Notícias



Aspark Araraquara no Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson



445


Os vereadores Dr. Lapena e Juliana Damus foram prestigiar a 1ª Iniciativa da Associação Parkinson de Araraquara (Aspark), que ocorreu na segunda-feira (11) na Praça do Parque Infantil de Araraquara, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson.

 

A Aspark foi inaugurada em dezembro de 2014 e esta localizada à Rua Professor Dorival Alves, 97, na Vila Xavier, ao lado da Udefa. A associação tem o objetivo de orientar os portadores dessa doença.

 

A Doença de Parkinson atinge 1% da população mundial acima dos 65 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, cerca de 400 mil pessoas são portadoras deste mal. Apesar dos números serem preocupantes, a doença ainda não é tão conhecida. Mas, neste dia 11 de abril, os araraquarenses puderam entender melhor o que é e quais são os sintomas.

 

A Doença de Parkinson é uma enfermidade degenerativa do sistema nervosos central, crônica e progressiva que causa tremores, rigidez e aumenta a tendência à queda. Ela costuma se instalar de forma lenta e progressiva, em geral em torno dos 60 anos e é causada por uma diminuição intensa da produção de um neurotransmissor chamado de dopamina. Este neurotransmissor ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática. Na falta dele, o controle motor do indivíduo fica comprometido.

 

Para o presidente da Aspark de Araraquara, Paulo Simões, a associação chega para dar referências aos portadores da doença e ajudar no sentido de orientar e promover palestras, propagando as informações para melhor esclarecer o doente e toda a população.

 

Segundo o médico e vereador Dr. Lapena, a doença é tratável. Ele explica que geralmente os sintomas respondem bem às medicações. Lapena explica, ainda, que a memória e a inteligência dos indivíduos com Parkinson podem ser comprometidos com a doença. “Existe uma demência chamada Demência Parkinsoniana. Assim como os movimentos, o raciocínio pode ficar mais lento também. Infelizmente os portadores dessa doença tornam-se prisioneiros do próprio corpo”, disse.

 

Juliana destaca que, só com iniciativas como estas, de informar e assessorar, e acima de tudo, mostrar para a cidade que existe uma associação deste porte é que o portador dessa doença pode encontrar amparo para várias questões. Lembra que para o tratamento da Doença de Parkinson é necessário várias terapias como fisioterapia, fonoaudiologia, além de ter um suporte psicológico e nutricional com a finalidade de reduzir o prejuízo funcional decorrente da doença. “Dessa forma é possível que o paciente tenha uma vida independente e com qualidade por muitos anos”, disse.

 

Participaram do evento Gilberto Rodrigues, José Carlos Amantéa, Marisa Fonseca Monteiro, Juarez Siqueira Viana, Joel Aranha e Marcos Montenegro.


Publicado em: 11 de abril de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!