1130
Atendendo cerca de 5 mil cidadãos, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Santa Lúcia I “Aldo Cariani” funciona há 9 anos em um imóvel alugado. Como a unidade não comporta adequadamente a demanda atual, a pedido de servidores, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) esteve no local para fiscalizar a situação.
Durante a visita, o parlamentar verificou diversas paredes com infiltrações, umidade e rachaduras, problemas elétricos, cômodos pequenos demais para o atendimento da população e trabalho dos funcionários, além do aparelho de ar-condicionado da sala de vacina que não funcionava. “A sala de vacina precisa ficar a 17 graus para que as doses sejam manipuladas adequadamente e não percam eficácia, além disso, essa temperatura ajuda a manter a câmara fria de 2 a 8 graus, conforme necessário para o armazenamento das vacinas”, frisou a técnica de enfermagem Bianca Gouvea durante a visita.
Como o imóvel é uma casa adaptada com divisórias de PVC, o ambiente fica ainda mais quente e o aparelho de ar-condicionado se torna mais indispensável. O local também precisa de mais cadeiras e computadores, porém não há espaço para acomodá-los. Os agentes comunitários de saúde dividem os computadores para realizar os cadastros e atualizações.
A enfermeira responsável pela USF, Fabiana Correa, indicou ainda que a dentista da unidade e a farmácia ficam a 8 quilômetros da unidade, na Avenida dos Libaneses, já que a casa não tem espaço suficiente. “Assim, os usuários precisam vir até a unidade e depois se deslocar por um longo caminho para adquirir os medicamentos. Essa situação abate os idosos, pois muitos deles moram perto da Washington Luís e já percorrem outros 8 quilômetros para vir até aqui”, destacou Fabiana.
A agente comunitária de saúde Thaís Serrano mostrou ao vereador o mapa com os locais de atendimentos e foi possível verificar a distância em que alguns pacientes residem em relação à unidade. “Para amenizar o problema, uma vez por mês, realizamos o atendimento na Praça da Gruta, localizada na região do Sesc, onde residem boa parte dos pacientes hipertensos e diabéticos”, explicou a servidora.
Vale destacar que a USF conta uma médica, uma residente, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.
Nova unidade
Angeli também identificou que há verba de mais de R$ 1 milhão disponível, mas paralisada, para a reforma e adequação de uma nova unidade e que há um imóvel cedido para o município, localizado na Rua Castro Alves, vizinho ao Sesc, que poderia ser utilizado para essa finalidade, porém a situação jurídica precisa ser esclarecida.
Por isso, o vereador enviou o Requerimento nº 917/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre o valor exato e o status atual da verba destinada para reforma e adequação da nova unidade de saúde do bairro Santa Lúcia e se existe alguma previsão para sua utilização.
O parlamentar questionou também qual a situação do imóvel “cedido” na Rua Castro Alves, se ele pertence ao município e se existe algum impedimento jurídico ou técnico para que seja utilizado na reforma e adequação definitiva da USF Santa Lúcia I.
Além disso, Angeli perguntou se houve reajuste no valor do aluguel do imóvel onde a unidade está operando atualmente, considerando que, em 2016 era R$ 1.700,00; em caso afirmativo, ele quer saber o valor pago no momento. Por fim, foi questionado se há possibilidade de realocar os serviços de odontologia e farmácia para um espaço mais próximo da unidade, garantindo maior acessibilidade aos pacientes.
“É inadmissível que uma unidade de saúde funcione há quase uma década em um espaço improvisado, com estrutura precária e a 8 quilômetros distante dos serviços essenciais, como farmácia e atendimento odontológico. A população do Santa Lúcia merece um atendimento digno, com profissionais valorizados e instalações adequadas. Já existe verba disponível e um imóvel com potencial para acolher essa nova unidade, mas o tempo está passando e quem sofre é o cidadão. Seguiremos fiscalizando e cobrando celeridade da Prefeitura para resolver essa situação”, ressalta o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.