Notícias



Melhorias em pontilhão no Parque Alvorada dependem de orçamento

Local é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, causando insegurança a motoristas e pedestres, de acordo com o vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Amanda Rocha/A CidadeON

1821


No fim de julho deste ano, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um documento, questionando a Prefeitura sobre o pontilhão próximo à antiga fábrica da Nestlé, localizado no cruzamento entre as ruas Matheus de Nóbile e Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Alvorada.
“Considerando a importância de uma infraestrutura viária segura e adequada para o trânsito de veículos e pedestres em Araraquara e que o antigo pontilhão é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, apresentando limitações de espaço, onde dois carros não conseguem passar simultaneamente, além de não contar com um local seguro para o trânsito de pedestres, requisito informações sobre o local mencionado”, afirma o parlamentar.
No documento, Angeli observa ainda que em dias de chuva o local frequentemente fica alagado, agravando as condições de segurança para motoristas e pedestres.
Diante dos fatos expostos, o vereador pergunta se existem planos ou projetos para a reestruturação ou ampliação do pontilhão, de modo a permitir a passagem segura de dois carros simultaneamente e a inclusão de uma via segura para pedestres. Ele questiona também a respeito de medidas tomadas para melhorar a drenagem no local e prevenir alagamentos, especialmente durante dias de chuva, e se existe cronograma previsto para a execução de melhorias no pontilhão. Em caso afirmativo, o parlamentar solicita cópia do calendário do serviço a ser prestado.
Na resposta, o gerente de Drenagens, Marcos Oliveira, informou que existe a previsão de implantação de novas bocas de lobo para melhorar a drenagem existente sob o pontilhão da Nestlé e que essa obra será executada com contribuição da empresa MRV, responsável pelo condomínio de apartamentos na Avenida Mário Zampieri, com possível conclusão até a finalização do empreendimento.
A respeito da passagem sob a linha férrea, o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que o local apresenta problema de operação de trânsito devido à impossibilidade de mão dupla no trecho.
“A solução encontrada para resolver essa questão foi a abertura de passagem em nível pela ferrovia desativada no final da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, interligando com a Avenida Mario Zampieri pela Vila Renata, conforme croqui apresentado no documento.
Ele acrescentou que o custo dessa intervenção é estimado em torno de R$ 400 mil, considerando-se o trecho a ser pavimentado e o recapeamento do entorno. “A implantação dessa melhoria depende de disponibilidade orçamentária, motivo pelo qual o serviço ainda não foi realizado.”
Para o vereador, "conseguir a liberação do orçamento para viabilizar essas melhorias é uma necessidade urgente. Com o crescimento acelerado dos bairros e a chegada de novos empreendimentos na região, o pontilhão se torna um ponto crítico que, sem as devidas intervenções, poderá agravar ainda mais o fluxo já caótico de veículos e pedestres, colocando em risco a segurança de todos. Garantir uma infraestrutura adequada agora é essencial para evitar problemas maiores no futuro e promover uma mobilidade urbana eficiente".
 
 
 


Publicado em: 24 de outubro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cras do Parque das Hortências precisa de melhorias nas áreas externa e interna

18 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede melhorias nas áreas externa e interna do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado...



Requerimento solicita informações sobre a gestão do Fundo Municipal do Meio Ambiente em 2025

18 de dezembro de 2025

A gestão e utilização dos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente em 2025 é tema do Requerimento nº 2244/2025, enviado pelo vereador Alcindo Sabino (PT) à Prefeitura.   No documento, o parla...



Via do Yolanda Ópice necessita de recape

18 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), aponta a necessidade de realização de recape em toda a extensão da Avenida Augusto Munhoz Pe...



Galerias de águas pluviais podem solucionar alagamentos em avenida no Jardim Yolanda Ópice

18 de dezembro de 2025

A implantação de galerias de águas pluviais na avenida Domingos de Nóbile, no bairro Jardim Yolanda Ópice, foi a sugestão enviada à Prefeitura por meio da Indicação nº 5087/2025, de autoria do vere...



Documentos pedem melhoria em sinalização de trânsito na região da ponte do Botânico

17 de dezembro de 2025

Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...



Interdição (até 19/12)

17 de dezembro de 2025

Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!