3625
Em uma tarde marcada pela presença massiva de servidores municipais da administração direta e indireta, que lotaram o Plenário e o Plenarinho da Câmara em busca de apoio para a negociação do reajuste proposto pelo Executivo, os vereadores e vereadoras decidiram encerrar a 18ª Sessão Ordinária sem votar nenhum dos seis projetos previstos na Ordem do Dia.
A decisão foi tomada em apoio à greve dos servidores, iniciada nesta terça-feira (20). Os trabalhadores pedem a revisão das propostas apresentadas pela Prefeitura, que já foram rejeitadas em reuniões mediadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar).
O pedido do “trancamento” da pauta foi feito pela vereadora Filipa Brunelli (PT), invocando os artigos nº 44 e 334 do Regimento Interno. Filipa falou em nome dos vereadores que participaram da tentativa infrutífera de diálogo com o secretário de Governo, Leandro Guidolin, realizada na noite de segunda-feira (19) e que motivou a paralisação das atividades dos servidores.
Em seguida, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) solicitou que a sessão fosse encerrada e o pedido foi aprovado com o voto de 16 parlamentares. Com isso, espera-se que o Projeto de Lei (PL) nº 151/2025 seja retirado pelo Executivo, as negociações com os trabalhadores sejam retomadas e um novo PL seja protocolado para aprovação do Plenário em outra sessão.
A partir de agora, com a pauta ‘trancada’, nenhum PL será votado pelo Legislativo Municipal. Caso o projeto seja retirado, uma Sessão Extraordinária poderá ser convocada.
Conselho de Ética
Logo no início da sessão, o vereador Aluisio Boi (MDB), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, pediu a palavra para falar a respeito da reunião dos membros do grupo realizada na última sexta-feira (16).
O parlamentar tratou de um fato ocorrido na semana passada, quando veículos da imprensa local publicaram a foto de uma conversa de WhatsApp que ocorreu durante a sessão. Na imagem, alguns vereadores e integrantes do Executivo estariam combinando votos para decidir sobre a abertura da Comissão Processante, que investiga o vereador Emanoel Sponton (Progressistas).
Segundo Boi, os participantes do Conselho ouviram o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que também teve seu nome implicado no caso, e concluíram que houve infração ética por parte dos parlamentares envolvidos, que serão advertidos.
Tribuna Popular
A sessão contou com duas participações na Tribuna Popular. Sumbunhe N’fanda, coordenador de Políticas Étnico-Raciais, abriu as falas da tarde tratando sobre o “Dia Municipal da África: Justiça para os africanos e as pessoas de ascendência africana através das reparações”.
Em seguida, foi a vez de Gustavo Jacobucci, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), que abordou as questões envolvendo o reajuste dos servidores municipais da administração direta e indireta, que ainda deverá ser votado pelos vereadores.
Para ver e rever
A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), pelo Facebook e pelo YouTube da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Eme...
Indicações apresentadas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) solicitam que a Prefeitura realize a capinação de mato alto, limpeza e retirada de galhos e entulhos nos bairros Melhado, Parque Reside...
Nesta segunda-feira (12), é o prazo final para efetuar o pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de 3%, ou quitar a primeira parcela do imposto. Quem optar pelo parcelamento poderá divid...
O Senai Araraquara está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, com aulas presenciais e vagas limitadas. Entre as opções está o curso de Construtor de Te...
A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de resposta a Requerimento do vereador Marcelinho (Progressistas), que não é possível estabelecer um prazo para a regularização no fornecimento de...
A Rua Dalvo Antônio de Souza, no trecho entre as avenidas Pablo Picasso e Yolanda Acácio Campani, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I, tem necessidade de construção de calçada. O apont...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.