Notícias



Ambulatório da Mulher já atendeu 1300 pacientes com diagnóstico de câncer de mama

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) recebeu informações da Prefeitura sobre o tratamento da doença no município

Publicado por: Foto: Reprodução/Google Street View

3218


Em outubro do ano passado, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) enviou o Requerimento nº 814/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre o tratamento do câncer de mama na rede pública municipal de saúde. No documento, o parlamentar questionou o tamanho da lista de espera para ultrassom mamário, a capacidade de atendimento e recursos disponíveis no município e se há um programa específico de conscientização e prevenção do câncer de mama.

Em resposta, encaminhada no dia 28 de outubro de 2023, o Executivo enviou a relação de 622 pessoas que estão aguardando o exame de ultrassom e destacou que os dados apresentados são gerados pelo sistema informatizado de regulação, contendo cadastro das pacientes, data de inserção, exame solicitado e status, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Já iniciamos o processo de mutirão de exames, incluindo os ultrassons mamários, através do Hospital de Retaguarda e recentemente no Instituto Médico de Araraquara (IMA), a fim de executar com a maior brevidade possível toda a demanda reprimida agravada pela pandemia”, frisou o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emilio.

Sobre os exames de mamografia, foi explicado que “não há fila de espera para os exames de mamografia de rastreamento, pois são disponibilizadas cerca de 800 vagas mensais, não gerando demanda reprimida”.

Emilio também afirmou que o Ambulatório de Atenção à Saúde Integral da Mulher (ASM) é a referência para o cuidado relacionado ao câncer de mama e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento às pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado. Atuam no local dois mastologistas, duas enfermeiras, sete técnicos de enfermagem, uma fisioterapeuta, um psicólogo e um gestor.

Além disso, foi explicado que, após o diagnóstico, dependendo do tipo do tumor, a paciente pode ser encaminhada ao Serviço de Oncologia para tratamento por quimioterapia ou receber indicação de cirurgia e permanecer em seguimento no serviço. Se o caso for cirúrgico, é realizado o agendamento do procedimento na Santa Casa de Araraquara, no prazo aproximado de 50 dias. Após todo o tratamento, as pacientes seguem em acompanhamento no referido ambulatório, realizando seus exames de controle anualmente.

“Temos 1.300 pacientes cadastradas desde a abertura do ambulatório, as quais foram acompanhadas pelo diagnóstico do câncer de mama. Realizamos uma média de 140 consultas por mês com o mastologista e 75 curativos de enfermagem por mês (não exclusivos de câncer de mama), sendo importante ressaltar que realizamos também curativos em lesões oncológicas avançadas, que não permitem cirurgia”, frisou Emilio.

Angeli também havia questionado o que poderia ser feito para melhorar o serviço de saúde, e o coordenador afirmou ser necessária apenas a contratação de mais um mastologista, a qual já foi solicitada, pois há um aumento considerável de casos novos, em comparação aos anos anteriores. “Estamos trabalhando também para a ampliação do agendamento de core-biopsy, isto é, punção da mama, vista a escassez de profissionais que realizam o procedimento. Existe ainda uma solicitação da equipe para compra de um aparelho de ultrassonografia, exclusivo para o ambulatório”, explicou o coordenador.

Em relação às atividades de prevenção do câncer de mama durante a campanha “Outubro Rosa”, o gestor informou que, todos os anos, são realizadas palestras de conscientização e prevenção, em parceria com empresas privadas, Câmara Municipal, escolas e outras instituições. “Realizamos também a distribuição de vagas de mamografia em praças e na frente da Prefeitura para todas as mulheres acima de 40 anos que nunca realizaram o exame, ou que não o fazem há mais de um ano.”

"Embora o Ambulatório da Mulher tenha feito um trabalho crucial atendendo pacientes com câncer de mama, é angustiante perceber a demora na realização de ultrassons. A contratação de mais um mastologista é imperativa para lidar com o crescente número de casos. É necessário agir rapidamente para garantir atendimento eficaz e acolhedor. Além disso, a expansão do agendamento de core-biopsy e a aquisição de um novo aparelho de ultrassonografia são passos cruciais para fortalecer a resposta ao câncer de mama, assegurando cuidados completos e efetivos", argumenta o vereador.


Publicado em: 19 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!