Notícias



'Uso Racional de Medicamentos' será tema de Audiência Pública na Câmara

Iniciativa é da vereadora Fabi Virgílio (PT) e faz parte das atividades da “Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos”

299


Na próxima segunda-feira (5), a partir das 14h30, será realizada na Câmara a Audiência Pública “Práticas Educativas para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Município de Araraquara”, que faz parte da “Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos”, criada pela Lei Municipal nº 8.892/2017.

 

A iniciativa de organizar os debates é da vereadora Fabi Virgílio (PT), pautada pela Política Nacional de Medicamentos, implantada pela Portaria do Ministério da Saúde nº 3.916/1998, visando a promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população.

 

“O processo indutor do uso irracional e desnecessário de medicamentos e o estímulo à automedicação, presentes na sociedade brasileira, são fatores que promovem um aumento na demanda por medicamentos, requerendo, necessariamente, a promoção do seu uso racional, mediante a reorientação destas práticas e o desenvolvimento de um processo educativo tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário”, justificou Fabi.

 

Para a parlamentar, essa situação poderia ser melhor controlada com a realização de ações educativas alertando as pessoas sobre os riscos da utilização de remédios por conta própria, interrupção do tratamento ou, ainda, a troca da medicação prescrita sem autorização do médico, além da importância de apresentação da receita médica na compra de medicamentos tarjados.

 

Foram convidados para a audiência a professora Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG); Marco Aurélio Pereira, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; representante da Farmácia Solidária “Samuel Brasil Bueno”, do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara; representante discente do Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas (Cacif), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp; Secretaria Municipal de Saúde; OAB Araraquara; Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Araraquara – FCF; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); deputadas estaduais Márcia Lia e Thainara Faria (PT); Defensoria Pública; Universidade de Araraquara (Uniara); Diretoria Regional de Saúde da Região de Araraquara (DRS-III); Promotoria de Saúde Pública de Araraquara e Faculdade de Araraquara (Fara).

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede a cabo Claro TV, Facebook e YouTube e será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou online, por meio de perguntas enviadas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Câmara.


Publicado em: 30 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 23/05  

23 de maio de 2025

    Música   Em “Swing Brasil”, Fabião e os Cometas apresentam um espetáculo eletrizante que combina o melhor da Black Music com o ritmo contagiante do samba-rock. No domingo (25), domingo, às...



Agenda Esportiva – 23/05

23 de maio de 2025

              Atletismo                         A equipe da Fundesport participa no sábado (24) e no domingo (25), em São Bernardo do Campo (SP), do Troféu São Paulo de Atletismo. Serão 12 atle...



Vacinação contra gripe

23 de maio de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, seguindo recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, passou nesta semana a disponibilizar a vacina contra Influenza (gripe) para toda a população ac...



Executivo é questionado sobre aplicação de jornadas reduzidas para mães atípicas

23 de maio de 2025

O direito a uma jornada especial de trabalho, assegurado aos servidores públicos municipais com deficiência e estendido ao empregado que tenha dependentes nessas condições, foi tema de um requerime...



Documento pede remanejamento de vaga de estacionamento para PCD no Centro

23 de maio de 2025

A necessidade de remanejamento de uma vaga de estacionamento destinada a pessoas com deficiência (PCD) próximo ao portão do Colégio Progresso, no Centro, motivou os vereadores Dr. Lelo (Republicano...



Programa Tarifa Zero do transporte público de Araraquara necessita de ajustes

23 de maio de 2025

O Programa Tarifa Zero em Araraquara, cujo objetivo é proporcionar acesso ao transporte público de forma sustentável, necessita de alguns ajustes. Esta é a análise feita pelo vereador Aluisio Boi (...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!