Notícias



Aumento de casos de violência a motoristas de aplicativo será debatido na Câmara

Audiência Pública para tratar do assunto foi convocada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

1993


A segurança dos motoristas de aplicativo, que relatam uma crescente onda de assaltos a trabalhadores do setor em Araraquara, será tema de uma Audiência Pública que acontecerá na segunda-feira (26), das 14 às 16 horas, no Plenário da Câmara. O debate foi proposto pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

Para discutir o problema, Bianco participou recentemente de uma reunião na sede da cooperativa MoradaCar, com a presença do vereador Alcindo Sabino (PT) e da vereadora Geani Trevisóli (PL), que se reuniram com o presidente da cooperativa, Thalys Umberto Bagli. Na ocasião, os parlamentares ouviram relatos de registros de cinco roubos a motoristas de aplicativos entre 15 de abril e 14 de maio, nos bairros Parque Silvestre, Chácara Flora, Jardim São Rafael, Jardim Maria Luiza e Jardim Veneza.

 

A ausência de políticas públicas voltadas à proteção desses trabalhadores e de medidas de segurança eficazes por parte das plataformas também será discutida na Casa de Leis, bem como o cenário de informalidade e a pressão por produtividade pela qual passam os motoristas de aplicativo.

 

De acordo com Bianco, o problema deve ser resolvido de modo emergencial. “É necessário que sejamos uma força para acolher e amparar esses trabalhadores, tendo em vista a relação precarizada de trabalho oferecida pelos aplicativos”, ressalta.

 

Já Alcindo destaca a necessidade de uma ação conjunta para enfrentar a crescente onda de assaltos a motoristas de aplicativo em Araraquara. “É fundamental estabelecermos uma parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, para intermediar junto à Polícia Militar uma estratégia eficaz que não apenas previna, mas também investigue com maior eficiência essas ações criminosas que vêm ocorrendo com frequência alarmante em nossa cidade.”

 

Para Geani, o diálogo com cooperados e parceiros do aplicativo MoradaCar é essencial para buscar soluções que garantam um ambiente de trabalho mais seguro para todos. “Lembrando que indiretamente essas melhorias também atingem seus usuários”, emenda.

 

Nesse sentido, o presidente da MoradaCar irá apresentar algumas ferramentas para inibir a ação de criminosos. “Queremos reunir a categoria para um debate de ideias que ajude a chegar a uma solução para o bem comum dos motoristas”, afirma Bagli.

 

Foram convidados para a Audiência Pública, o secretário Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Adalberto José Ferreira, o comandante da Guarda Municipal de Araraquara, Danilo João de Oliveira Soler, além de representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Cooperativa MoradaCar.

 

A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da Claro e pelas redes sociais da Câmara Municipal.

 

Sobre a MoradaCar

Fundada em 29 de agosto de 2022, a cooperativa integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) e tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho para os motoristas de Araraquara. Conta atualmente com mais de 100 cooperados.


Publicado em: 22 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!