Notícias



Assédio moral e sexual no trabalho são temas de Mesa Redonda na Câmara

Evento foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres em parceria com a Escola do Legislativo

182


Na segunda-feira (16), foi dia de debater o tema “Assédio moral e sexual no trabalho” durante mesa redonda, promovida pela “Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres” e pela Escola do Legislativo, que emitiu certificado aos participantes.

A atividade on-line foi conduzida pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, e contou também com a participação da juíza do trabalho Eliana dos Santos Alves Nogueira, e da advogada trabalhista Irma Sizue Kato. A população pôde participar de forma virtual com perguntas direcionadas às palestrantes.

Eliana explicou que o foco do assédio moral é minar a resistência da pessoa para que ela peça a demissão, por meio de situações vexatórias e humilhantes ou por excessos de cobrança e/ou carga de trabalho, por exemplo. “Levamos para o ambiente de trabalho a cultura e os costumes da nossa sociedade, que é muito machista. Por isso, as mulheres são as maiores vítimas do assédio, principalmente quando não as veem como capacitadas para os cargos de chefia”, destacou.

A juíza destacou que as mulheres negras sofrem mais com esse problema, o qual atinge com maior intensidade “os indivíduos que não seguem um padrão pré-determinado pela sociedade, como também é o caso da comunidade LGBT”. Outro ponto levantado foi o fato de que o assédio moral, mesmo não sendo tipificado como crime pela legislação, pode ser denunciado e punido com base na jurisprudência, ou seja, entendimentos judiciais anteriores sobre o tema. A especialista ainda frisou que todo trabalhador tem o direito à dignidade, não podendo ser humilhado.

De acordo com a jurista, o assédio sexual pode ser considerado crime pelo código penal sempre que o assediador for um superior hierárquico e causar qualquer constrangimento com intuito de conseguir vantagem sexual. Porém, quando ocorre por outro tipo de assediador, como pelo colega de trabalho, o assédio pode ser julgado e punido pela esfera civil.

A advogada trabalhista Irma Sizue Kato contribuiu ressaltando a importância da denúncia e de conseguir provas a fim de punir os assediadores. “Gravações, conversas de redes sociais e testemunhas são as melhores provas, mesmo não sendo fáceis de conseguir. Para gravar uma conversa, por exemplo, a vítima pode entrar no assunto, que geralmente resulta no assédio, para tentar obter a evidência”. 

Irma afirmou também que muitos trabalhadores se afastam pelo INSS por causa de depressão, a qual pode ser desencadeada por assédios sofridos no ambiente de trabalho. Por isso a importância também de a empresa “capacitar os gestores para evitar esse tipo de comportamento”, de modo preventivo.

Eliana informou que uma forma de denúncia é via Ministério Público, o qual geralmente investiga a empresa e pode descobrir outras vítimas, fortalecendo o processo. A defensora pública Mariana Carvalho lembrou que a Defensoria Pública também recebe denúncias e oferece orientações sobre o tema. 

A juíza ressaltou que as empregadas domésticas são frequentemente vítimas desses dois tipos de assédio e que é preciso oferecer uma rede de apoio para informá-las sobre como reconhecer o problema, por meio da criação de associações ou de outras entidades, pois muitas não sabem identificar o assédio que sofrem.

Segundo Fabi, há um planejamento por parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres para levar essas informações e promover atividades educativas descentralizadas, para mulheres que não têm acesso ao mundo virtual, a partir do final do ano ou em janeiro de 2022, conforme melhora da pandemia. “A gente tem a função de compartilhar o que a gente sabe, levando o conhecimento que temos para ajudar mulheres de todas as partes da cidade que podem sofrer com esses problemas sem saber como identificá-los e ou denunciá-los”.

 

Canais de denúncia sobre assédio moral e sexual

Ministério Público do Trabalho

Site: https://mpt.mp.br/

 

Defensoria Pública
Site: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=1

Confira o evento na íntegra aqui!

 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Segunda fase da mostra de literatura contemporânea apresenta escritores araraquarenses

13 de junho de 2024

A segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 13 esc...



Alunos de 13 escolas públicas de Araraquara participaram do PJ 2024 em maio

13 de junho de 2024

Os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2024 “Conhecendo o Legislativo” estão a todo vapor. Somente no mês de maio deste ano, 13 escolas públicas de Araraquara participaram do programa de formação po...



Podcast da Escola do Legislativo aborda ‘Prevenção à Crueldade Animal’

12 de junho de 2024

Em celebração ao “Abril Laranja - Mês de Prevenção à Crueldade Animal”, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou um podcast sobre o tema, com a participação da coorde...



Câmara apresenta segunda fase da ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

11 de junho de 2024

Até o dia 28 de junho, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do F...



EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!