2049
O Plenário da Câmara recebeu, na noite de segunda-feira (14), a Audiência Pública “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores”. O debate foi proposto pelo vereador Michel Kary (PL), por meio do Requerimento 743/2025. O objetivo foi reunir representantes do Poder Público e artistas locais para discutir alternativas e estratégias para ampliar o acesso a editais, espaços de apresentação, capacitação e valorização do trabalho musical.
Além do vereador, compuseram a mesa a secretária municipal de cultura, Euzania Andrade; a presidente da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart), Renata Crespi; o secretário municipal de governo, Leandro Guidolin; e o músico Tiago Camargo, representando artistas de Araraquara. Também estiveram presentes a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Alcindo Sabino (PT), que, junto a Michel Kary, fazem parte da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara.
Ao longo das discussões, músicos e produtores apresentaram demandas do setor e comentaram sobre experiências e dificuldades enfrentadas nos bastidores do cenário musical da cidade. A principal demanda apontada foi a dificuldade em compreender os procedimentos relacionados à criação de projetos e à inscrição em editais de fomento à cultura.
“Existem músicos que não sabem montar projetos. Precisa ter um suporte para os músicos dentro da Secretaria de Cultura, porque existem músicos que não se inscrevem [em editais de fomento] porque não sabem”, comentou o produtor local Gilberto Pinheiro.
“Uma agenda contínua de capacitação permanente para todas as pessoas que queiram acessar os editais” foi a sugestão da vereadora Fabi Virgílio, que mencionou o Sebrae como possível parceiro para a realização de cursos.
A remuneração foi outra questão levantada pelos músicos presentes. Uma das sugestões foi priorizar artistas locais nas contratações de atrações para eventos, além de buscar estratégias de incentivo para que realizadores e proprietários de bares e casas de shows da cidade optem por músicos locais e ofereçam cachês compatíveis com o trabalho.
“Existe aqui no município um programa de apoio à cultura, que é um programa municipal e que também tem que passar por edital. A gente pode fortalecer esse programa para conseguir mais recursos por meio do ISS [Imposto sobre Serviços], que as empresas pagam para o município, ou pelo IPTU”, propôs Alcindo Sabino.
Músicos presentes abordaram, ainda, a necessidade de espaços e eventos em que tenham a oportunidade de se apresentar. Os artistas sugeriram utilizar espaços públicos, como praças, para realizar shows e festivais de música. Dessa forma, seria possível promover o lazer para moradores de diferentes localidades e incentivar o comércio.
Relembrando a própria experiência como proprietária de uma escola de ballet e as experiências similares às apresentadas pelos músicos, Renata Crespi apontou a relevância da união entre artistas. Segundo a presidente da Fundart, a organização do setor por meio da criação da Rede das Escolas de Dança de Araraquara (Radar) foi o que possibilitou a aquisição de recursos próprios e a realização de eventos conjuntos.
Retomando a importância de valorizar artistas locais, o vereador Michel Kary ressaltou a percepção da realização de eventos como investimento que traz retornos para a cidade. “Cada real investido na cultura reverte quatro vezes mais. Reverte com ambulante, com Uber, com hotel, com restaurante, com tudo. Evento movimenta. O artista movimenta”, disse.
Para ver e rever
A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e pode ser assistida na íntegra na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.