Notícias



Situação de imóvel no Santana causa controvérsias sobre abandono

Vereadora Luna Meyer (PDT) aponta problemas sanitários no local, mas coordenadorias o consideram regular

1320


A vereadora Luna Meyer (PDT), diante da situação de abandono de imóvel localizado na Avenida Carlos Corrêa, no Santana, havia protocolado, em dezembro, o Requerimento nº 1.185/2022, solicitando informações sobre a aplicação da Lei do Instituto do Abandono.

Em resposta, a Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos alegou que o imóvel está classificado como regular, habitado e roçado; e que há sim débitos, todos junto à Secretaria de Meio Ambiente.

A Coordenadoria informou que o proprietário nunca foi notificado por abandono de imóvel, mas que em janeiro foi notificado para desobstrução de passeio público. Também foi esclarecido que o imóvel em questão não se enquadra na Lei nº 7.733/2012, do Instituto do Abandono.

Quanto às questões de Vigilância Sanitária, a Coordenadoria sugeriu um reenvio para o setor pertinente; e finalizou reforçando que o imóvel se encontra regular, mas que nada impede a fiscalização do local.

Foram anexados ainda documentos referentes à fiscalização recente do imóvel e, ainda, documentos constando o valor da multa pela vegetação arbórea e do IPTU do local (todos podem ser conferidos na íntegra acessando o documento de resposta).

A Gerência de Controle de Vetores da Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde também deu um parecer, informando que a equipe de Controle de Vetores esteve no local para uma vistoria do combate à dengue, em janeiro, mas que não foram encontrados focos (o responsável, ainda assim, foi orientado a retirar todo material que possa oferecer acúmulo de água). A equipe da Fauna Sinantrópica também esteve no imóvel em janeiro, porém o morador estava ausente; moradores vizinhos relataram não terem problemas com roedores em seus imóveis, e um retorno será programado.

 

Questionamentos

No documento, Luna havia considerado que o imóvel estava há muito tempo sendo conservado de forma contrária às normas sanitárias, a vegetação alta, os criadouros de mosquitos transmissores de doenças, a presença de animais peçonhentos e o depósito de entulho e lixo provocando transtornos à população da região.

Frente a esse caso, a vereadora perguntou sobre a situação legal do imóvel (solicitando documentos), e sobre a existência de débitos referentes junto aos cofres públicos – em caso positivo, perguntou qual o valor e há quanto tempo o proprietário não paga os Impostos Prediais e Territoriais Urbanos (IPTUs).

A parlamentar questionou ainda se o proprietário já foi notificado, autuado ou multado pelo abandono do imóvel, e se pagou as multas em questão (solicitando documentação e valores).

A parlamentar também perguntou se o imóvel se enquadraria na Lei 7.733/2012 e, em caso positivo, quando o processo de encampação foi iniciado, em que fase se encontra, o tempo estimado para a resolução da questão.

Por fim, Luna quis saber se a Vigilância Sanitária faz algum acompanhamento no local, se ele já foi denunciado (solicitando ocorrências anexas), e o que impediria legalmente o Executivo de promover a adequação do imóvel diante de tantos transtornos.

A vereadora finaliza: "Manifesto minha satisfação com o desfecho desse caso, uma vez que o imóvel foi roçado e limpo. Os imóveis abandonados são uma problemática antiga e constante em diversas áreas da cidade e geram transtornos de toda ordem para os vizinhos desses imóveis. Estamos acompanhando de perto essa pauta, na busca de uma solução mais célere."


Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!