1101
Em fevereiro de 2019, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o Centro Municipal de Saúde (CMS) “Dr. Genaro Granata”, do Jardim Paulistano, e constatou que a unidade sofria com diversos problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações. Quatro anos depois, o cenário continua igual.
Angeli visitou novamente a unidade de saúde na última quarta-feira (17) para fiscalizar as condições do local e conversou com a equipe responsável pelo atendimento à população. São 12 mil fichas de pacientes cadastrados no CMS, que atende parte da Vila Xavier e até bairros mais distantes, como a Vila Harmonia.
Uma extensa rachadura na parede, que sai da sala da pediatria e chega à área da sala de espera, continua visível. Também existem infiltrações em algumas paredes. Um armário está tomado por cupins na sala de pré-consulta. Uma instalação de ar comprimido para inalação não funciona, relata a equipe.
Três aparelhos de ar-condicionado apresentam problemas, segundo os profissionais: o da sala da enfermaria não pode ser ligado, porque a rede de energia não comporta; o da sala de vacinas está quebrado; o da ginecologia não passa por manutenção há muito tempo.
Em uma sala nos fundos do imóvel, materiais de limpeza dividem espaço com o arquivo morto (fichas antigas de pacientes) por não terem outro local para ser guardados. A sala de arquivos ao lado da recepção, com os dados dos pacientes ativos, também não comporta mais fichas.
A equipe da unidade também solicita melhorias nos computadores, a compra de novos mouses e o retorno da impressora da recepção (que foi retirada para manutenção e não foi reposta).
Cerca de 30 profissionais trabalham no posto de saúde do Jardim Paulistano, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, agentes administrativos, dentista, farmacêutico e auxiliar de saúde bucal. O vereador foi informado de que é necessária a ampliação dos servidores, com a contratação de mais cinco técnicos de enfermagem, um ginecologista e um pediatra.
Por meio do Requerimento nº 400, o parlamentar faz questionamentos à Prefeitura sobre as medidas tomadas para resolver os problemas estruturais, o prazo para manutenção do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e da instalação de ar comprimido, além da compra de equipamentos de informática (computadores, mouses, impressoras e papéis sulfite).
O vereador também pergunta o que está sendo feito para resolver a superlotação dos arquivos e para substituir os móveis danificados. E, ainda, quais são as medidas em andamento para garantir a presença adequada de médicos e técnicos de enfermagem no CMS.
“Já estivemos na unidade em 2019 e, infelizmente, alguns problemas persistem quatro anos depois. Continuaremos cobrando e exercendo nosso papel, pois é função do vereador fiscalizar o trabalho da Prefeitura e cobrar melhorias no atendimento da população. A equipe da unidade de saúde e a população desta região necessitam urgentemente de um espaço mais adequado”, defende Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...
O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...
Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...
Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...
Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.