Notícias



Araraquara registrou aumento da taxa de mortalidade infantil entre 2022 e 2023

Dados foram fornecidos após questionamentos do vereador João Clemente (Progressistas)

93


Em maio, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre os índices de mortalidade infantil no município.

No entendimento do parlamentar, a mortalidade infantil é um importante indicador de saúde e condições de vida de uma população. “O cálculo da sua taxa estima o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. Os óbitos infantis são considerados eventos de investigação obrigatória na Federação e valores elevados refletem precárias condições de vida e saúde e baixo nível de desenvolvimento social e econômico”, pontuou no documento.

Em resposta, a Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde informou que, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), a taxa de mortalidade infantil em 2022 foi de 4,7, enquanto em 2023 foi 10,76 a cada mil nascidos até um ano de vida.

As principais causas foram malformações, prematuridade extrema e septicemia, uma infecção generalizada. “A instituição que apresentou maior índice de óbitos infantis foi a Maternidade Gota de Leite, porém devemos considerar que a instituição atende também a região, e possui maior número de nascidos vivos em comparação com as demais.”

A Coordenadoria explica que o município conta com um comitê de mortalidade materno-infantil e fetal com a finalidade de promover recomendações aos serviços de saúde assistenciais.


Publicado em: 10 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documentos apontam melhorias para trânsito nos Jardins Morumbi e Santa Angelina

12 de junho de 2024

Melhorias do trânsito nos Jardins Morumbi e Santa Angelina foram solicitadas pela vereadora Fabi Virgílio (PT) após visitas aos bairros. No Santa Angelina, a parlamentar pede à Prefeitura a instal...



Reforma do CER do Jardim Brasília precisa ter agilidade e transparência

12 de junho de 2024

Em maio deste ano, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um requerimento, requisitando à Prefeitura informações referentes à reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação “E...



Documento pede informações sobre arrecadações do Fundo Municipal de Trânsito

12 de junho de 2024

O Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran) foi criado em 2019 no município, com o objetivo de gerenciar os recursos destinados ao desenvolvimento das ações de controle, fiscalização e policiamento do...



Boletim Dengue (12/06)

12 de junho de 2024

Nesta quarta-feira (12), Araraquara soma 1.274 casos confirmados de dengue em 2024, além de 8 de chikungunya e 1 de zika. Não houve registro de óbito.



Câmara aprova R$ 127 milhões para 1ª etapa de obra de macrodrenagem e outros projetos

11 de junho de 2024

Duas sessões foram realizadas na tarde desta terça-feira (11) no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. O vídeo completo das duas está disponível nas redes sociais da Câmara. Na primeira delas...



Câmara apresenta segunda fase da ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

11 de junho de 2024

Até o dia 28 de junho, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do F...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!