Notícias



Crefito, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados na Câmara

Sessão Solene reconheceu trabalho do conselho pelas categorias e destacou atuação dos profissionais durante pandemia

2844


Na noite de quarta-feira (5), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), foi homenageado com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene realizada na Câmara.

 

A honraria foi uma proposta do vereador Alcindo Sabino (PT), como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo conselho em prol dos profissionais, conforme Decreto Legislativo nº 1.218/2024.

 

O evento, que reuniu dezenas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, também contou com a presença de Raphael Martins Ferris, presidente da atual gestão do Crefito-3; Luiz Armando Garlippe, gerente do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”; representantes dos cursos de Fisioterapia da Universidade de Araraquara (Uniara) e Universidade Paulista (Unip), além de profissionais que atuam em hospitais públicos e particulares da cidade e região.

 

“É uma honra muito grande estar homenageando não só o Crefito, mas, por meio dele, todos os profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. É imprescindível que a gente agradeça sempre e nunca se esqueça do que vocês fizeram durante a pandemia”, destacou Alcindo, valorizando o trabalho da categoria realizado durante os últimos anos.

 

Rodrigo Pires de Souza, delegado do Crefito-3 em Araraquara, compartilhou o mesmo sentimento, ressaltando o esforço dos colegas de profissão em um dos momentos mais desafiadores da saúde mundial. “Desde o início da pandemia, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sempre se mantiveram unidos e confiantes para salvar vidas, dividindo tarefas e responsabilidades em suas áreas de atuação. Hoje chegou a hora de dividirmos a homenagem pelos triunfos alcançados.”

 

Além de lembrar o trabalho exaustivo dos profissionais na pandemia, que muitas vezes os fizeram passar longos períodos longe dos familiares, Marcel Yoshiaki Yamada, que também é delegado do conselho no município, falou da participação do órgão em defesa dos trabalhadores que atuavam na linha de frente no combate à doença.

 

“Em 2021, o Crefito implementou um comitê de crise, quando os agentes visitaram todos os hospitais do estado de São Paulo e eu tive a honra de conhecer vários responsáveis técnicos, que hoje estão aqui. Visitei todos os hospitais da região e vi condições muito precárias”, recordou Yamada.

 

Grato pela homenagem recebida na Casa de Leis, Ferris admite que as lutas dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por condições dignas de trabalho continuam depois da pandemia e que o bom relacionamento com o poder público é essencial nesse contexto. “É importante construirmos políticas de forma responsável, com parlamentares responsáveis, para que nosso direito e nossa prerrogativa avancem.”

 

Ao final do discurso, o presidente do Crefito ainda homenageou as categorias pelos trabalhos executados durante a pandemia com a entrega de moções de agradecimento para equipes de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, do Hospital de Campanha e Solidariedade de Araraquara e da Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Fungota), do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, do Hospital São Paulo Unimed de Araraquara, Hospital e Maternidade Hapvida Araraquara, além do curso de Fisioterapia da Unip e profissionais de clínicas.

 

O evento foi transmitido ao vivo no canal 17 da rede a cabo Net/Claro, e está disponível na íntegra no YouTube e Facebook ou durante a programação da TV Câmara.

 

Conheça o Crefito

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ou, simplesmente, Crefito, foi criado em 1975, seis anos após as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional serem oficialmente reconhecidas no Brasil.

 

Submetido ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o órgão tem atuação geograficamente delimitada e está dividido em 18 regiões, sendo o estado de São Paulo pertencente à terceira região.

 

O Crefito tem entre suas atribuições fiscalizar a atividade profissional e também atuar como Tribunal Regional de Ética, responsável por processar e tomar decisões em situações diversas. Além disso, fornece ao Coffito informações regionais sobre melhorias e adaptações que podem ser realizadas.

 

Atualmente, Araraquara tem mais de 800 profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional registrados, atuando em clínicas, hospitais e demais estabelecimentos ligados à área da saúde e bem-estar. A cidade também conta com duas universidades que oferecem aos alunos cursos de Fisioterapia, Uniara e Unip.


Publicado em: 06 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...



Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

22 de junho de 2026

A Praça do Campo, no Jardim Iedda, está com mato alto e erosão próximo ao alambrado, desgaste no solo e aspecto de abandono. Por causa dessa situação, moradores da região procuraram o vereador Cris...



Exemplo para moradores do Jardim Aclimação, Ovídio Rodrigues recebe Título de Cidadão Araraquarense

19 de junho de 2026

Ovídio Rodrigues é uma inspiração para os moradores da região do Jardim Aclimação. Com 90 anos de idade, por iniciativa própria e com suas ferramentas, ele assumiu a missão de cuidar dos espaços pú...



Frente Parlamentar solicita informações sobre população em situação de rua em Araraquara

19 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar sobre Pessoas em Situação de Rua pede informações sobre a população em situ...



Agenda Cultural – 19/06

19 de junho de 2026

Literatura Participe de uma oficina especial na Feira de Troca e aprenda, na prática, como reparar e restaurar livros, prolongando a vida de histórias que merecem ser preservadas. Além de adotar h...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!