Notícias



Unidade de saúde do Jardim Paulistano continua com problemas estruturais

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o local novamente, depois de quatro anos, e constatou rachaduras, infiltrações, cupins e aparelhos de ar-condicionado com defeito; equipe médica também precisa ser ampliada

886


Em fevereiro de 2019, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o Centro Municipal de Saúde (CMS) “Dr. Genaro Granata”, do Jardim Paulistano, e constatou que a unidade sofria com diversos problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações. Quatro anos depois, o cenário continua igual.

Angeli visitou novamente a unidade de saúde na última quarta-feira (17) para fiscalizar as condições do local e conversou com a equipe responsável pelo atendimento à população. São 12 mil fichas de pacientes cadastrados no CMS, que atende parte da Vila Xavier e até bairros mais distantes, como a Vila Harmonia.

Uma extensa rachadura na parede, que sai da sala da pediatria e chega à área da sala de espera, continua visível. Também existem infiltrações em algumas paredes. Um armário está tomado por cupins na sala de pré-consulta. Uma instalação de ar comprimido para inalação não funciona, relata a equipe.

Três aparelhos de ar-condicionado apresentam problemas, segundo os profissionais: o da sala da enfermaria não pode ser ligado, porque a rede de energia não comporta; o da sala de vacinas está quebrado; o da ginecologia não passa por manutenção há muito tempo.

Em uma sala nos fundos do imóvel, materiais de limpeza dividem espaço com o arquivo morto (fichas antigas de pacientes) por não terem outro local para ser guardados. A sala de arquivos ao lado da recepção, com os dados dos pacientes ativos, também não comporta mais fichas.

A equipe da unidade também solicita melhorias nos computadores, a compra de novos mouses e o retorno da impressora da recepção (que foi retirada para manutenção e não foi reposta).

Cerca de 30 profissionais trabalham no posto de saúde do Jardim Paulistano, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, agentes administrativos, dentista, farmacêutico e auxiliar de saúde bucal. O vereador foi informado de que é necessária a ampliação dos servidores, com a contratação de mais cinco técnicos de enfermagem, um ginecologista e um pediatra.

Por meio do Requerimento nº 400, o parlamentar faz questionamentos à Prefeitura sobre as medidas tomadas para resolver os problemas estruturais, o prazo para manutenção do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e da instalação de ar comprimido, além da compra de equipamentos de informática (computadores, mouses, impressoras e papéis sulfite).

O vereador também pergunta o que está sendo feito para resolver a superlotação dos arquivos e para substituir os móveis danificados. E, ainda, quais são as medidas em andamento para garantir a presença adequada de médicos e técnicos de enfermagem no CMS.

“Já estivemos na unidade em 2019 e, infelizmente, alguns problemas persistem quatro anos depois. Continuaremos cobrando e exercendo nosso papel, pois é função do vereador fiscalizar o trabalho da Prefeitura e cobrar melhorias no atendimento da população. A equipe da unidade de saúde e a população desta região necessitam urgentemente de um espaço mais adequado”, defende Angeli.


Publicado em: 25 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!