Notícias



Araraquara conta com 133 vagas de estacionamento rotativo reservadas

Segundo a Secretaria de Trânsito, são 73 vagas para idosos e 60 para pessoas com deficiência

Publicado por: Foto: Prefeitura de Sonora

293


Após receber diversas reclamações em seu gabinete sobre a dificuldade das pessoas com deficiência e idosos de encontrarem vagas de estacionamento a eles destinadas, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) apresentou, em maio, um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre essas vagas.

No documento, o parlamentar destacava que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do total de vagas de estacionamento, 2% devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos. “Recebemos reclamações também sobre a troca de local das vagas”, apontou Angeli.

Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que, das 1.450 vagas de estacionamento rotativo, 60 são destinadas a pessoas com deficiência e 73 a idosos.

O chefe da pasta explica que frequentemente são analisadas as dificuldades e necessidades deste público para atendimento. “O atendimento acontece quando há ampliação do perímetro da Área Azul para atender às Resoluções do Contran e conforme recebemos solicitações da população e da Câmara Municipal.”

Carneiro detalha que são analisados alguns critérios técnicos e operacionais, mas principalmente a acessibilidade, comodidade e segurança, sem colocar em risco a integridade física da pessoa com deficiência ou o idoso. “Pesquisas formais não foram realizadas, porém, por meio das solicitações que a Secretaria recebe, percebe-se que há grande parte dos usuários que utilizam as vagas especiais e não há reclamações, pois normalmente são atendidos os pedidos que nos são encaminhados.”

Ele encerra dizendo que todos os pedidos recebidos pela Secretaria são analisados tecnicamente dentro dos critérios de segurança e acessibilidade e, se considerados viáveis, são atendidos.

"Continuaremos a acompanhar de perto essa situação, garantindo que as vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência atendam às necessidades reais de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para assegurar que essas vagas sejam acessíveis, bem localizadas e suficientes para atender a demanda, implementando todas as medidas necessárias de maneira transparente e mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações", completa Angeli.


Publicado em: 27 de agosto de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...



Câmara vota orçamento 2025, cavalgadas, ajuda financeira a entidades e outros projetos

18 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas e outras propostas compõem a pauta de votação dos vereadores em duas s...



Refis 2024

18 de novembro de 2024

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!