102
Com a assinatura de termo de parceria entre a Câmara Municipal e escolas municipais, estaduais e particulares, na tarde de sexta-feira (11), começou oficialmente a 11ª edição do Parlamento Jovem, programa desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) e voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Serão mais de 30 unidades de ensino participando do Parlamento Jovem neste ano. Depois de conhecerem melhor a Câmara e passarem por formação, os alunos irão elaborar proposituras (indicações, requerimentos ou projetos de lei) com sugestões de melhorias para a cidade. As 18 selecionadas irão para a segunda fase e participarão da sessão oficial do programa, marcada para 9 de outubro.
“O Parlamento Jovem é de grande importância, pois aproxima os estudantes da Câmara Municipal. Essa interação torna as políticas públicas da cidade mais atrativas e relevantes para eles, além de levar conhecimento político para os alunos e suas famílias. Afinal, é por meio da política que transformamos a cidade, o país e o mundo. Com muita alegria, celebramos a chegada da 11ª edição do programa”, afirmou o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos).
Para a assinatura da parceria, Angeli recebeu em seu gabinete o presidente da Escola do Legislativo, vereador Michel Kary (PL); o secretário municipal da Educação, Fernando Diana; o supervisor de ensino Stephenson Augusto de Oliveira Soler, representando a Diretoria Regional de Ensino; e dois representantes de escolas particulares: a vice-diretora do Externato Santa Terezinha, Irmã Carine Zendron, e o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Natureza, Evandro Augusto.
“O Parlamento Jovem conscientiza sobre o papel do Legislativo. Como elaborar uma lei, ver o que precisa ser feito na cidade. É um projeto muito bonito que a gente tem. Nós estamos de portas abertas para contribuir com vocês”, disse Kary aos representantes das escolas.
O secretário da Educação declarou que a Prefeitura sempre apoiou e continuará apoiando o programa. “É uma iniciativa importantíssima, pois trabalha a cidadania e o fortalecimento da democracia. De nossa parte, pode contar com todo o apoio”, declarou Diana.
O papel do Parlamento Jovem também foi destacado pelo representante da secretaria estadual. “É uma experiência prática para os alunos e a comunidade escolar, porque traz essa proximidade da Câmara com os estudantes: ‘Eu posso reivindicar algo para a minha comunidade, para a minha cidade’”, disse Soler.
Também participou da reunião a equipe da Escola do Legislativo, formada pelos servidores Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu.
Cronograma
Na primeira etapa do Parlamento Jovem, de abril a junho, os estudantes das escolas participantes poderão conhecer mais sobre o dia a dia da Câmara e dos vereadores.
Até 8 de agosto, as instituições de ensino irão indicar dois alunos cada para a sequência do programa. Nos dias 19 e 26 do mesmo mês, os estudantes selecionados terão curso de formação política e oficina sobre o Poder Legislativo. Em seguida, irão elaborar as proposituras — haverá plantão de dúvidas online com a equipe da EL. O prazo final para envio de indicações, requerimentos e projetos de lei é 19 de setembro.
Com as propostas recebidas, a Escola do Legislativo fará a seleção das 18 que irão para a segunda fase. Os 36 alunos escolhidos (dois por escola) terão ensaios em 7 e 8 de outubro para, no dia 9, serem os protagonistas da Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2025. Nesse dia, os vereadores eleitos pela população estarão na plateia, enquanto os estudantes terão a oportunidade de defenderem e votarem suas propostas nos mesmos moldes de uma Sessão Ordinária tradicional.
As proposituras aprovadas pelos alunos poderão ser incluídas posteriormente na pauta das sessões da Câmara e encaminhadas ao Poder Executivo.
Publicado em: 14 de abril de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Curso “Além do diagnóstico: a jornada do autismo”, ministrado pela professora especialista em Educação especial Aline Crociari e pelos supervisores de ensino Enrico Chinen e Eduardo Teixeira, aco...
A segunda edição da Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense foi oficialmente aberta na tarde desta terça-feira (1º), no Saguão da Câmara Municipal, com a presença do vereador Michel Kary (...
O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara,...
Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislat...
Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na t...
Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá n...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.