Notícias



Melhorias em pontilhão no Parque Alvorada dependem de orçamento

Local é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, causando insegurança a motoristas e pedestres, de acordo com o vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Amanda Rocha/A CidadeON

2071


No fim de julho deste ano, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um documento, questionando a Prefeitura sobre o pontilhão próximo à antiga fábrica da Nestlé, localizado no cruzamento entre as ruas Matheus de Nóbile e Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Alvorada.
“Considerando a importância de uma infraestrutura viária segura e adequada para o trânsito de veículos e pedestres em Araraquara e que o antigo pontilhão é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, apresentando limitações de espaço, onde dois carros não conseguem passar simultaneamente, além de não contar com um local seguro para o trânsito de pedestres, requisito informações sobre o local mencionado”, afirma o parlamentar.
No documento, Angeli observa ainda que em dias de chuva o local frequentemente fica alagado, agravando as condições de segurança para motoristas e pedestres.
Diante dos fatos expostos, o vereador pergunta se existem planos ou projetos para a reestruturação ou ampliação do pontilhão, de modo a permitir a passagem segura de dois carros simultaneamente e a inclusão de uma via segura para pedestres. Ele questiona também a respeito de medidas tomadas para melhorar a drenagem no local e prevenir alagamentos, especialmente durante dias de chuva, e se existe cronograma previsto para a execução de melhorias no pontilhão. Em caso afirmativo, o parlamentar solicita cópia do calendário do serviço a ser prestado.
Na resposta, o gerente de Drenagens, Marcos Oliveira, informou que existe a previsão de implantação de novas bocas de lobo para melhorar a drenagem existente sob o pontilhão da Nestlé e que essa obra será executada com contribuição da empresa MRV, responsável pelo condomínio de apartamentos na Avenida Mário Zampieri, com possível conclusão até a finalização do empreendimento.
A respeito da passagem sob a linha férrea, o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que o local apresenta problema de operação de trânsito devido à impossibilidade de mão dupla no trecho.
“A solução encontrada para resolver essa questão foi a abertura de passagem em nível pela ferrovia desativada no final da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, interligando com a Avenida Mario Zampieri pela Vila Renata, conforme croqui apresentado no documento.
Ele acrescentou que o custo dessa intervenção é estimado em torno de R$ 400 mil, considerando-se o trecho a ser pavimentado e o recapeamento do entorno. “A implantação dessa melhoria depende de disponibilidade orçamentária, motivo pelo qual o serviço ainda não foi realizado.”
Para o vereador, "conseguir a liberação do orçamento para viabilizar essas melhorias é uma necessidade urgente. Com o crescimento acelerado dos bairros e a chegada de novos empreendimentos na região, o pontilhão se torna um ponto crítico que, sem as devidas intervenções, poderá agravar ainda mais o fluxo já caótico de veículos e pedestres, colocando em risco a segurança de todos. Garantir uma infraestrutura adequada agora é essencial para evitar problemas maiores no futuro e promover uma mobilidade urbana eficiente".
 
 
 


Publicado em: 24 de outubro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Negocia Araraquara (Até 28/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...



Semana dos Compositores

05 de fevereiro de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...



3º Concurso de Marchinhas

05 de fevereiro de 2026

Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...



Áreas de risco

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...



Vacinação - dengue (05/02)

05 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...



Projeto aprovado pela Câmara prevê botão do pânico nas unidades de saúde

05 de fevereiro de 2026

Com previsão de implementação de dispositivos eletrônicos de segurança nas unidades básicas de saúde, como o botão do pânico, o Programa Municipal de Proteção e Segurança para os Profissionais da S...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!