2173
Há um ano aberta, a Escola Estadual “Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, no Jardim dos Oitis, tem sido alvo de vandalismo. Por esse motivo, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), juntamente com a dirigente regional de ensino, Maria José Zaccaro, policiais militares e secretários municipais, fez uma reunião na segunda-feira (12) a fim de discutir o que pode ser feito para solucionar a questão.
A fiação elétrica da escola foi levada diversas vezes, até que encontraram um modo de evitar novos furtos: todos os acessos aos conduítes foram bloqueados com caixas de concretos. Como retaliação, invadiram a escola, retiraram todas as carteiras das salas, e atiraram algumas pelas janelas.
“O que acontece aqui, eu nunca vi em lugar nenhum. Desde o início, funcionam programas aqui aos finais de semana, como a escola da família. O prédio fica aberto para receber pais, alunos e toda a população. No entanto, o entorno não vai bem, por isso os chamei aqui, para discutirmos o que pode ser feito para mudar essa situação”, disse Maria José Zaccaro.
O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, relatou que a situação não acontece somente no bairro, todos os prédios públicos de Araraquara têm sido alvos de vandalismo.
O 1° Tenente Tavares, da Polícia Militar, pontuou algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança do local, como erguer o muro ou até mesmo colocar cerca.
Já o Cabo Ribeiro sugeriu que a escola continue aberta após o horário de aula, para que possam haver oficinas culturais e escolinha de futebol, fazendo com que mais pessoas se interessem por cuidar do educandário.
Para falar pela Cultura, estavam a secretária municipal, Teresa Telarolli, e a gestora das oficinas culturais, Sabrina Kelly Caetano. “As oficinas culturais são uma ferramenta de inclusão e podem ser muito úteis nessa situação. Isoladamente, nada podemos fazer, mas nos unindo podemos pensar em algo”, expôs Teresa.
A sugestão da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti, é que seja feita uma reunião com toda a população para que as pessoas entendam a importância de preservar a escola.
A Participação Popular, através do coordenador Alcindo Sabino, e a gestora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Rafael, Quitéria Brito da Silva, entrarão em contato com os munícipes do bairro.
Já a diretora Melina Rosa da Silveira Franco e a supervisora da escola, Suzana Auxiliadora Roso Mesquita, entrarão em contato com os pais e com os alunos para marcar o encontro.
Para o parlamentar, esta união é extremamente importante para ajudar a comunidade. “Quando a professora Maria José, diretora de ensino, relatou o que estava acontecendo, fizemos questão de marcar a reunião e de participar da mesma. Somente unindo forças conseguiremos mudar as realidades de cada local de nossa cidade”, concluiu Angeli, colocando seu mandato novamente à disposição.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.