Notícias



Unidades do Caps precisam de serviços de manutenção, zeladoria e reforço na segurança

Indicações de autoria do vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem atenção do Executivo para as demandas apresentadas

1146


Três indicações protocoladas pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem o atendimento de demandas para as duas unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Araraquara: o Centro de Atenção Psicossocial “Dr. Nelson Fernandes Junior” (Caps II) e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain” (Caps-AD).

 

Segundo um dos documentos elaborados pelo parlamentar, o interfone instalado no CAPS-AD não estaria funcionando e precisaria de manutenção. O equipamento seria essencial para o controle de acesso, bem como para a segurança da equipe, pacientes e terceiros que frequentam o lugar.

 

Além disso, o posto de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM), instalado no mesmo espaço, terá seu horário de funcionamento reduzido a partir de 19 de agosto. De acordo com o vereador, o trabalho dos agentes seguirá até às 15 horas, mesmo com o atendimento aos pacientes se estendendo até as 19 horas, o que motivou a solicitação de estudos para a permanência dos agentes da GCM em período integral.

 

“Considerando que a unidade atende pacientes em situação de vulnerabilidade, muitos em quadro de agitação ou alteração de comportamento, a presença de segurança é fundamental para prevenir riscos, garantir a integridade física dos trabalhadores, pacientes e terceiros, e dar resposta rápida em caso de incidentes”, justifica Delmiran.

 

Enquanto isso, o CAPS II, instalado no Jardim das Roseiras, precisa de capina e limpeza da calçada da unidade devido ao acúmulo de mato no entorno do prédio, prejudicando a passagem de pedestres, servidores e usuários dos serviços ali oferecidos.

 

“Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços essenciais no cuidado em saúde mental. Eles oferecem atendimento humanizado e próximo da realidade de cada paciente, priorizando a reintegração social, a autonomia e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico. Garantir boas condições de funcionamento, segurança e estrutura nesses serviços é fundamental para que possam continuar cumprindo seu papel de transformar vidas e oferecer esperança a quem precisa”, conclui o vereador.

 

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Araraquara possui atualmente duas unidades do Caps, que integram a rede de atenção especializada do município.

 

O Centro de Atenção Psicossocial “Dr. Nelson Fernandes Junior” – Caps II, faz atendimento especializado em saúde mental para adultos com diagnósticos de esquizofrenias, transtorno bipolar do humor, transtorno psicótico agudo e transitório, transtornos delirantes persistentes, quadros neuróticos graves e outras comorbidades psiquiátricas graves. Está localizado na Avenida José Zilioli, nº 491 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

 

Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain”– Caps-AD, funciona na Avenida Professor Sebastião de Almeida Machado, nº 493, no Santa Angelina, de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7 às 19 horas, e às quartas-feiras, das 7 às 18 horas. É responsável por oferecer tratamento ambulatorial para dependentes de álcool e drogas a pessoas a partir de 12 anos.


Publicado em: 20 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ausência de Araraquara entre municípios que vão receber cursos de serviço de aprendizagem rural é questionada

10 de fevereiro de 2026

Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...



Documento solicita informações sobre obras eleitas no Orçamento Participativo

10 de fevereiro de 2026

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP).   O vereado...



Pedido reforça necessidade de retorno de linha de ônibus para Vila Dignidade

10 de fevereiro de 2026

Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...



Participação de Araraquara na ‘Rede Unesp Cidades’ é sugerida à Prefeitura

10 de fevereiro de 2026

A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...



Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!