Publicado por: Foto: Divulgação
753
Feiras
Nesta sexta-feira (14), tem GiraFeira na Praça da Independência, das 17 às 22 horas, com samba do Mestre Irá. No sábado (15), acontece a Feira Pets & Veg no Parque Infantil, das 10 às 19 horas, e o Arraiá da Solidariedade no campo de futebol do Hortênsias, das 19 às 23 horas.
Já no domingo (16) é a vez do Encontro de Brechós na Praça Pedro de Toledo, feira do coletivo Quem Garimpa Acha, das 15 às 22 horas. Além dos expositores, haverá Samba com Eloi Brito, Oficina de Forró com Guilherme Fonseca e um “caça-vales” com premiação para quem encontrar os tíquetes espalhados pela praça.
Araraquara Rock
Nesta sexta-feira (14), tem início mais uma edição do festival com o show da Tuatha de Danann, no Sesc, a partir das 20 horas. A banda de Varginha (MG) foi fundada em 1994 e é tida como uma das principais bandas brasileiras de heavy metal. É conhecida por mesclar a magia da cultura e da musicalidade celta com elementos da música brasileira e por ser a pioneira do folk metal no Brasil, estando ativa quase 30 anos após sua fundação. É pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A programação continua no final de semana no Teatro de Arena, no Melhado. No sábado (15), a partir das 17 horas, se apresentam Umbral, Kill for Nothing, Toxic Death, Corréra, Rotborn, Eskröta e Project46. Já no domingo (16), a partir das 16h30, Unrealism, Ananda Canta Rita Lee, Pluggit, Der Baum, Jimmy & Rats, John Wayne e Allen Key.
Aprender
O Sesc apresenta a segunda semana do festival de aprender Festa! A programação é gratuita e é necessário se atentar aos horários de distribuição das senhas, sempre 30 minutos antes do início da atividade. No sábado (15) e no domingo (16), das 10h30 às 13h30, e das 14h30 às 17h30, tem Planadores de Caminhada, com Mestre Kami. O Planadores de Caminhada são confeccionados em finas folhas de isopor que se mantêm em voo constante por meio do fluxo de ar formado pela movimentação de uma placa de papelão. Os participantes aprenderão a cortar, confeccionar diferentes modelos e pilotar os planadores em situações desafiadoras.
Nos dois dias, das 10h30 às 12h, e das 14h às 15h30, Koinobori, com Carolina Aya Kannami Yamaki. Tradicionalmente durante o “kodomo no hi”, dia para comemorar a felicidade das crianças, costuma-se hastear o koinobori – flâmulas em formato de carpas – como um pedido para que as crianças sejam corajosas e tenham sucesso. Inspirada na tradição japonesa, os participantes da oficina confeccionam sua versão do koinobori em papel.
Em Vivenciando o Taikô, com Nishô Wadaiko, o público é convidado a experimentar a sonoridade dos tambores japoneses através de seus toques e ritmos característicos. No sábado (15), das 11h30 às 13h.
A designer de moda e pesquisadora Kiri Miyazaki apresenta a oficina Tingimento Natural com Índigo, processo que leva 365 dias para ficar pronto e que em uma tina marrom revela o azul. Este processo tradicional japonês da região de Tokushima poderá ser vivenciado nesta atividade. Sábado (15) e domingo (16), das 13 às 17 horas, no Espaço Curumim. Não recomendado para menores de 16 anos. As inscrições estão disponíveis no site do Sesc.
A partir de uma técnica para prensar (oshi) e secar flores (bana), serão elaborados arranjos em um processo criativo sereno e cuidadoso. Oshibana, com Emi Imai, no Espaço de Tecnologia e Artes. No sábado (15) e no domingo (16), das 15 às 17 horas.
Shamisen é um instrumento musical japonês, com três cordas, cuja caixa de ressonância tem um tampo de couro, que passou a ocupar o lugar do biwa (antiga balalaica japonesa) nas músicas narrativas pelo seu som mais potente. Construção de Shamisen, com Vinicius Sadao e Tsukasa Kaito, no domingo (16), das 10h30 às 11h30. Atividade demonstrativa. Na sequência, das 11h30 às 12h30, Apresentação de Shamisen, uma performance musical que apresenta o tradicional instrumento japonês. Com acordes habilidosamente dedilhados e ritmos pulsantes, a apresentação transmite uma ampla gama de emoções e oferece uma apreciação profunda e inspiradora da música japonesa e de sua história. Já das 12h30 às 13h30, Prática Musical de Shamisen.
‘Julho das Pretas’
No sábado (15), às 14 horas, o espaço Quilombo Rosa, no Valle Verde, receberá a oficina com debate “Confecção de bonecas negras: histórias de resistência e autoestima”, com a arte-educadora Fátima Barbosa. O debate terá mediação da coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, e da coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima. O Quilombo Rosa fica na Avenida Lázaro Machado, 1150, no Valle Verde.
Já na segunda-feira (17), às 19 horas, no Centro de Referência da Mulher, tem Café das Pretas, com o debate “Enegrecer as ações de enfrentamento e atendimento”.
