Notícias



Vereadora debate condição de vida das mulheres de Araraquara

Gabriela Palombo, líder da bancada do PT, participou de seminário promovido pela Unesp

330


A vereadora Gabriela Palombo (PT) participou na manhã de terça-feira (11) do seminário “A condição e a qualidade de vida da mulher em Araraquara”, realizado na Unesp. Gabriela, que é presidente da Frente Parlamentar de Mulheres da Câmara, representou o Poder Legislativo no evento.

 

Gabriela apresentou “O Perfil da Mulher Araraquarense”, pesquisa realizada pela Câmara Municipal em 2012, que mostra estatisticamente questões relacionadas à violência, saúde, mercado de trabalho, renda e consumo, e lazer das mulheres araraquarenses.

 

De acordo com ela, “a pesquisa é muito importante porque evidencia os principais desafios que o poder público de Araraquara deve enfrentar para melhorar a qualidade de vida das mulheres na cidade”.

 

Educação

A parlamentar chamou a atenção para a baixa escolarização das mulheres na cidade, 25% têm apenas o ensino fundamental em detrimento a 6% que concluíram o ensino superior.

 

Para Gabriela, a baixa escolaridade se reflete diretamente no tipo de ocupação dessas mulheres no mercado de trabalho, pois dos 40% das que afirmaram trabalhar fora, a grande maioria está empregada como doméstica ou atividade semelhante que implica em condições precárias e baixa remuneração.

 

A vereadora frisou ainda o alto desconhecimento dos órgãos de defesa e proteção às mulheres vítimas de violência na cidade. “51% das entrevistadas nunca ouviu falar de nenhum desses serviços e entre as que já ouviram, a maioria absoluta cita apenas a Delegacia da Mulher”, relatou.

 

Proteção

O Centro de Referência das Mulheres é conhecido apenas por 5% das mulheres e a Defensoria Pública sequer foi citada. Ainda sobre os serviços públicos voltados à proteção das mulheres, Gabriela ressaltou que “as mulheres afirmam que, entre as que usaram algum tipo de serviço da rede de atendimento, a maioria não aprova pela falta de confiança ou ineficiência do órgão”.

 

Na opinião da presidente da Frente Parlamentar, “essa é uma triste realidade, pois reflete que a rede de atendimento às mulheres em Araraquara é ineficiente e distante do cotidiano das mulheres, sobretudo das que mais precisam”.

 

Gabriela alertou ainda para duas situações que considera desafios importantes a serem superados pelo público. No que se refere à saúde, das 70% de mulheres que afirmam usar o SUS, 35% não realizam nenhum exame preventivo como Papanicolau ou Mamografia. E no que se refere à participação, apenas 17% das mulheres afirmaram participar de algum espaço de decisão política, sendo o Orçamento Participativo o principal mecanismo de participação apontado.

 

Participaram do evento os professores doutores da Unesp Rafael Alves Orsi e José Reis dos Santos Filho; Geani Trevisolli, representando o Centro de Referência da Mulher; Regina Chediek, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher; Meirilene de Castro, Delegada de Defesa da Mulher de Araraquara; e, Tatiana Machado da Silva, do movimento pela humanização do parto de Araraquara.

 

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.camara.arq.sp.gov.br/ImageBank/FCKEditor/file/Diversos/PaulistaJunior2012.pdf.


Publicado em: 13 de março de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza mais duas sessões na terça-feira (28)

24 de outubro de 2025

Na próxima terça-feira (28), o Plenário da Câmara Municipal recebe mais duas sessões. A partir das 14h45, tem a 10ª Sessão Extraordinária para segunda discussão e votação do Plano Plurianual (PPA)...



Agenda Cultural – 24/10

24 de outubro de 2025

Música Com um repertório composto de clássicos do rock, flashbacks e hits icônicos da década de 1980, a banda “Rock Ways” promete uma noite de energia e vozes marcantes. Nesta sexta-feira (24), às...



Agenda Esportiva – 24/10

24 de outubro de 2025

Lei Tai e Tao Lu No sábado (25), às 10 horas, no Ginásio do Sesc, tem apresentação de duas modalidades do Kung Fu: o Lei Tai, que é o combate de Kung Fu tradicional, e o Tao Lu, que é a disputa de...



Abre e fecha (27/10)

24 de outubro de 2025

Em razão da transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado anualmente em 28 de outubro, para a segunda-feira (27), a Prefeitura não terá expediente nessa data. Durante o p...



Casa Própria

24 de outubro de 2025

No sábado (25), das 9 às 19 horas, é o último dia para participar do Feirão da Casa Própria, que está sendo realizado na Praça Santa Cruz, no Centro. O evento é uma oportunidade para quem deseja sa...



Curso gratuito (24/10)

24 de outubro de 2025

Estão abertas as inscrições para o curso presencial e gratuito “Planejamento, gestão e execução de projetos culturais”, ministrado por Amanda Alves Prado, que será realizado no dia 5 de novembro, d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!