Notícias



Situação de imóvel no Santana causa controvérsias sobre abandono

Vereadora Luna Meyer (PDT) aponta problemas sanitários no local, mas coordenadorias o consideram regular

909


A vereadora Luna Meyer (PDT), diante da situação de abandono de imóvel localizado na Avenida Carlos Corrêa, no Santana, havia protocolado, em dezembro, o Requerimento nº 1.185/2022, solicitando informações sobre a aplicação da Lei do Instituto do Abandono.

Em resposta, a Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos alegou que o imóvel está classificado como regular, habitado e roçado; e que há sim débitos, todos junto à Secretaria de Meio Ambiente.

A Coordenadoria informou que o proprietário nunca foi notificado por abandono de imóvel, mas que em janeiro foi notificado para desobstrução de passeio público. Também foi esclarecido que o imóvel em questão não se enquadra na Lei nº 7.733/2012, do Instituto do Abandono.

Quanto às questões de Vigilância Sanitária, a Coordenadoria sugeriu um reenvio para o setor pertinente; e finalizou reforçando que o imóvel se encontra regular, mas que nada impede a fiscalização do local.

Foram anexados ainda documentos referentes à fiscalização recente do imóvel e, ainda, documentos constando o valor da multa pela vegetação arbórea e do IPTU do local (todos podem ser conferidos na íntegra acessando o documento de resposta).

A Gerência de Controle de Vetores da Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde também deu um parecer, informando que a equipe de Controle de Vetores esteve no local para uma vistoria do combate à dengue, em janeiro, mas que não foram encontrados focos (o responsável, ainda assim, foi orientado a retirar todo material que possa oferecer acúmulo de água). A equipe da Fauna Sinantrópica também esteve no imóvel em janeiro, porém o morador estava ausente; moradores vizinhos relataram não terem problemas com roedores em seus imóveis, e um retorno será programado.

 

Questionamentos

No documento, Luna havia considerado que o imóvel estava há muito tempo sendo conservado de forma contrária às normas sanitárias, a vegetação alta, os criadouros de mosquitos transmissores de doenças, a presença de animais peçonhentos e o depósito de entulho e lixo provocando transtornos à população da região.

Frente a esse caso, a vereadora perguntou sobre a situação legal do imóvel (solicitando documentos), e sobre a existência de débitos referentes junto aos cofres públicos – em caso positivo, perguntou qual o valor e há quanto tempo o proprietário não paga os Impostos Prediais e Territoriais Urbanos (IPTUs).

A parlamentar questionou ainda se o proprietário já foi notificado, autuado ou multado pelo abandono do imóvel, e se pagou as multas em questão (solicitando documentação e valores).

A parlamentar também perguntou se o imóvel se enquadraria na Lei 7.733/2012 e, em caso positivo, quando o processo de encampação foi iniciado, em que fase se encontra, o tempo estimado para a resolução da questão.

Por fim, Luna quis saber se a Vigilância Sanitária faz algum acompanhamento no local, se ele já foi denunciado (solicitando ocorrências anexas), e o que impediria legalmente o Executivo de promover a adequação do imóvel diante de tantos transtornos.

A vereadora finaliza: "Manifesto minha satisfação com o desfecho desse caso, uma vez que o imóvel foi roçado e limpo. Os imóveis abandonados são uma problemática antiga e constante em diversas áreas da cidade e geram transtornos de toda ordem para os vizinhos desses imóveis. Estamos acompanhando de perto essa pauta, na busca de uma solução mais célere."


Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!