380
O vereador Zé Luiz - Zé Macaco (PPS) visitou na quinta-feira (9), as instalações do Centro Especializado em Reabilitação “Doutor Eduardo Lauand” de Araraquara. O parlamentar dialogou com servidores para conhecer melhor o trabalho realizado pela instituição e ofereceu seu apoio, principalmente para articular a obtenção de recursos junto ao Executivo.
A unidade possui três setores distintos: o Centro Integrado de Saúde Auditiva (Cisa), para pessoas com problemas auditivos; o Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (Cedip), voltado para o cuidado de crianças de 0 a 3 anos que precisam de tratamento médico especial; e o Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara (Sara), para aqueles com necessidade de atendimento fisioterapêutico ou terapêutico para reabilitação, geralmente motora.
“A estrutura e o serviço realizado no Centro demonstram como a saúde pública pode oferecer um atendimento de qualidade à população da nossa cidade”, destacou Zé Luiz.
A instituição atua nas áreas de próteses, órteses, cadeiras de rodas, dispensação de aparelhos auditivos, atendimento multiprofissional e conta com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e médicos especialistas em pediatria e neurologia.
“Também realizamos tratamentos domiciliares em pacientes com problemas de locomoção física”, afirmou Fransérgio da Silva, fisioterapeuta da unidade.
As demandas são encaminhadas, principalmente pela rede municipal. O Cisa é o único setor que, além de Araraquara, atende a 24 cidades da região, pois recebe recursos do Governo Federal.
“Precisamos incentivar e divulgar o serviço realizado nesse espaço. Esse centro desempenha um papel fundamental para o tratamento de pessoas em processo de reabilitação. Nós iremos apoiar a unidade durante essa gestão. A Saúde é uma das nossas prioridades”, finalizou Zé Luiz.
Idealizado por Luiz Armando Garlippe, servidor de carreira da Prefeitura e atual gerente da unidade, o Centro foi construído com recursos do Governo Federal e inaugurado em junho de 2016. Atualmente, três mil atendimentos são realizados mensalmente pela instituição.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precise...
No início de agosto, a bancada de oposição da Câmara de Araraquara, composta pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim...
O Protocolo Especializado de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será instituído na rede pública de saúde em Araraquara, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade...
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove, na segunda-feira (15), às 16 horas, palestra com o tema “Poda de árvores em passeios públicos: legislação, técnicas corretas e como solicitar o serv...
A exposição imersiva “Thank you Jane!” está em cartaz na Biblioteca da FCLAr (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13...
Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda de quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, co...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.