2579
A Câmara Municipal de Araraquara realizou Audiência Pública na noite da quarta-feira (16), para apresentação do resultado da pesquisa “Perfil da Mulher Araraquarense”, elaborada pela Paulista Júnior Projetos & Consultoria, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em evento organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
A parlamentar ressaltou a importância de atualização das informações obtidas na pesquisa realizada em 2012, quando o último perfil da população feminina de Araraquara foi revelado e agora precisa ser modernizado. De acordo com Fabi, esses novos dados serão fundamentais para direcionar as ações futuras do Legislativo e do Executivo, garantindo, assim, a igualdade de gênero e orientando na elaboração de políticas públicas.
Os estudantes universitários Giselle Siewert, Yasmin Zanin, Astolfo Rezende, Maísa Mantovani e Lucas Basso foram os responsáveis pela apresentação dos resultados da pesquisa, realizada no período de março a julho deste ano e baseada em quatro eixos (socioeconômico, violência, autocuidado e sexualidade, direito à cidade: cultura, lazer e religião). Foram aplicados 400 questionários, compostos por 77 perguntas e que tiveram as informações cruzadas, segundo os temas abordados.
Como encaminhamentos, foram sugeridos ajustes nas metodologias utilizadas e totalização dos dados, que após a finalização, devem gerar discussões relevantes para a sociedade. Entre as informações que mais chamaram a atenção da vereadora Fabi Virgílio, foram destacados os percentuais de mulheres que se declararam em situação de insegurança alimentar, o levantamento de assuntos relacionados à saúde feminina e o questionamento da proteção do Estado a esse público.
“Quando a gente olha para esses dados, que doem e nos provocam como parlamentares, perguntamos como a gente pode, junto ao Executivo, traçar um novo rumo, para que as políticas públicas da cidade aconteçam na sua eficácia”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença da vereadora Filipa Brunelli (PT), da promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAV), Dra. Patrícia Sguerra Vita e Castro, da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município, Grasiela Lima, e de representantes de instituições e da sociedade civil de Araraquara.
Os detalhes da apresentação desse trabalho, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, estão disponíveis para visualização Facebook e no YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.