6859
Em 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. Por isso, o Legislativo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou uma ação no Parque Natural Municipal do Basalto. Batizado de “Plantando com o Legislativo”, o evento promoveu o plantio de 21 mudas de árvores frutíferas pelos vereadores e por representantes do Executivo.
O principal objetivo é conscientizar e sensibilizar a população e os poderes Legislativo e Executivo sobre a importância da preservação, da proteção e do plantio de árvores para o enfrentamento das mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o mundo.
A atividade envolve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos) e 15 (proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade) e estão entre as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, pontuou que as árvores são as maiores aliadas para vencer o efeito estufa e eventos climáticos extremos, contribuindo para um planeta mais saudável. “A realização do evento foi uma demanda do [vereador e vice-presidente da Câmara, Aluisio] Boi e que vimos como de extrema importância. As mudanças climáticas podem comprometer a sobrevivência das espécies”, explicou, destacando algumas ações da pasta.
Para o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), “a árvore é um símbolo muito gratificante, dependemos das árvores. Uma simples árvore muda significativamente o ambiente. Temos que cuidar dessas árvores, ver crescer. Proponho daqui a um mês virmos molhar essas árvores”.
Já a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, que na ocasião representou o prefeito Edinho Silva (PT), “é uma alegria ter o Parque do Basalto. São 10 mil pessoas passando por aqui por mês e crianças que são educadas para o cuidado com o meio ambiente. O efeito que a mudança climática está causando no mundo acaba desmarcando as estações do ano. O homem não está respeitando e a natureza está respondendo à falta de cuidado. Estamos plantando para poder cuidar melhor, para não esquecermos de que precisamos do meio ambiente. Temos que construir hoje assim como vem fazendo a Secretaria de Meio Ambiente na cidade. Esse ato é extremamente importante”.
O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), enfatizou que “hoje vivemos um momento que simboliza nosso compromisso, nossa união em prol da preservação ambiental. As árvores são essenciais para a vida no planeta”.
Também participaram do evento a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Aluisio Boi (MDB) – vice-presidente, Hugo Adorno (Republicanos) – 1º secretário, Emanoel Sponton (Progressistas) – 2º secretário, Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB) e Rafael de Angeli (PSDB).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.