Publicado por: Foto: Camilla Godoy
731
Feiras
Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedores da economia criativa, com opções para presentear e preços acessíveis. Arte, culinária, música, artesanato e brechó estão garantidos para o público.
No sábado (27), das 10 às 19 horas, a Feira Tô em Casa, em sua 79ª edição, movimenta o Parque Infantil, no Centro, reunindo empreendedores e artesãos, com uma diversidade de produtos do artesanato local. Decoração, culinária, beleza, brinquedos, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia estão na programação.
Ainda no sábado, das 10 às 17 horas, em celebração ao Dia do Ferroviário, o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, na antiga Estação Ferroviária, apresenta feira de artesanato, exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho com Pedro Luiz Freitas e convidados (15h15), e modas de viola com os músicos do projeto Viola na Praça (11h30), Perci e Zinha, Romanito, Lavínia Linda e Gianini da Viola, Tião do Ouro e Amigos e Fernanda Freitas Violeira.
Toda a programação é gratuita.
Música
Acompanhada pelos renomados músicos Rafael Toledo (bateria), Vitor Casagrande (bandolim e cavaco) e Guilherme Girardi (violão 7 cordas), a cantora Ana Lessa apresenta Mourão, com canções expressando alegria, amor, tristeza, agressividade e afeto. Em um grande enredo, o espetáculo conduz o público de uma música a outra por recortes de textos e poemas, construindo um discurso único. Nesta sexta-feira (26), às 20 horas, no Sesc. Grátis.
Dança
O Dia Internacional da Dança será celebrado neste final de semana, com espetáculos gratuitos no Teatro Municipal. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início das apresentações (até 2 ingressos por pessoa).
No sábado (27), às 20 horas, será apresentado o espetáculo “Escarcéu”, com a Cia. Etra de Dança. Já no domingo (28), duas apresentações estão na programação, às 16 e às 19 horas, com apresentações de artistas, escolas, grupos e projetos de dança de Araraquara.
Ainda no sábado, às 9 horas, uma aula inaugural da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), denominada “Principia a alvorada”, abre a programação, destinada especialmente aos familiares dos alunos.
Crianças
Um encontro com a poesia por meio de curtos poemas e versos selecionados, ditos ao pé do ouvido e sonorizados com pequenos instrumentos musicais: flauta doce, caxixi, apitos de pássaros, pau d’agua, caixinhas de música entre outros. Tenda Sonora – Escutas Poéticas, com Andrea Lopes e Renata Roman, sábado (27), às 14 horas, e domingo (28), às 10 e às 14 horas, no Espaço de Brincar do Sesc. Entrega de senhas no local 30 minutos antes da atividade.
Teatro
Babu e Zuri, netos da mesma avó, inventam brincadeiras e canções enquanto recontam, a seu modo, as histórias que a avó contou, em algum outro dia e lugar. Ilu Okan – O Que Minha Avó Contou, com Grupo Trança Malaika, no sábado (27), às 16 horas, no Sesc.
+ Música
O grupo Body and Soul celebra a música da cantora e compositora Amy Winehouse, falecida em 2011, com show que executa na íntegra o icônico disco da artista inglesa, Back to Black, lançado em 2006. Vencedor de cinco prêmios Grammy, o álbum foi eleito pelo jornal The Guardian como melhor disco do século 21. Back to Black revelou ao mundo o talento singular de Amy Winehouse como compositora, cantora e performer, colocando no panteão da música pop canções como Rehab, You Know I’m No Good, Back to Black e Tears Dry on Their Own. O Body and Soul é formado pela jovem cantora Nil Guimarães e pelos experientes músicos Duda Lazarini (bateria), Carlito Rodrigues (baixo), Celso Lopes (guitarra), Leandro Cunha (piano), Marcelo Toledo (sax) e Manga Morais (trompete). O grupo apresenta o clássico álbum com muita energia e alma, com arranjos inventivos, mesclando a criatividade do jazz, o espírito do soul e a força do rock. No sábado (27), às 20 horas, no Sesi.
+ Teatro
Não estávamos todos nus, não cultuávamos os mesmos deuses, não falávamos as mesmas línguas, porque reagiríamos todos iguais ao nos oferecerem um espelhinho? O corpo é terra mas também pode ser caravela. Em Contraxawara, o ano é 2024, mas poderia ser 1492. O colonizador tem a chance de se rever no espelho que abandonou e descobrir se o próprio reflexo é igual ao de todos os outros que vieram dentro das Caravelas que são. Contra Xawara – Deus das Doenças ou Troca Injusta, com Juão Nyn, no sábado (27), às 20 horas, no Sesc.