Gastronomia
A oficina “Hora de cozinhar!” tem como objetivo proporcionar um momento de convívio entre a família, de maneira que as receitas preparadas por ela estimulem a prática de uma alimentação saudável. É no sábado (15), no Sesc, das 14h às 15h30, com Larissa Lázari. Grátis, mas as vagas são limitadas, com retirada de senhas na Central de Atendimento, com 30 minutos de antecedência.
Infantil
Helena Black, a drag queen que viaja o mundo colhendo histórias, conta suas aventuras no continente africano junto com seu novo amigo: o Menino Akin. Um garoto curioso, muito esperto e cheio de histórias para contar. “As Viagens do Menino Akin”, no sábado (15), às 16 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.
Dança
O Sesc traz no sábado (15), a partir das 17 horas, uma apresentação de Ballet com participantes cegas do projeto iniciado em 1995 e desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini, que hoje é reconhecido como um método pioneiro de ensino da técnica do Ballet Clássico a pessoas com deficiência visual.
Em Desbunde Geral, com Coletivo Desvelo, os artistas são acompanhados por uma musicalidade ritmada que gera em seus corpos possibilidades de diálogo com a rua e com o seu entorno. Dentro das referências artísticas que envolvem o coletivo, as releituras partem da pesquisa de linguagem de forma transversal englobando as danças contemporâneas afro-brasileiras e os elementos do Vogue recriando uma estética específica para a cena da dança. No domingo (16), a partir das 16 horas.
As apresentações acontecem no Parque Aquático, dentro do projeto Parque de Inverno. Grátis e sem retirada de ingressos.
Teatro
No sábado (15), às 20 horas, no Teatro do Sesi, tem apresentação da peça Ser Tão de Origem. A entrada é gratuita e pode ser obtida antecipadamente pelo site. O enredo acontece durante uma reunião da Comissão do Marco Histórico, na qual todos os cidadãos presentes deverão escolher a versão oficial sobre a fundação da cidade. As histórias das possíveis fundações são tiradas das gavetas de uma árvore-arquivo, em um jogo permeado por músicas tocadas e cantadas ao vivo pelos próprios atores.
Exposição
Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes, tanto na teoria, como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até domingo (16), no Sesc, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: agendamento.araraquara@sescsp.org.br e pelo telefone: (16) 3301-7528.
‘Ruas de Lazer’
No domingo (16), das 10 às 13 horas, na Emef “Olga Ferreira Campos”, localizada na Avenida Rômulo Lupo, 775, no Jardim Universal, receberá a sexta edição do projeto “Ruas de Lazer”, um evento que integra o programa “Prefeitura nos Bairros”, com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. Sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região, é realizada essa ação social que oferece atividades gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família. O encontro terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de yoga com os professores do programa Saúde na Praça. Haverá também uma apresentação do grupo de capoeira das Oficinas Culturais Municipais.
Choro das Águas
No domingo (16), às 16 horas, acontece mais uma edição do Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, com Feira de Artesanato, recreação infantil e apresentação musical de piano “Love Songs”, às 18 horas, com Paulo Melocro.
Oficina
A Juventude faz o Som, com Jefferson Scratchj, DJ e produtor cultural, imagina um setup de DJ completo para aprender a manipular e tocar, incluindo bateria eletrônica, controladora e toca discos de vinil. De terça-feira (18) a sexta-feira (21), das 18 às 21 horas, no Parque Aquático do Sesc.
Música
Sons da Índia, com Musical Manifesto Parma e Nicoli, um concerto multicultural, contando através das notas, instrumentos e sonoridades a viagem que fizeram por 20 países, tendo a música como linguagem universal dos encontros. É na quarta-feira (19), a partir das 17 horas, no Parque Aquático do Sesc.
Jovens
A Oficina Toy Art, com Thiago Kiddy, artista e produtor cultural, apresenta a criação de personagens utilizando materiais e técnicas diversas, a partir da apresentação do universo do Toy Art. Quarta-feira (19) e quinta-feira (20), no Espaço Curumim do Sesc, das 18h30 às 19h30 e das 20 às 21 horas.
Cinema
No sábado (15), acontece a primeira sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. Ela vai acontecer no Shopping Lupo, no Cine Lupo, às 14h30, com exibição do filme “Elementos”. É solicitado que seja apresentada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ou laudo que comprove a deficiência. O ingresso é grátis para as pessoas com deficiência e os acompanhantes pagam meia-entrada.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- A Pequena Sereia
- Elementos
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
- Indiana Jones e a Relíquia do Destino
- Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
- O Portal Secreto
- Os Aventureiros: A Origem
- Perdida
- Sobrenatural – A Porta Vermelha
- The Flash
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):
- Elementos
- Missão Impossível 7 Acerto de Contas – Parte Um
- Os Aventureiros – A Origem
- Sobrenatural – A Porta Vermelha
- Ruby Marinho Monstro Adolescente
- A Pequena Sereia
- Perdida
- The Flash
- Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.