1560
Vinte pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araraquara aguardam procedimento de reconstrução mamária, cirurgia plástica realizada após a retirada de câncer na mama. A informação foi enviada pela Secretaria Municipal da Saúde em resposta a requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT).
A parlamentar destacou que a Lei Federal nº 12.802, de 2013, garantiu que esse direito seja cumprido no SUS de forma imediata, no mesmo ato cirúrgico. Em 2021, o Congresso Nacional também aprovou projeto que insere entre os itens obrigatórios a retirada e substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos; o acompanhamento psicológico de pacientes que passarem por mutilação total ou parcial da mama; e a troca do implante no prazo de 30 dias nos casos de efeitos adversos. O documento se tornou a Lei Federal nº 14.538, sancionada neste ano.
Segundo a pasta da Saúde, 20 pacientes aguardam essa cirurgia e foram encaminhadas à Central de Regulação para agendamento em serviço terciário (Santas Casas e hospitais de grande porte).
Pandemia
O principal motivo apontado para a demanda represada é a pandemia da Covid-19, que sobrecarregou os hospitais e comprometeu a execução dos procedimentos eletivos. Isso foi agravado, neste ano, pela saída do único cirurgião plástico que prestava esse serviço na rede municipal.
Com a saída desse profissional, as pacientes foram encaminhadas para agendamento em serviço terciário. O caso mais antigo é de 2019, ou seja, está aguardando há quatro anos.
“Estamos empenhados na regularização com a maior brevidade possível. Inclusive, já realizamos a solicitação de abertura de concurso público visando à reposição de cirurgião plástico”, afirma o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emílio, no ofício endereçado à vereadora.
O coordenador informou que, em consulta ao Datasus, foram identificados oito procedimentos de reconstrução de mama nos últimos quatro anos. No Ambulatório de Saúde da Mulher, duas pacientes realizaram a cirurgia com implantação de expansor para posterior colocação da prótese mamária — não foram reconstruções imediatas.
Outros dados
Questionada sobre quantas pessoas passaram por mastectomia (retirada cirúrgica da mama) nos últimos quatro anos em Araraquara, a secretaria enviou o número de procedimentos, pois pacientes podem apresentar nódulos bilaterais (nas duas mamas).
O documento também reforça que as estatísticas são do Ambulatório de Saúde da Mulher, não abrangendo o total de cirurgias realizadas pelo SUS no município, pois a oncologia da Santa Casa também possui agenda cirúrgica.
Foram 49 retiradas parciais da mama (quadrantectomia) e 15 retiradas totais (mastectomia) em 2019; 35 parciais e 13 totais em 2020 (início da pandemia); 62 parciais e 21 totais em 2021; 60 parciais e 19 totais no ano passado, em 2022; e 35 parciais e cinco totais em 2023, até o final de junho.
Traumas
No Requerimento nº 453/2023, por meio do qual a vereadora solicitou as informações, Fabi Virgílio destacou que todo o processo de tratamento de câncer, desde o diagnóstico, é bastante traumático, invasivo e desgastante para o paciente e seus familiares.
“A mastectomia, parcial ou total, afeta a autoestima da pessoa, muitas vezes já abalada pelo tratamento em si e pelos efeitos colaterais provocados pelas quimioterapias. Os efeitos da mastectomia abalam a relação das pessoas com o próprio corpo e seus relacionamentos afetivos”, declarou a vereadora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.