres públicos”, nas palavras do gestor, que também citou o incremento recente de uma ambulância social, lotada na UPA Central, destinada aos serviços de altas hospitalares e encaminhamentos de pacientes de baixa complexidade para exames de tomografia na Unidade de Retaguarda do Melhado.
No documento parlamentar, Marchese também questionou se a quantidade atual de servidores do Samu seria suficiente para atender a demanda do município e se, de fato, apenas um motorista socorrista teria sido contratado para compor a equipe.
Sobre essas questões, o coordenador informou que, atualmente, a equipe conta com 125 funcionários, entre agente administrativo, apoiadores de limpeza, agentes operacionais, telefonistas, rádio-operadores, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, motoristas socorristas, enfermeiros e médicos. No entanto, alguns desses profissionais estão afastados. Diante do quadro, em agosto de 2020 e em dezembro de 2021, foi solicitada a contratação, respectivamente, de três e de dois motoristas socorristas, mas apenas uma foi autorizada, tendo sido preenchida em julho de 2021.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
As atividades da FliSolzinha acontecem na quinta-feira (18) no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da programação infan...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 26 vagas para diversas áreas, incluindo ajudante de pedreiro (5), auxiliar administrativo PCD (1), auxiliar para instalação de coif...
A feira Pets & Cia. será realizada no sábado (20), das 10 às 19 horas, no Parque Infantil, com entrada gratuita, reunindo mais de 60 expositores de gastronomia e bem-estar animal. O evento oferece...
Estão abertas, até o dia 30, as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026 e destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. Gestantes também poderão realizar a pré-i...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Cristiano da Silva (PL) pede a implementação de sinalização de trânsito horizontal e vertical em todo o Jardim Victório Antônio de Santi II. “A...
O vereador Alcindo Sabino (PT) apresentou a Indicação nº 4248/2025, solicitando à Prefeitura de Araraquara a extensão do horário de funcionamento do Parque Botânico Municipal. Atualmente, o espaço...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.