1287
Uma solenidade realizada na tarde da segunda-feira (4), na Prefeitura, marcou o lançamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no serviço público de Araraquara, que entrará em vigor nesta terça-feira (5). A vereadora Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara Municipal no evento, já havia destacado a importância da implantação do programa na Indicação nº 2.277/2021, em maio do ano passado.
A PrEP é uma estratégia de prevenção ao vírus do HIV, e consiste no uso diário e contínuo de um medicamento composto por Tenofovir e Entricitabina. O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para homens que têm relações sexuais com outros homens, pessoas transexuais, profissionais do sexo e indivíduos que se relacionam com uma pessoa que vive com o vírus (casais sorodiferentes).
Filipa celebrou a chegada do PrEP na cidade e declarou que espera que outros métodos de prevenção sejam lançados em breve: “Toda a tecnologia que for criada para prevenir o vírus do HIV/Aids tem que ser implantada nos municípios”.
A responsável pelo Programa IST/Aids no município, Saliane Ribeiro, explicou um pouco sobre como funcionará o PrEP em Araraquara. Segundo ela, o medicamento será distribuído em cinco polos estratégicos da cidade: no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), no Cruzeiro do Sul, no Selmi Dei e no Indaiá. “Hoje estamos muito felizes por disponibilizar mais esse elo da mandala de prevenção e esperamos que esse elo possa beneficiar muitas pessoas", finalizou.
Albert Andreone, responsável pelo Programa Close na Prevenção, frisou que o projeto tem a intenção de atingir o máximo de pessoas possível, especialmente na periferia, onde há uma alta demanda. Ele ainda comentou sobre a importância da união para que o PrEP seja próspero: “A gente quer que toda a gestão e que todas as secretarias sejam multiplicadoras desse projeto”.
A coordenadora do Centro de Referência e Tratamento IST/Aids, Maria Clara Gianna, argumentou que, para além do PrEP, é necessário que as pessoas recebam apoio e acolhimento. “Não adianta ter medicamento se a gente não discute direitos humanos e inclusão.”
Ela ainda destacou a participação dos enfermeiros no projeto. “A enfermagem é fundamental para que a gente avance no quesito de políticas públicas”.
Enfermeira responsável pelo atendimento de IST/Aids, Marisa Monteiro, seguiu a mesma linha. “Temos enfermeiros na linha de frente que tratam desse assunto de forma muito linda e responsável.”
A coordenadora da Atenção Básica, Talitha Martins, representando a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, agradeceu a equipe envolvida na chegada do PrEP. “Isso me dá muito orgulho e me faz acreditar que a gente pode avançar cada vez mais em Araraquara.”
O vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), representando o prefeito Edinho Silva (PT), finalizou a solenidade. “Isso tudo, que é feito com amor e dedicação, vem para engrandecer o município e salvar muitas vidas.”
Também estavam presentes no evento a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Thainara Faria (PT), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, e o gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Marco Riba.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Grupo de trabalho formado por vereadores, Poder Executivo e sociedade civil debaterá possibilidades de ajustes e modificações no projeto que prevê a implementação, em Araraquara, do chamado IPTU Pr...
Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diver...
A partir desta sexta-feira (7), até o domingo (9), haverá a 2ª Semana do Maracatu, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, acontecerão oficinas, ro...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 61 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira (6), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades in...
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.