Notícias



Alimentação saudável é discutida na Câmara Municipal



688


Dentro da programação da Semana de Alimentação Saudável, o Plenário da Câmara Municipal recebeu, na noite da quinta-feira (19), a palestra “Panorama e Ações da Frente Parlamentar Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Reforma Agrária”.

O debate foi aberto pelo vereador Roger Mendes (PP), autor da lei que criou a Semana, que destacou que “não tem como falar em alimentação saudável sem lembrar as questões sociais. Alimentação é um assunto muito sério e relevante”.

A coordenadora executiva de Agricultura, Silvani Silva, falou da importância de se discutir reforma agrária e meio ambiente nesta Semana. “Não temos a nossa soberania alimentar. Continuamos como o Brasil Colônia: produzindo alguns alimentos para fora, mas não para garantir a nossa segurança alimentar suficiente.”

Para o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, esse é um momento histórico para o município. “Essa semana foi muito discutida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que tomou posse em julho deste ano, com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, e ela é muito importante para que possamos, cada vez mais, fazer com que a população comece a se emponderar e ajudar a construir essa política pública que é tão fundamental nesse momento em que estamos vivendo.”

Coordenadora da Frente Parlamentar da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que “70% da nossa alimentação é produzida pela agricultura familiar. Infelizmente, as pessoas não têm a compreensão da importância da agricultura familiar, de debatermos agrotóxicos, e a dimensão do que significa destruir o nosso meio ambiente”.

Segundo o deputado federal Nilto Tatto, a padronização de alimentos trouxe consequências sérias para a saúde da população. “Comida é diversidade. O atual modelo de agricultura não permite isso. Alimentação não é isso que consumimos”, finalizou.

Também esteve presente na palestra o vereador Paulo Landim (PT).

A Semana ainda contará com uma programação até o dia 26 de outubro, confira:

20 de outubro – sexta-feira

- Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues – 9 às 11 horas – Palestra “Instrumentos e Mecanismos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional” com a professora Maria Rita Marques de Oliveira (Unesp Botucatu e Redesans)

- Centro de Referência Afro – 19 horas – A Influência da Cultura Alimentar dos Povos de Matriz Africana

 

21 de outubro – sábado

- Sesc Araraquara – Convivência Externa – Grátis

- 10h30 – Oficina “Que gosto tem? Salgados”

15 horas – Oficina “Que gosto tem? Doces”

Com a gastrônoma Larissa Lázari

Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

 

26 de outubro – quinta-feira

– 8 às 17 horas - I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável: “Da terra ao prato. Comida de Verdade”. Auditório da Etec Anna de Oliveira Ferraz.


Publicado em: 19 de outubro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cassação de mandato de vereador será votada em Sessão Extraordinária na segunda-feira (18)

11 de agosto de 2025

  Na próxima segunda-feira (18), às 10 horas, os vereadores votarão pela cassação do vereador Emanoel Sponton (Progressistas) ou pelo arquivamento do caso da denúncia de “rachadinha”. A votação oc...



Câmara promove Audiência Pública para debater IPTU progressivo em Araraquara

11 de agosto de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...



Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

11 de agosto de 2025

A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...



Inaugurado em 2023, espaço cultural carece de manutenção

11 de agosto de 2025

Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

11 de agosto de 2025

Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...



Prefeitura tem projeto de financiamento para o judô da Fundesport em Araraquara

11 de agosto de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!