Notícias



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

Iniciativa é de autoria do vereador Michel Kary (PL); discussões devem abordar criação de políticas públicas e prevenção de maus-tratos contra os animais

1860


Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário Câmara, na próxima quinta-feira (24), a partir das 18h30.

 

O vereador Michel Kary (PL) é o autor da iniciativa, que debaterá assuntos como a prevenção de maus-tratos contra os animais, além da criação de políticas públicas voltadas ao segmento.

 

Segundo o parlamentar, protetores de animais procuram os gabinetes dos vereadores e apresentam denúncias de crueldade, abandono e aumento descontrolado da população de cães e gatos em diversos bairros, mesmo a cidade possuindo leis que regulam o comércio e criação, controlam a reprodução e protegem os animais comunitários, por exemplo.

 

“Trazer as discussões para a comunidade é fundamental, pois ajuda a promover uma construção legislativa mais assertiva de uma pauta tão sensível a tantas pessoas”, justifica Kary.

 

Foram convidados para a audiência Beatriz Mansur, coordenadora-executiva do Bem-Estar Animal; Ana Flavia Barreto, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara (CPDAOAB) e membro Associação Patas de Ruas; Leandro Guidolin, secretário Municipal de Governo e Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Alessandra Siciliano, representante do Canil Siciliano, além de representantes do Bem-Estar Animal e da Vigilância Sanitária.

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede a cabo Claro TV, Facebook e YouTube e será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou online, por meio de perguntas enviadas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Câmara. Serão encaminhadas à presidência dos trabalhos todas as mensagens pertinentes ao tema em discussão para serem respondidas pelos debatedores presentes no Plenário.

 

Abril Laranja – Mês de prevenção à crueldade contra os animais

Criado nos Estados Unidos pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) em 2006, o “Abril Laranja” surgiu como uma forma de conscientizar e alertar a população sobre o respeito a necessidades básicas dos animais, que envolvem desde alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e exercícios físicos.

 

No Brasil, maltratar animais é crime previsto por lei, com penalidades que vão desde a prisão do infrator, pagamento de multa, até a inclusão do nome do culpado no registro de antecedentes criminais.

 

Em Araraquara, a Lei nº 10.184/2021 incluiu a data no calendário oficial de eventos do município, visando a promover ações que tragam proteção e qualidade de vida aos animais; divulgar formas de se denunciar maus-tratos a animais; sensibilizar a população de Araraquara sobre a importância da saúde, proteção, direitos dos animais e acerca dos principais tipos de maus-tratos por meio de palestras, seminários e eventos; estimular a adoção e a guarda responsável de animais domésticos; propiciar espaços para informação e convivência; estimular campanhas informativas de castração, chipagem e tutela responsável de animais, entre outras.


Publicado em: 16 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!