896
No dia 7 de dezembro, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento nº 1.138/2021, pedindo ao Executivo informações sobre o que tem sido feito para melhorar a posição de Araraquara no ranking do Programa Município VerdeAzul.
O parlamentar explicava que o Programa é emissor de metas e projetos da área ambiental nos municípios do estado de São Paulo, e que a cidade sofreu uma grande queda no ranking desde 2019, deixando de receber o selo de certificação por não atingir o mínimo de 80 pontos, o reconhecimento da gestão ambiental e a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Angeli finalizava afirmando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade já retomou suas atividades e está trabalhando com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Sendo assim, aguardava respostas sobre as iniciativas para o Programa. “Queremos planejamento público para que, além de melhorar a qualidade de vida e de preservação do meio ambiente em Araraquara, o município volte a ser referência e ter recursos provindos desses fundos específicos”, afirmou no documento.
Em resposta, o gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Teodoro, informou que o prefeito Edinho Silva (PT) sancionou, no dia 7 de janeiro do ano passado, a Lei nº 10.110/2021, que dispõe sobre a organização das estruturas administrativas e hierárquica da Prefeitura no âmbito municipal de Araraquara, criando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “O artigo 50 da referida lei define as competências da Secretaria, e o artigo 51 apresenta a estrutura hierárquica e organizacional.”
Teodoro explica que as coordenadorias e gerências estão trabalhando em consonância com o proposto nas 10 Diretivas do Programa Município VerdeAzul. “Para alcançarmos o objetivo da certificação do programa, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, criou um Grupo de Trabalho (GT), que foi instituído por meio da Portaria nº 27.324, assinada pelo prefeito Edinho no dia 23 de abril de 2021.”
O gerente encerra detalhando que os técnicos escolhidos participaram de todos os treinamentos e reuniões realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo voltadas ao Programa VerdeAzul.
Para Angeli, a movimentação é satisfatória, mas são necessárias metas mais objetivas. “Precisamos de um plano claro e eficiente para alcançarmos o objetivo que queremos, para que, assim, a cidade se torne referência novamente em preservação do meio ambiente e possa obter recursos financeiros de aporte para investimentos em Araraquara”, explica e finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (7), Márcia Aparecida Ovejaneda Lia – a deputada estadual Márcia Lia (PT) – recebeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” 2025, no Plen...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede serviços de reparos gerais da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabe...
No dia 3 de julho, o vereador Marcão da Saúde (MDB) enviou a Indicação nº 3188/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma cobertura metálica e de assentos na área externa da Unidade de Saúd...
A paralisação da obra da ponte entre os bairros Maria Luiza III e Jardim Aclimação tem gerado transtornos aos moradores da região. Por isso, o vereador Marcelinho (Progressistas) enviou o Requerime...
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.