Notícias



Tarifa zero no transporte público será debatida em Sessão Extraordinária nesta quinta (24)

Projeto da Prefeitura prevê criação de fundo para arrecadar recursos e permitir redução gradual da tarifa; com início às 14h30, cinco projetos estão na pauta

384


A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24), às 14h30, no Plenário da Casa de Leis.

 

Cinco projetos estão na pauta — todos de autoria da Prefeitura. Esses itens seriam abordados na Sessão Ordinária da última terça-feira (22), mas o requerimento de inclusão na Ordem do Dia não obteve votos para ser aprovado. Por isso, uma Sessão Extraordinária foi agendada.

 

Com a criação do Programa Tarifa Zero, o objetivo da Prefeitura é adotar medidas de redução progressiva da tarifa, sempre respeitando os limites da disponibilidade orçamentária e a sustentabilidade econômico-financeira do sistema, de acordo com o texto do documento.

 

Para isso ser possível, o projeto institui o Fundo Municipal de Transporte Público, que será voltado para captação, gestão e aplicação de recursos destinados ao custeio e à melhoria do sistema de transporte coletivo. A gestão desse fundo será feita por um conselho gestor formado por poder público, concessionária e usuários.

 

O fundo municipal poderá receber valores de transferências da União e do Estado, operações de crédito autorizadas por lei específica, convênios, doações, auxílios e receitas vinculadas à aplicação de multas relacionadas à mobilidade urbana.

 

Atualmente, o serviço de transporte coletivo é prestado por regime de concessão, sendo custeado pelas tarifas pagas pelos usuários e complementado por subsídios públicos diretos — o projeto, inclusive, amplia os subsídios de R$ 500 mil para R$ 690 mil por mês.

 

Segundo o Executivo, esse modelo de financiamento “apresenta limitações significativas no que se refere à garantia da acessibilidade econômica plena para toda a população, sobretudo as parcelas em situação de vulnerabilidade”.

 

Além da redução da tarifa e do custeio dos subsídios, o novo fundo municipal também deverá ser usado para investimentos em infraestrutura, estudos e projetos de modernização tecnológica, de acordo com o projeto.

 

‘Taxa do lixo’

A Prefeitura também pede autorização da Câmara para substituir a Taxa de Resíduos Sólidos, conhecida como “taxa do lixo” (paga pelos contribuintes na conta de água), por uma tarifa decorrente de concessão de serviços públicos. O projeto também cria o Fundo Municipal de Coleta Seletiva.

 

O objetivo é adequar o regime jurídico de remuneração da gestão e do manejo de resíduos sólidos, em razão do contrato de concessão do serviço por 30 anos. De acordo com o contrato, a remuneração da concessionária ocorrerá por meio de uma tarifa que será paga pelos usuários e irá suceder a “taxa do lixo”, que havia sido instituída em 2014.

 

Imóveis

Outro projeto busca revogar (anular) a Lei nº 11.400, de 27 de novembro de 2024, que autorizou a alienação (venda) e a doação de imóveis para pagamento de dívidas entre o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Prefeitura.

 

Segundo a Prefeitura, existe a necessidade de correção de irregularidades apontadas pelo Ministério Público (MP), já que um inquérito teria constatado inconsistências nos critérios de avaliação dos imóveis e potenciais irregularidades na destinação dos bens públicos. O MP também teria relatado que o pagamento de dívidas do Município com imóveis públicos viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Agentes de saúde

A ampliação no número de vagas da função-atividade de Agente de Saúde ESF, de 100 para 130, é outro projeto em pauta. Como estão em fase de conclusão as obras de reforma e ampliação de diversas unidades de saúde, como Jardim Paraíso, Jardim Indaiá, Parque São Paulo e Reserva dos Ibirás, o número atual de vagas se mostraria insuficiente para atender às novas equipes da Estratégia Saúde da Família, de acordo com o governo municipal.

 

Comcedir

Por fim, a Prefeitura também enviou à Câmara a adequação da composição do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir) à atual estrutura administrativa do Executivo.

 

Onde assistir

A primeira Sessão Extraordinária da Câmara no ano e na atual legislatura poderá ser assistida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 23 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova em primeiro turno diretrizes para elaboração da LDO 2026

17 de junho de 2025

  A tarde desta terça-feira (17) na Câmara começou com a 3ª Sessão Extraordinária da atual legislatura, na qual foi aprovado o projeto que trata das diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentári...



Câmara homenageia médico Jorge Hage Zbeidi com título de Cidadão Araraquarense

17 de junho de 2025

Com 50 anos de atendimento à população de Araraquara e região, o médico Jorge Hage Zbeidi recebeu o título de Cidadão Araraquarense em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal na noite de segu...



Documento pede informações sobre projeto Arborização + Segura

17 de junho de 2025

Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT) ouviu o relato de um munícipe que procurou o gabinete, dizendo ter sido abordado por dois profissionais da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que...



Concurso público Prefeitura

17 de junho de 2025

A Prefeitura abriu dois concursos públicos e um processo seletivo com 279 vagas no total para cargos em diferentes setores. Para concorrer é necessário ter ensino fundamental, médio, técnico ou sup...



Horário feriado (19/06)

17 de junho de 2025

A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (19), no feriado de Corpus Christi, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (23). Os Postos de Atendimento da Prefeitura – na Vila Xavier, no Selmi Dei...



Vereadores sugerem nome de ex-parlamentar para dispositivo viário

16 de junho de 2025

O conjunto dos 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara encaminhou à Prefeitura a Indicação nº 2833/2025, sugerindo o nome do ex-vereador Fernando César Câmara, o Galo, para a ponte a ser re...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!