Notícias



Audiência debate bolsa para alunos da EMD 'Iracema Nogueira' e graduação EaD em dança

Iniciativa do vereador Alcindo Sabino (PT) apresentou propostas para que estudantes da escola possam se profissionalizar e trabalhar com arte

557


Com o intuito de incrementar e promover as manifestações artísticas na cena cultural de Araraquara, especialmente na dança, a Câmara realizou a Audiência Pública para discussão de novas propostas voltadas à Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira”, instituição que desde 2002 executa importante trabalho de inclusão social por meio da arte.

O debate organizado e mediado pelo vereador Alcindo Sabino (PT) levantou questões como a continuidade dos estudos por esses alunos após o encerramento do período na instituição, já que muitos deles vivem em bairros marcados pela vulnerabilidade socioeconômica e não têm a oportunidade de seguirem nos estudos e se tornarem profissionais da dança.

Além da possibilidade de pagamento de uma bolsa-auxílio para os estudantes durante o processo de formação, foi tratada a implantação do Curso de Licenciatura em Dança na modalidade de Educação a Distância (EaD), oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que formalizou seu interesse em trazer a graduação para a cidade.

Alcindo explica que essa iniciativa pode ser considerada uma resposta às políticas públicas existentes no município, contemplando a escola de dança com mais de 20 anos de atividade e a celebração do Festival Internacional de Dança de Araraquara (Fida).

Gilsamara Moura, professora doutora na UFBA e idealizadora da EMD, ressaltou a importância do ensino superior não só para os alunos, mas para toda a comunidade. “Este curso não beneficiaria apenas os jovens, pois existem pessoas que estão trabalhando com dança há décadas e que não têm a possibilidade de se deslocarem a grandes centros para fazer uma graduação. Então, o EaD chegaria como uma oportunidade de ensino semipresencial.”

Na sequência, Antrifo Sanches, diretor da Escola de Dança da UFBA, falou sobre o funcionamento da licenciatura, que atualmente está presente em oito cidades da Bahia, contando com 264 alunos matriculados que participam de aulas virtuais, apresentações de trabalhos teóricos e práticos, avaliações periódicas e três encontros presenciais a cada semestre.

A coordenadora pedagógica da EMD, Lúcia Krepski, informou que atualmente 75% dos estudantes da instituição são de regiões periféricas da cidade e que a bolsa poderia minimizar questões financeiras que levam esses jovens a serem “engolidos” pelo mercado de trabalho, desistindo de se profissionalizarem na dança.

“Eu trabalho e preciso me desdobrar para conseguir fazer as aulas aos sábados. Com a bolsa, eu conseguiria dar 100% do meu tempo para fazer uma coisa que, no futuro, possa me levar a um lugar que eu quero conquistar”, declarou Giullia Santos Gomes, que está na EMD desde 2018 e encerrará seu ciclo na escola de dança.

Após o término dos debates, o parlamentar afirmou que a partir de agora continuam os diálogos entre a UFBA e secretarias municipais de Educação e Cultura para as tratativas sobre a implantação do curso de graduação. Além disso, haverá uma formatação do modelo de bolsa oferecido aos alunos e, em seguida, o projeto será apresentado na Câmara. Se for aprovado, poderá ser implantado em meados de 2024.

Também estiveram presentes na audiência a vereadora Fabi Virgílio (PT); Márcia Maria da Costa, coordenadora executiva de Políticas Educacionais; Carlos Fonseca, professor-coordenador técnico da EMD “Iracema Nogueira”; professores, familiares e alunos da escola de dança.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Araraquara e está disponível para ser assistido a qualquer momento pelo YouTube e Facebook.


Publicado em: 08 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova nove projetos em Sessão Extraordinária nesta quinta (9)

09 de maio de 2024

  Dez projetos estavam relacionados para a Sessão Extraordinária que ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. Ao final da sessão, nove deles estavam...



Audiência discute ações estratégicas para redução de risco de desastres em Araraquara

09 de maio de 2024

Na tarde da quarta-feira (8), a Câmara Municipal realizou a Audiência Pública “Plano de Ação Estratégica de Redução de Risco de Desastres de Araraquara: Diagnóstico e Propostas”. De iniciativa da v...



Ritmos

09 de maio de 2024

Neste sábado (11), o Parque Infantil receberá o aulão aberto de ritmos do projeto "Amo Viver", com o propósito de celebrar o Dia das Mães, que neste ano se comemora no domingo (12). Conduzida pelo...



Covid-19 e dengue (09/05)

09 de maio de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (9), mais 1 caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.131 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, sendo 1 na enfermaria e 2 n...



Saúde atendeu 156 adolescentes grávidas nos últimos seis meses

09 de maio de 2024

O Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes. Em média, são 66 bebês que nascem da barriga de mil meninas entre 14 e 19 anos, segundo a Organização Pan-Ame...



Unidade de Retaguarda do Melhado ainda não oferece exames de Endoscopia e Colonoscopia

09 de maio de 2024

Inaugurada em maio de 2022, a Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnóstico “Doutor José Roberto Poletti”, antigo Pronto-Socorro do Melhado, recebeu recentemente mais uma visita de fiscalização...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!