848
O Centro Municipal de Referência do Autismo (CMRA) de Araraquara oferece suporte às famílias e no atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No entanto, no entendimento da vereadora Maria Paula (PT), é necessário avaliar sua estrutura física, quadro de profissionais e capacidade de atendimento, considerando a crescente demanda por serviços especializados e multidisciplinares na busca por garantir a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com TEA, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
Por isso, a parlamentar convocou para as 14h30 da sexta-feira (4) a Audiência Pública “O atendimento a TEA no município, especialmente sobre a estrutura e profissionais do CMRA”. “A legislação vigente estabelece a necessidade de políticas públicas voltadas à pessoa com TEA, incluindo a disponibilização de atendimento especializado e formação de profissionais capacitados”, pontua Maria Paula.
A vereadora destaca a relevância de debater e fortalecer a rede de atendimento, promovendo um diálogo amplo entre os diversos atores envolvidos na formulação e execução de políticas públicas para a população autista.
Foram convidados para o debate as secretarias municipais da Saúde, da Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social; representantes do CMRA; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; deputadas estaduais Thainara Faria (PT) e Marcia Lia (PT); associações e entidades representativas de pessoas com TEA e seus familiares; FeApaes; Defensoria Pública; profissionais da saúde, educação e assistência social especializados no atendimento ao TEA; além da sociedade civil e demais interessados.
CMRA
O Centro Municipal de Referência ao Autismo “Aldo Pavão Júnior” foi inaugurado em 14 de agosto de 2020, resultado de projeto elaborado por um grupo de trabalho instituído em abril de 2017, reunindo representantes de secretarias municipais e sociedade civil organizada.
Os pacientes chegam para diagnóstico e tratamento por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde. O serviço conta com equipe especializada composta por neurologista, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Para entrar em contato com o CMRA basta enviar um e-mail para centrodoautismo@araraquara.sp.gov.br ou ligar para (16) 3335-9463, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
O Centro está localizado na Rua Nove de Julho, nº 3700, em frente à Praça João Bernal, na Vila Girassol.
Confira
A Audiência será transmitida ao vivo pelo TV Câmara, pelo canal 17 da Claro, e nas redes sociais da Câmara Municipal. Acompanhe e participe!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A trance music, vertente da música eletrônica que emergiu no início da década de 1990, é destaque na programação cultural do domingo (12), das 9h às 19h, no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oli...
Nesta sexta-feira (9), é o prazo final para a doação de livros da campanha “Doe Livros e Incentive a Leitura!” do Instituto Colibri. A ação, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura...
A Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, em parceria com a companhia 4i Artes, apresenta neste sábado (11), às 19h30, no Teatro Municipal de Araraquara, o espetáculo solidário “Uma Visita na Ma...
O músico e compositor araraquarense Rodolfo Sotratti é o destaque desta sexta-feira (10) na 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, com o show “Pás...
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada após...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que mo...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.