Notícias



Unidades do Caps precisam de serviços de manutenção, zeladoria e reforço na segurança

Indicações de autoria do vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem atenção do Executivo para as demandas apresentadas

798


Três indicações protocoladas pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem o atendimento de demandas para as duas unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Araraquara: o Centro de Atenção Psicossocial “Dr. Nelson Fernandes Junior” (Caps II) e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain” (Caps-AD).

 

Segundo um dos documentos elaborados pelo parlamentar, o interfone instalado no CAPS-AD não estaria funcionando e precisaria de manutenção. O equipamento seria essencial para o controle de acesso, bem como para a segurança da equipe, pacientes e terceiros que frequentam o lugar.

 

Além disso, o posto de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM), instalado no mesmo espaço, terá seu horário de funcionamento reduzido a partir de 19 de agosto. De acordo com o vereador, o trabalho dos agentes seguirá até às 15 horas, mesmo com o atendimento aos pacientes se estendendo até as 19 horas, o que motivou a solicitação de estudos para a permanência dos agentes da GCM em período integral.

 

“Considerando que a unidade atende pacientes em situação de vulnerabilidade, muitos em quadro de agitação ou alteração de comportamento, a presença de segurança é fundamental para prevenir riscos, garantir a integridade física dos trabalhadores, pacientes e terceiros, e dar resposta rápida em caso de incidentes”, justifica Delmiran.

 

Enquanto isso, o CAPS II, instalado no Jardim das Roseiras, precisa de capina e limpeza da calçada da unidade devido ao acúmulo de mato no entorno do prédio, prejudicando a passagem de pedestres, servidores e usuários dos serviços ali oferecidos.

 

“Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços essenciais no cuidado em saúde mental. Eles oferecem atendimento humanizado e próximo da realidade de cada paciente, priorizando a reintegração social, a autonomia e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico. Garantir boas condições de funcionamento, segurança e estrutura nesses serviços é fundamental para que possam continuar cumprindo seu papel de transformar vidas e oferecer esperança a quem precisa”, conclui o vereador.

 

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Araraquara possui atualmente duas unidades do Caps, que integram a rede de atenção especializada do município.

 

O Centro de Atenção Psicossocial “Dr. Nelson Fernandes Junior” – Caps II, faz atendimento especializado em saúde mental para adultos com diagnósticos de esquizofrenias, transtorno bipolar do humor, transtorno psicótico agudo e transitório, transtornos delirantes persistentes, quadros neuróticos graves e outras comorbidades psiquiátricas graves. Está localizado na Avenida José Zilioli, nº 491 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

 

Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain”– Caps-AD, funciona na Avenida Professor Sebastião de Almeida Machado, nº 493, no Santa Angelina, de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7 às 19 horas, e às quartas-feiras, das 7 às 18 horas. É responsável por oferecer tratamento ambulatorial para dependentes de álcool e drogas a pessoas a partir de 12 anos.


Publicado em: 20 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Tô em Casa (13/12)

10 de dezembro de 2025

No sábado (13), o Parque Infantil terá mais uma edição da Feira “Tô em Casa”, das 10 às 19 horas, quando o público poderá aproveitar de atividades gratuitas. A iniciativa reúne uma variedade de est...



Bloqueio CPF (10/12)

10 de dezembro de 2025

Nesta quarta-feira (10), entrará em funcionamento a plataforma de autoexclusão que permitirá que apostadores solicitem o bloqueio de seus CPFs em sites de apostas e deixem de receber publicidade da...



Rumo ao Natal (10/12)

10 de dezembro de 2025

Nesta quarta-feira (10), às 19 horas, na Via Expressa, acontecerá mais uma edição do evento “Rumo ao Natal”, em Araraquara. Este ano, o espetáculo ferroviário será conduzido por duas locomotivas C3...



Documento pede melhoria em sinalização de cruzamento no São Geraldo

10 de dezembro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 5537 à Prefeitura de Araraquara solicitando, com urgência, a realização de estudos técnicos de engenharia para a melhoria da sinalização de...



Câmara aprova recursos para pagamento de servidores municipais de Araraquara

10 de dezembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou projeto da Prefeitura que abre crédito orçamentário de R$ 54.351.934,94 para a folha de pagamento dos servidores municipais de Araraquara. Esse foi um dos destaques d...



CEI do Assédio apresenta relatório parcial durante Sessão Ordinária

09 de dezembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (9), foi apresentado o relatório parcial que integra os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar possíveis práticas de asséd...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!