Notícias



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

Iniciativa é de autoria do vereador Michel Kary (PL); discussões devem abordar criação de políticas públicas e prevenção de maus-tratos contra os animais

1115


Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário Câmara, na próxima quinta-feira (24), a partir das 18h30.

 

O vereador Michel Kary (PL) é o autor da iniciativa, que debaterá assuntos como a prevenção de maus-tratos contra os animais, além da criação de políticas públicas voltadas ao segmento.

 

Segundo o parlamentar, protetores de animais procuram os gabinetes dos vereadores e apresentam denúncias de crueldade, abandono e aumento descontrolado da população de cães e gatos em diversos bairros, mesmo a cidade possuindo leis que regulam o comércio e criação, controlam a reprodução e protegem os animais comunitários, por exemplo.

 

“Trazer as discussões para a comunidade é fundamental, pois ajuda a promover uma construção legislativa mais assertiva de uma pauta tão sensível a tantas pessoas”, justifica Kary.

 

Foram convidados para a audiência Beatriz Mansur, coordenadora-executiva do Bem-Estar Animal; Ana Flavia Barreto, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara (CPDAOAB) e membro Associação Patas de Ruas; Leandro Guidolin, secretário Municipal de Governo e Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Alessandra Siciliano, representante do Canil Siciliano, além de representantes do Bem-Estar Animal e da Vigilância Sanitária.

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede a cabo Claro TV, Facebook e YouTube e será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou online, por meio de perguntas enviadas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Câmara. Serão encaminhadas à presidência dos trabalhos todas as mensagens pertinentes ao tema em discussão para serem respondidas pelos debatedores presentes no Plenário.

 

Abril Laranja – Mês de prevenção à crueldade contra os animais

Criado nos Estados Unidos pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) em 2006, o “Abril Laranja” surgiu como uma forma de conscientizar e alertar a população sobre o respeito a necessidades básicas dos animais, que envolvem desde alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e exercícios físicos.

 

No Brasil, maltratar animais é crime previsto por lei, com penalidades que vão desde a prisão do infrator, pagamento de multa, até a inclusão do nome do culpado no registro de antecedentes criminais.

 

Em Araraquara, a Lei nº 10.184/2021 incluiu a data no calendário oficial de eventos do município, visando a promover ações que tragam proteção e qualidade de vida aos animais; divulgar formas de se denunciar maus-tratos a animais; sensibilizar a população de Araraquara sobre a importância da saúde, proteção, direitos dos animais e acerca dos principais tipos de maus-tratos por meio de palestras, seminários e eventos; estimular a adoção e a guarda responsável de animais domésticos; propiciar espaços para informação e convivência; estimular campanhas informativas de castração, chipagem e tutela responsável de animais, entre outras.


Publicado em: 16 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!