Choro dos Águas
Domingo (28) tem Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, das 16 às 20 horas, com Feira de Artesanato (16 horas), oficina de chocalho, com Eduardo Marçal (17 horas) e apresentação da banda Lucy e os Astronautas (18 horas). Grátis.
E + Música
Formada em 2007, a banda Intranze segue na ativa, apesar do desafio de fazer rock no Brasil. Com influências variadas e sonoridade forte, a banda se destaca no cenário musical, com repertório influenciado por Strike, O Rappa, Charlie Brown e Red Hot Chilli Peppers. No domingo (28), às 16 horas, no Sesc. Grátis.
Araraquara Rock
Estão abertas as inscrições para o Araraquara Rock 2024. Realizado em julho, quando é celebrado o Dia Mundial do Rock, o evento chega a sua 22ª edição. As inscrições serão realizadas apenas pela internet até o dia 15 de maio, podendo se inscrever quaisquer bandas, em âmbito nacional e internacional, que trabalhem com material autoral. O link para o formulário de inscrição é o https://forms.gle/d6tLoGf6DqSHnS4i7.
Entre as necessidades para concluir a inscrição, os artistas devem disponibilizar informações obrigatórias, como release da banda, pôster da última apresentação ao vivo, um mínimo de três músicas autorais e suas respectivas letras para avaliação, entre outros.
Serão selecionadas oito bandas, através de notas atribuídas pela comissão de seleção, composta por cinco críticos musicais de Araraquara para seleção de bandas de fora da cidade e de cinco críticos musicais de fora de Araraquara para seletiva das bandas locais. Os critérios estabelecidos para pontuação envolvem qualidade musical e criatividade.
Entre as bandas selecionadas, quatro deverão vir da seletiva local, ou seja, de Araraquara. A organização considera “banda local” aquela que, entre seus componentes, tenha pelo menos 50% dos integrantes com residência comprovada em Araraquara. A premiação cultural será no valor de R$ 1 mil para as bandas vencedoras das seletivas locais e R$ 2 mil para bandas de fora de Araraquara.
As bandas que já foram vencedoras das últimas seletivas ficam impedidas de se inscreverem nesta edição; temas e letras que remetam a qualquer forma de preconceito ou intolerância não poderão participar do evento; ainda, as bandas classificadas se comprometem a apresentar, no dia do evento, um repertório que contenha no mínimo 90% de músicas autorais.
O resultado das seletivas será conhecido no dia 24 de maio. O edital completo da seleção pode ser consultado no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/editais-da-cultura/regulamento-para-inscricao-de-bandas-seletiva-araraquara-rock-2024). Informações gerais sobre o festival estão disponíveis na página oficial “Araraquara Rock" do Facebook, no Instagram e no site da Prefeitura. Dúvidas e esclarecimentos referentes ao edital devem ser encaminhados ao e-mail aqarock@gmail.com.
Cinema
Um homem recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ele começa a duvidar dos entes queridos, de sua própria mente e de sua realidade ao tentar compreender as mudanças que estão acontecendo em sua vida. Meu Pai, na terça-feira (30), às 20 horas, no Sesc. Grátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- Abigail
- Aumenta que é Rock ‘N Roll
- Evidências do Amor
- Férias Trocadas
- Garfield: Fora de Casa
- Godzilla e Kong: O Novo Império
- Guerra Civil
- Kung Fu Panda 4
- O Dublê
- Spy x Family – Código: Branco
- Ursinho Pooh – Sangue e Mel 2
- Vidente por Acidente
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):
- Abigail
- Evidências do Amor
- Garfield: Fora de Casa
- Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
- Guerra Civil
- Kung Fu Panda 4
- O Dublê
- Rivais
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na primeira Sessão Ordinária de 2025 e da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal. Recebeu p...
Procurado por trabalhadores que dependem do transporte público para chegar à região do Salto Grande, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou uma indicação pedindo ao Município a criação ou prolonga...
Depois de receber demanda de alguns agentes comunitários de saúde, que relataram sentir falta de um curso de capacitação sobre primeiros socorros, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indi...
Recentemente, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL), enviou ao Executivo uma indicação solicitando benfeitorias na Praça “Ana Brondino Leite”, localizada no Jardim Boa Vista II. No documento protoco...
A falta de iluminação ao longo da Avenida José Smith, no Parque Gramado, motivou a vereadora Maria Paula (PT) a protocolar uma Indicação, apresentando o problema à Prefeitura. Segundo a parlamenta...
Criado em 2008, como um benefício destinado aos servidores efetivos convocados a participarem das Campanhas de Vacinação promovidas, coordenadas ou executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.