Publicado por: Foto: Prefeitura de Sonora
422
Após receber diversas reclamações em seu gabinete sobre a dificuldade das pessoas com deficiência e idosos de encontrarem vagas de estacionamento a eles destinadas, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) apresentou, em maio, um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre essas vagas.
No documento, o parlamentar destacava que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do total de vagas de estacionamento, 2% devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos. “Recebemos reclamações também sobre a troca de local das vagas”, apontou Angeli.
Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que, das 1.450 vagas de estacionamento rotativo, 60 são destinadas a pessoas com deficiência e 73 a idosos.
O chefe da pasta explica que frequentemente são analisadas as dificuldades e necessidades deste público para atendimento. “O atendimento acontece quando há ampliação do perímetro da Área Azul para atender às Resoluções do Contran e conforme recebemos solicitações da população e da Câmara Municipal.”
Carneiro detalha que são analisados alguns critérios técnicos e operacionais, mas principalmente a acessibilidade, comodidade e segurança, sem colocar em risco a integridade física da pessoa com deficiência ou o idoso. “Pesquisas formais não foram realizadas, porém, por meio das solicitações que a Secretaria recebe, percebe-se que há grande parte dos usuários que utilizam as vagas especiais e não há reclamações, pois normalmente são atendidos os pedidos que nos são encaminhados.”
Ele encerra dizendo que todos os pedidos recebidos pela Secretaria são analisados tecnicamente dentro dos critérios de segurança e acessibilidade e, se considerados viáveis, são atendidos.
"Continuaremos a acompanhar de perto essa situação, garantindo que as vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência atendam às necessidades reais de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para assegurar que essas vagas sejam acessíveis, bem localizadas e suficientes para atender a demanda, implementando todas as medidas necessárias de maneira transparente e mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações", completa Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na primeira Sessão Ordinária de 2025 e da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal. Recebeu p...
Procurado por trabalhadores que dependem do transporte público para chegar à região do Salto Grande, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou uma indicação pedindo ao Município a criação ou prolonga...
Depois de receber demanda de alguns agentes comunitários de saúde, que relataram sentir falta de um curso de capacitação sobre primeiros socorros, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indi...
Recentemente, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL), enviou ao Executivo uma indicação solicitando benfeitorias na Praça “Ana Brondino Leite”, localizada no Jardim Boa Vista II. No documento protoco...
A falta de iluminação ao longo da Avenida José Smith, no Parque Gramado, motivou a vereadora Maria Paula (PT) a protocolar uma Indicação, apresentando o problema à Prefeitura. Segundo a parlamenta...
Criado em 2008, como um benefício destinado aos servidores efetivos convocados a participarem das Campanhas de Vacinação promovidas, coordenadas ou executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.