Notícias



Tratamentos para pessoas na menopausa é pauta de requerimento

Vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona sobre serviços oferecidos pelo SUS para atender pacientes nesse período

714


A menopausa é o período de transição fisiológica entre os períodos reprodutivo e não reprodutivo de mulheres cisgênero, homens transexuais, pessoas intersexo e não binárias, compreendendo cerca de um terço da sua vida.

Pensando nos cuidados necessários durante a menopausa, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou requerimento, solicitando informações sobre o atendimento de pessoas na menopausa pela rede pública de saúde em Araraquara.

Segundo a parlamentar, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população brasileira, constatados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem com que a temática em questão necessite de maior atenção do poder público.

"É um momento de alterações hormonais que resultam em sintomas físicos, vasomotores, com modificações morfológicas, urogenitais, ósseas, psicológicas e sociais que acabam por comprometer a qualidade de vida dessas pessoas, tendo início por volta dos 45 anos de idade, perdurando até o final da vida e podendo, também, iniciar precocemente", argumenta.

Diante do exposto, Fabi busca saber como se dá o acompanhamento das pessoas na menopausa no município, se há acolhimento nas unidades de saúde e quantas pessoas estão em atendimento no momento.

A vereadora pergunta se existe tratamento de reposição hormonal e outros tratamentos alternativos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e qual é a demanda na cidade.

Para além da saúde física, a parlamentar questiona se há acompanhamento psicossocial para essas pessoas. "Existem outras iniciativas do poder público em prover visibilidade, quebrando o tabu sobre o tema menopausa?", indaga.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Comércio ambulante de Araraquara será debatido em Audiência Pública

12 de fevereiro de 2025

Uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (17), às 14h30, no Plenário da Câmara de Araraquara, irá debater o tema “Comércio Ambulante: em prol de uma regulamentação justa e inclusão econômica”...



Câmara de Araraquara aprova 18 projetos em Sessão Ordinária nesta terça-feira (11)

12 de fevereiro de 2025

Após mais de nove horas de debates e votações, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou 18 projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (11), que terminou já na madrugada de quarta-feira (12). S...



Situação do Centro de Conservação e Restauração de Acervos Diversos é alvo de questionamentos

11 de fevereiro de 2025

Em requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações à Secretaria Municipal de Cultura sobre o Centro de Conservação e Restauração de Acervos Diversos (Cecrad)....



Vacinação dengue (11/02)

11 de fevereiro de 2025

A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, nas unidades de saúde do Iedda, Vale do Sol, Selmi Dei I, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo, Melhado, Selm...



Indicação à Prefeitura propõe contratação de seguro de vida para guardas municipais

11 de fevereiro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação à Prefeitura propondo a contratação de um seguro de vida para os guardas civis municipais. O objetivo é garantir maior segurança financeira...



Saiba o que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (11) na Câmara

11 de fevereiro de 2025

A Ordem do Dia possui 11 projetos, inicialmente, para serem debatidos e votados pelos vereadores de Araraquara. Outros itens podem ser incluídos no decorrer da sessão. Dois projetos da Prefeitura...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!