Notícias



Sistema de Ensino do Sesi é abordado por técnicos especializados na Tribuna



406


Na 131ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), a Tribuna Popular foi ocupada pela secretária municipal de Educação, Arary Ferreira, quando abordou o tema “Sistema de Ensino do Sesi”. A secretária trouxe especialistas para discorrer sobre o assunto levantado na sessão de 29 de setembro deste ano “para não ficar nenhuma dúvida”.

 

Karina Stefanin, supervisora técnica do Sistema Sesi elencou os questionamentos e em seguida apresentou as respectivas respostas.

1º - O material didático do município seria incompleto. No Sesi, o aluno receberia 1 livro didático, 1 livro de textos, 1 minigramática completa e 1 dicionário. Para os alunos do município só chegam dois livros, o de textos e o livro didático, sendo que não há nada de gramática.

R: O material didático do Sistema Sesi-SP de Ensino é composto dos livros Movimento do Aprender e Muitos Textos. O mesmo material didático entregue nas escolas do Sesi é entregue nos municípios parceiros.

 

2º - O livro de História tem quase 100 pesquisas o que torna inviável para um aluno de 10 anos fazer pesquisa; ele tem textos inadequados para a idade dos alunos, tem até literatura grega e cartas da Clarice Lispector para o marido.

R: O material didático do Sesi-SP favorece a construção da Proposta Educacional alicerçada no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes através dos conteúdos curriculares, oferecendo-lhes a possibilidade de desenvolvimento das potencialidades como pesquisadores e construtores de seus saberes. Os professores são orientados que, ao realizar o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, ajustem a quantidade de pesquisa de cada Unidade trabalhada, à lição de casa e aos usos de outros espaços.

 

3º - O material didático não passa pela regulamentação do MEC.

R: Trata-se de uma publicação oficial devidamente registrada e elaborada seguindo toda a padronização internacional de publicação.

 

4º - O sumário do livro do 5º ano tem apenas o título dos capítulos, ou seja, a criança e o professor não sabem o que vai ser trabalhado.

R: O Sistema Sesi-SP de Ensino possui proposta educacional própria, expressa no Referencial Curricular da Rede Escolar Sesi-SP por meio da expressão de valores, experiências, prática educacional, fazeres e propostas de soluções, vivenciadas ao longo de sua trajetória educacional, visando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

 

5º - Os textos não condizem com a faixa etária; a linguagem e a temática são inadequadas.

R: Esse material pressupõe um trabalho ativo do professor como protagonista de sua ação. Os textos podem ser trabalhados com roteiros e estratégias de leitura. Contudo, é um material que exige que o professor planeje suas aulas e estratégias.

 

O supervisor administrativo do Sistema Sesi, Marco Antônio Lopes Torres, veio de São Paulo para também acompanhar a explanação feita por Karina Stefanin.

 

Ao final, Arary disse que sua pasta está à disposição para dirimir qualquer dúvida sobre esse, ou qualquer outro assunto relacionado a educação, pois “ estamos investindo para que nossos alunos, nossas joias, se apropriem do conhecimento através do material do sistema Sesi”.


Publicado em: 03 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!