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Informações sobre a Santa Casa de Araraquara são solicitadas em requerimentos

Documentos do vereador Balda (Novo) questionam detalhes sobre contratos e convênios do hospital e sobre obras de reforma e ampliação do prédio

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Dois requerimentos de autoria do vereador Balda (Novo) solicitam informações sobre o funcionamento da Santa Casa de Araraquara.

Um dos documentos questiona:

  • A existência de contratos ou convênios vigentes entre a Santa Casa e empresas privadas ou públicas para a prestação de serviços de saúde, com solicitação de cópias dos contratos, caso existam;
  • Quem é responsável pela gerência e gestão de serviços e pessoal na área da saúde, além da administração das ações e serviços, e se há terceirização dessas funções;
  • O número de funcionários concursados do hospital, com a especificação de cargos e funções.

“Uma das nossas principais preocupações é entender como se dão os contratos e convênios entre a Santa Casa e empresas privadas. Queremos saber se existem contratos vigentes, quais empresas estão envolvidas, quais são os valores e, principalmente, se tudo está sendo feito dentro das normas legais e dos princípios do SUS”, afirma Balda.

O outro requerimento busca informações sobre as obras de reforma e ampliação do prédio da Santa Casa, incluindo:

  • A relação de todas as compras diretas realizadas pela Santa Casa desde o início da reforma e ampliação em questão;
  • Se é realizada a estimativa de despesa;
  • Quem são os agentes de contratação ou se existe comissão de contratação na Santa Casa;
  • Qual órgão é responsável pela governança das contratações e licitações de serviços e compra de materiais;
  • Se ocorreu a implementação de processos e estruturas necessários para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos;
  • Quais as medidas tomadas pela gestão administrativa da Santa Casa no sentido de atender o interesse público nas contratações (serviços/bens), de modo a reduzir a vulnerabilidade de seus processos à corrupção;
  • Quais os procedimentos adotados para prevenir a violação dos padrões de integridade na contratação de serviços ou aquisição de bens;
  • Quais são as diretrizes adotadas pela Santa Casa para realização de compras, obras, serviços de engenharia e serviços em geral, além de especificar quais as modalidades de licitação utilizadas;
  • Se, nos casos de dispensa de licitação (contratação direta), eles foram precedidos de previsão em Plano de Contratações Anual (PCA);
  • Se são realizados Estudo Técnico Preliminar (ETP), termo de referência (TR) e projeto básico (PB), nos quais são definidos elementos como a necessidade da contratação, os requisitos da contratação, a forma de seleção do fornecedor, o modelo de execução do objeto e o modelo de gestão do futuro contrato;
  • Se as dispensas de licitação por valor são precedidas de divulgação de aviso em sítio eletrônico oficial, pelo prazo mínimo de três dias úteis, com a especificação do objeto pretendido e com a manifestação de interesse da Administração em obter propostas adicionais de eventuais interessados.

“A reforma e a ampliação da Santa Casa são custeadas com verbas públicas, o que significa que devem obedecer às regras da Lei de Licitações, garantindo a correta aplicação dos recursos. Nosso requerimento busca informações sobre como essas contratações foram realizadas e se houve respeito aos princípios legais. A fiscalização dos gastos públicos é um direito da população e um dever nosso, como representantes do povo”, explica o vereador.


Publicado em: 31 de janeiro de 2025

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Categoria: Câmara

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