292
Jéferson Yashuda (*)
A harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza tem que deixar de ser mera utopia.
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade projeto de lei de minha autoria que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia do Meio Ambiente”, o qual busca dar ressonância no município ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado anualmente em 5 de junho, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos sobre os riscos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Por esse motivo, foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
No Brasil, ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.
Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.
Em 2015, por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, houve um acordo que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, saúde, educação, água e saneamento, crescimento econômico sustentável, cidades sustentáveis, padrões sustentáveis de consumo e de produção, mudança do clima, entre outros. As metas dos ODS buscam equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
O planeta vive um momento crítico em relação às questões ambientais e o clima está no topo da agenda internacional. Entendemos que o município precisa estar em sintonia com essas questões do desenvolvimento sustentável, adotando políticas públicas em defesa da vida, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
A Câmara Municipal já aprovou projeto de minha autoria que cria do Dia Municipal de Água, a ser lembrado anualmente no dia 22 de março. Araraquara está situada em uma região de recarga de uma das maiores reservas de água doce do planeta, o Aquífero Guarani, fato que exige atenção redobrada, a fim de evitar diversos tipos de contaminação que podem afetar a água armazenada no aquífero. Atualmente, entre 65% e 70% da água utilizada para o abastecimento público no município é captado do Aquífero Guarani.
Por minha indicação, a Câmara aprovou também a reformulação do IPTU Verde, ampliando a isenção parcial de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para propriedades que adotarem medidas de interesse ambiental, incluindo imóveis que tenham área permeável, sistema fotovoltaico e sistema de aquecimento hidráulico solar. A isenção parcial concedida pela Lei Complementar nº 895, de 3 de outubro de 2018, deve ser requerida anualmente pelo proprietário do imóvel ou seu representante legal no Daae até o dia 31 de julho do exercício anterior ao da concessão de isenção. Essa lei estabelece que têm direito a desconto no valor do IPTU, de forma cumulativa para cada item, atingindo um desconto máximo de 20%, os contribuintes que instalarem sistema fotovoltaico: 10% de desconto; que tenham área permeável superior a 30% da área total do imóvel: 6% de desconto; e que instalarem aquecimento hidráulico solar: 4% de desconto, para imóveis com até 1.000m2. Também prevê percentuais de área arborizada e os respectivos percentuais de isenção de IPTU. Para área arborizada acima de 35% até 45%, a isenção será de 10%; acima de 45% até 80%, 20%; e acima de 80%, a isenção chega a 40% para imóveis com mais de 1.000 m².
Também foi aprovado na Câmara o projeto “Araraquara 2050”, que tem como objetivo promover ações conjuntas entre Prefeitura e Unesp de Araraquara, que conduzam o município a um novo patamar de desenvolvimento social, político e econômico. O projeto busca originar um macroplanejamento estratégico do desenvolvimento do município, de curto, médio e longo prazo, respaldado no potencial econômico, ambiental e social, estabelecendo um compromisso com as gerações futuras. Dentre as contribuições do projeto está um modelo de uma Araraquara compacta, integrada, sustentável e policêntrica.
Todos nós temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade. Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.
À iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental.
À sociedade civil organizada cabe conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada em um esforço conjunto para o bem comum.
Mahatma Gandhi ensina que "cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome".
(*) Jéferson Yashuda (PSDB) é vereador. Foi presidente da Câmara Municipal de Araraquara no biênio 2017/18.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.