104
O Centro Municipal de Referência do Autismo (CMRA) de Araraquara oferece suporte às famílias e no atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No entanto, no entendimento da vereadora Maria Paula (PT), é necessário avaliar sua estrutura física, quadro de profissionais e capacidade de atendimento, considerando a crescente demanda por serviços especializados e multidisciplinares na busca por garantir a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com TEA, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
Por isso, a parlamentar convocou para as 14h30 da sexta-feira (4) a Audiência Pública “O atendimento a TEA no município, especialmente sobre a estrutura e profissionais do CMRA”. “A legislação vigente estabelece a necessidade de políticas públicas voltadas à pessoa com TEA, incluindo a disponibilização de atendimento especializado e formação de profissionais capacitados”, pontua Maria Paula.
A vereadora destaca a relevância de debater e fortalecer a rede de atendimento, promovendo um diálogo amplo entre os diversos atores envolvidos na formulação e execução de políticas públicas para a população autista.
Foram convidados para o debate as secretarias municipais da Saúde, da Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social; representantes do CMRA; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; deputadas estaduais Thainara Faria (PT) e Marcia Lia (PT); associações e entidades representativas de pessoas com TEA e seus familiares; FeApaes; Defensoria Pública; profissionais da saúde, educação e assistência social especializados no atendimento ao TEA; além da sociedade civil e demais interessados.
CMRA
O Centro Municipal de Referência ao Autismo “Aldo Pavão Júnior” foi inaugurado em 14 de agosto de 2020, resultado de projeto elaborado por um grupo de trabalho instituído em abril de 2017, reunindo representantes de secretarias municipais e sociedade civil organizada.
Os pacientes chegam para diagnóstico e tratamento por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde. O serviço conta com equipe especializada composta por neurologista, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Para entrar em contato com o CMRA basta enviar um e-mail para centrodoautismo@araraquara.sp.gov.br ou ligar para (16) 3335-9463, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
O Centro está localizado na Rua Nove de Julho, nº 3700, em frente à Praça João Bernal, na Vila Girassol.
Confira
A Audiência será transmitida ao vivo pelo TV Câmara, pelo canal 17 da Claro, e nas redes sociais da Câmara Municipal. Acompanhe e participe!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal aprovou a prorrogação, por mais 10 anos, da lei municipal que reserva a candidatos negros 20% das vagas a serem preenchidas nos concursos públicos para empregos na administ...
Recentemente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou o Requerimento nº 515/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre concursos públicos, como homo...
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) passará a atender o público em novo endereço a partir da quinta-feira (3). O atendimento será feito no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), da...
A Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, em parceria com a companhia 4i Artes, está com inscrições abertas para uma nova turma de teatro musical infantil. Destinado a crianças de 6 a 9 anos,...
Está aberta para visitação a exposição “Espécie Encarnada de Sonho”, da artista visual Liz Under, com curadoria de Marcus Braga, na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, localizada na Rua Carlos...
Até 6 de abril, acontece a IV Semana Municipal do Circo em Araraquara, com diversas oficinas e espetáculos em diferentes espaços da cidade, inclusive escolas municipais. A abertura oficial acontece...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.