359
A Câmara Municipal realizou na quinta-feira (28), a 8ª Sessão Cidadã. O orador da Sessão foi Charles Vinícius dos Santos Cruz, estudante do segundo ano do curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara. Charles, que é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unesp, discorreu sobre o tema “Mobilidade urbana: aplicativo Moovit, a implantação do aplicativo Moovit em Araraquara.
Charles explicou o funcionamento do aplicativo, que informa rotas, pontos e horários de ônibus, além de trajetos a pé, a fim de facilitar o deslocamento de usuários do transporte público. O Moovit está ativo na cidade desde janeiro e já conta com 12 mil usuários. A equipe de edição dos dados relativos a Araraquara – composta por Charles e os também estudantes Renan Chibana, Eric Chibana, de Administração Pública e Renan Coelho, de Psicologia (Uniara) – pretende ampliar as ferramentas atualmente disponíveis. O projeto de expansão do serviço envolve a conexão com o GPS dos ônibus públicos, de modo a obter dados em tempo real, um atalho para um planejador de viagens no site da CTA para o uso de qualquer morador, independentemente do aplicativo, e a instalação de um quadro de horários no terminal de ônibus com previsões de chegada. “Para nós, é muito valioso o envolvimento do poder público, inclusive Prefeitura e Câmara Municipal, para ajudar no diálogo com a Controladoria e na divulgação do projeto”, explicou Charles.
Moovit
O Moovit atende a 40 milhões de usuários em cerca de mil cidades de 65 países. Com a missão declarada de possibilitar que usuários do transporte público de todo o mundo colaborem para ter um impacto positivo sobre o cotidiano dos trabalhadores e estudantes pendulares, o aplicativo reúne milhares de voluntários motivados que inserem informações em tempo real sobre o trânsito público em suas cidades. No Brasil, o país que mais utiliza o aplicativo, o serviço está presente em 68 cidades e conta com 10 milhões de usuários. O aplicativo está disponível para plataformas Android, iOS e WindowsPhone.
Com o uso do Moovit, é possível receber diretamente no celular rotas e horários de ônibus, além de opções de percursos entre um ponto de saída e um de chegada. As informações são fornecidas tanto para trajetos a pé quanto para a utilização do transporte público. Os passageiros podem enviar informações em tempo real sobre horários, atrasos, incidentes e ruas interditadas, de modo que os outros usuários possam programar com mais precisão o tempo de deslocamento para seus compromissos. O passageiro é informado até mesmo sobre o ponto em que deve desembarcar.
Até janeiro, Araraquara não estava entre as cidades atendidas pelo aplicativo. Embora seja gratuito, é necessário que uma equipe de colaboradores insira os dados relativos a cada cidade. Foi o que fez o grupo de estudos de Charles, inspirado por um trabalho da faculdade que tinha por objetivo apresentar projetos que melhorassem a vida da população. Os estudantes mapearam 1.305 pontos de ônibus de 50 linhas urbanas e suburbanas da cidade, inclusive para as vizinhas Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos, Matão e Motuca. “Quisemos ir além do trabalho acadêmico e implantá-lo na cidade. Nossa pesquisa mostrou que a população sentia a falta desse tipo de informação. Temos universidades, muita gente de fora que não conhece a cidade e não sabe se locomover”, contou Charles.
Um ano inesquecível
Com apenas 20 anos de idade, Charles Vinícius já entrou para a história de Araraquara em pelo menos dois momentos de destaque. O primeiro foi em janeiro, quando ajudou a implantar o aplicativo Moovit com os amigos Renan e Eric. O segundo, inegavelmente marcante, ocorreu no dia 18 de julho, quando foi o condutor número 22 da Tocha Olímpica durante o percurso araraquarense do revezamento. “Foi emocionante demais”, contou.
A participação decorreu do reconhecimento da importância de sua história de superação. “Vim de uma cidade do interior de Minas, onde a educação é muito precária, e precisei me esforçar muito para conseguir entrar na Unesp.” As dificuldades o levaram a refletir sobre os problemas enfrentados pela população. Não por acaso, Charles escolheu o curso de Administração Pública e já começou a compartilhar com a população araraquarense os primeiros frutos dos seus estudos.
Participação Popular
A Sessão Cidadã é um instrumento de participação popular cujo objetivo é assegurar ao cidadão o direito à participação direta no Poder Legislativo, procurando, desta forma, fortalecer a cultura cívica em nosso município.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.