Notícias



Vereadores ‘trancam’ a pauta e encerram sessão sem votar projetos

Decisão foi tomada em apoio aos servidores municipais em greve, que pedem negociação da proposta apresentada pelo Executivo

3062


Em uma tarde marcada pela presença massiva de servidores municipais da administração direta e indireta, que lotaram o Plenário e o Plenarinho da Câmara em busca de apoio para a negociação do reajuste proposto pelo Executivo, os vereadores e vereadoras decidiram encerrar a 18ª Sessão Ordinária sem votar nenhum dos seis projetos previstos na Ordem do Dia.

 

A decisão foi tomada em apoio à greve dos servidores, iniciada nesta terça-feira (20). Os trabalhadores pedem a revisão das propostas apresentadas pela Prefeitura, que já foram rejeitadas em reuniões mediadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar).

 

O pedido do “trancamento” da pauta foi feito pela vereadora Filipa Brunelli (PT), invocando os artigos nº 44 e 334 do Regimento Interno. Filipa falou em nome dos vereadores que participaram da tentativa infrutífera de diálogo com o secretário de Governo, Leandro Guidolin, realizada na noite de segunda-feira (19) e que motivou a paralisação das atividades dos servidores.

 

Em seguida, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) solicitou que a sessão fosse encerrada e o pedido foi aprovado com o voto de 16 parlamentares. Com isso, espera-se que o Projeto de Lei (PL) nº 151/2025 seja retirado pelo Executivo, as negociações com os trabalhadores sejam retomadas e um novo PL seja protocolado para aprovação do Plenário em outra sessão.

 

A partir de agora, com a pauta ‘trancada’, nenhum PL será votado pelo Legislativo Municipal. Caso o projeto seja retirado, uma Sessão Extraordinária poderá ser convocada.

 

Conselho de Ética

Logo no início da sessão, o vereador Aluisio Boi (MDB), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, pediu a palavra para falar a respeito da reunião dos membros do grupo realizada na última sexta-feira (16).

 

O parlamentar tratou de um fato ocorrido na semana passada, quando veículos da imprensa local publicaram a foto de uma conversa de WhatsApp que ocorreu durante a sessão. Na imagem, alguns vereadores e integrantes do Executivo estariam combinando votos para decidir sobre a abertura da Comissão Processante, que investiga o vereador Emanoel Sponton (Progressistas).

 

Segundo Boi, os participantes do Conselho ouviram o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que também teve seu nome implicado no caso, e concluíram que houve infração ética por parte dos parlamentares envolvidos, que serão advertidos.

 

Tribuna Popular

A sessão contou com duas participações na Tribuna Popular. Sumbunhe N’fanda, coordenador de Políticas Étnico-Raciais, abriu as falas da tarde tratando sobre o “Dia Municipal da África: Justiça para os africanos e as pessoas de ascendência africana através das reparações”.

 

Em seguida, foi a vez de Gustavo Jacobucci, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), que abordou as questões envolvendo o reajuste dos servidores municipais da administração direta e indireta, que ainda deverá ser votado pelos vereadores.

 

Para ver e rever

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), pelo Facebook e pelo YouTube da Câmara.


Publicado em: 20 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!