499
Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso salarial dos agentes de educação no município, com base na Lei Federal nº 15.326, de 6 de janeiro deste ano.
É a primeira vez que o Legislativo municipal institui uma Câmara Técnica, instrumento previsto no artigo nº 114-A do Regimento Interno da Casa de Leis.
A iniciativa, de autoria dos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Aluisio Boi (MDB), por meio do Requerimento nº 140/2026, foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares presentes no Plenário. O grupo de trabalho terá prazo de até 90 dias para os trabalhos, o qual pode ser prorrogado por mais 90 dias, se necessário.
Serão competências da Câmara Técnica:
- Analisar os impactos financeiros e orçamentários da aplicação da Lei Federal nº 15.326;
- Avaliar a compatibilidade da medida com a Lei de Responsabilidade Fiscal; - Estudar alternativas para implantação progressiva do piso salarial;
- Examinar a legislação municipal vigente sobre carreira e vencimentos dos agentes de educação;
- Promover o diálogo institucional entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e a representação sindical;
- Elaborar relatório técnico conclusivo, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara Municipal.
“Não é uma frente parlamentar, em que a gente tem um tempo para discutir. Na Câmara Técnica, a gente cria argumentos, estudos, dá prazo para o governo para que a gente discuta um tema. E esse tema, depois, o governo vai colocar em prática ou não”, afirmou Sabino durante a sessão.
Ele explicou que a Câmara Técnica pode ser formada por qualquer um dos parlamentares (a participação é aberta a todos) e, neste caso específico, deverá ter integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) e de secretarias da Prefeitura.
“A gente quer discutir isso com a sociedade de uma forma muito coerente, responsável, porque a gente sabe que a situação da Prefeitura, em relação ao pagamento dos servidores, está no limite. A gente tem essa consciência, a gente sabe disso. Mas, ao mesmo tempo, a gente sabe que esses profissionais têm o direito de discutir, de conversar, dialogar e chegar no acordo para que a gente consiga implantar, de uma forma muito consciente, o piso desses profissionais”, complementou Sabino.
Boi destacou que a lei federal não obriga, mas autoriza os governos municipais a regulamentarem a categoria. “Principalmente, agente educacional, que prestou concurso, trabalha educando crianças de 0 a 5 anos, tem a formação de magistério, pedagogia. É uma realidade no nosso município”, afirmou.
O que diz o Regimento
As Câmaras Técnicas são órgãos colegiados que podem ser compostos por “membros do Poder Legislativo, Poder Público, representantes da sociedade civil e por profissionais de reconhecido saber, com a finalidade de analisar, estudar, acompanhar e manifestar-se sobre questões de interesse público” no município. É obrigatória a presença de pelo menos um vereador como integrante efetivo.
Ao término dos trabalhos, deve ser apresentado à Câmara Municipal, para conhecimento público, encaminhamentos e arquivamento, um relatório das atividades desenvolvidas, cópia de documentos produzidos e documentação que comprove o seu funcionamento.
A composição de uma Câmara Técnica será feita em uma Audiência Pública que deverá discutir o assunto de interesse do grupo de trabalho, definir os integrantes, deliberar sobre o seu Regimento Interno e eleger seu coordenador. A nomeação dos integrantes será oficializada por Ato da Presidência do Legislativo.
As Câmaras Técnicas poderão ser compostas por até 30 membros, sendo 15 titulares e 15 suplentes. Os integrantes não recebem remuneração, sendo seu trabalho considerado de relevância para o município.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.